Tenho ansiedade para conversar com quem eu acho atraente. O que fazer?

Feita por >Guilherme · 18 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Tenho 21 anos e nunca namorei, a pouco tempo que consegui me comunicar com mulheres. Entretanto, tem uma mulher que eu gosto mas que eu faço ser impossível ter uma boa conversa com ela, isto porque eu formulo demais na minha cabeça para que seja tudo perfeito mas aí a ansiedade vem e não faço nada. Para completar eu sou uma pessoa que não tem muita confiança em si mesma.

A melhor resposta 19 DEZ 2019

Oi Guilherme! Pelo que você relata o medo gerado pela ansiedade vem impedindo sua ação. Esse medo pode ser realmente paralisante e assustador. A boa notícia é que você pode ter uma vida normal sem a angústia dos pensamentos que a ansiedade traz. Que tal trabalhar estes pensamentos e trabalhar também a sua autoconfiança? Caso tenha interesse realizo atendimento online, se quiser mais informações entre em contato que te explico melhor como funciona.
Um grande abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus

103 respostas

19 DEZ 2019

Olá Guilherme! A pouco tempo atendi um paciente com o mesmo dilema. Quando pensa em conversa com pessoas do sexo oposto diversos pensamentos permeia em sua mente e grande maioria pensamentos negativos, do que os outros vão achar de você e se vai conseguir manter a conversa e mais um turbilhão de pensamentos automáticos.
Primeiro respire fundo, você pode! Você consegue! Pense nas conquistas que já teve na vida! Em seus case de sucesso e quanto aqueles momentos você também tinha pensamentos negativos se ia conseguir, mas você venceu! Grande maioria de nossos pensamentos automáticos não são verdades, e quando concentramos neles acabamos gerando emoções de insegurança e incapacidade que afeta nosso comportamento diante a situação. Tenho certeza que irá conseguir! Mas para isso, desenvolver uma boa autoestima e uma auto segurança é de grande importância! Te sugiro iniciar na terapia e trabalhar sua ansiedade e insegurança, trabalhando sua percepção e visão dos fatos, não tenho dúvidas que será um novo Guilherme mais convicto de si mesmo.

Gabriel Aguilar Rodrigues Silva Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte