Acho que tenho ansiedade o que devo fazer?

Feita por >Luísa · 28 jun 2023 Ansiedade

Oi tenho 18 anos e acho que sofro de ansiedade.
Ultimamente tenho sentido algumas dores no corpo já fui no médico e fiz vários exames mas está tudo normal comigo, o médico receitou alguns calmantes pra eu tomar. Também acho minha rotina muito parada como eu terminei o ensino médio (estou tentando procurar emprego mas está difícil) não tenho nada pra fazer e fico o dia inteiro sozinha em casa normalmente no celular. As vezes tenho crises tão fortes que não consigo levantar do chão de tanto tremer, eu não sei mais o que fazer estou tentando buscar ajuda psicológica mas acho que vai demorar um pouco até conseguir isso

A melhor resposta 29 JUN 2023

Olá Luísa, obrigado por compartilhar.
Sinto muito pelo que está passando!
Antes de mais nada, saiba que a ansiedade é algo tratável, quanto antes você buscar ajuda mais rápido será o alivio dos sintomas!
Diante disso, você pode optar por fazer técnicas de relaxamento, técnicas de respiração, ioga, meditação, isso ajuda a aliviar um pouco dos seus sintomas, faça exercícios físicos e procure ter uma boa alimentação e tambem cuide do seu sono. Procure não se culpar por se sentir ansiosa. Entretanto é necessário um tratamento adequado para que você possa melhorar, somente essas técnicas não irão resolver seu problema.
Estou a sua disposição e posso te ajudar a resolver essa questão! Vamos agendar um horário?
Lembre-se sua saúde mental é também muito importante e merece ser cuidada!

Fique bem
Sinta-se acolhida
Um abraço

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

29 JUN 2023

Olá, Luísa!

A psicoterapia te auxiliará na compreensão e consequente mudança do seu atual mal-estar; como os exames médicos atestam, sua ansiedade provavelmente não possui uma base fisiológica, porém deve ter um cunho afetivo, emocional - a análise da sua história de vida, seus medos e desejos, sonhos e projetos para o futuro nos trarão um melhor entendimento do que está se passando contigo e consequentemente, com a gradual conscientização das questões, você se sentirá mais plena para vivenciar tanto seu projeto de vida quanto seu presente.

Fico à disposição, Luísa!
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

29 JUN 2023

Oi Luísa! Obrigado por escrever. Ansiedade não é questão de ter ou de não ter, a questão é o tempero dela. De outro lado, aos dezoito anos, a vida mostra muitas possibilidades e na mesma proporção, necessidade de decisão e de atitude. Você ao se colocar já identificou alguns fatores essenciais: vida parada, sem metas, sem motivações claras, sem direção ativa, é extremamente inadequada, receita para baixar autoestima. Não ter nada para fazer é um tremendo engano.
Você precisa atualizar e organizar tuas metas, sonhos, objetivos; precisa organizar formas razoáveis de ocupação do tempo, provavelmente reavivar tuas possibilidades e potencialidades.
Será bom que faça isso com a ajuda científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8680 respostas

29 JUN 2023

Oi, Luísa.
Realmente, tudo indica que você está sim com algum transtorno de ansiedade. E, sim, ansiedade traz sofrimento.
As dores no corpo sem motivo fisiológico podem, sim, ser sintomas da ansiedade e o médico pode ter acertado em passar alguns medicamentos. Os tremores podem ser caracterizadas como crises de ansiedade. Tudo isso pode ser ajudado pelos remédios. Mas, é muito importante entender que os medicamentos sozinhos não conseguirão tirar você desse momento. É necessária a ajuda psicológica pra entender o que levou você a esta situação e ajudar a sair dela. Os remédios só tiram os sintomas, precisamos tratar as emoções, o comportamento, as atitudes. Entende?
Ficar sozinha em casa, principalmente ao celular, são excelentes motivos para ficar ansiosa. Enquanto não consegue a ajuda psicológica, procure mudar sua rotina, saindo de casa para uma caminhada - exercícios físicos são excelentes para sair da crise; mas não cura as causas.
Tente realmente focar na busca pelo trabalho. Ache forças "do fundo do baú" e reaja para ocupar seu tempo ao máximo com esta busca até encontrar.
Luísa, não é fácil encontrar forças para o exercício físico, para mudar a rotina e mudar o foco. Com os medicamentos, poderá ser um pouco mais viável porque o objetivo deles é tirar você da crise. Porém, a ajuda psicológica complementa a melhora neste seu quadro.
Um beijo e força pra você!

Juliana De Moura Borges Psicólogo em João Pessoa

1 resposta

29 JUN 2023

Olá! Luísa, Observe e reflita sobre os sintomas e os padrões que você tem experimentado. Anote os momentos em que se sente ansiosa e os sintomas físicos, mentais ou emocionais associados. Isso pode ajudar a identificar padrões e entender melhor o que está acontecendo. Experimente técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação, ioga ou exercícios de relaxamento muscular progressivo. Essas técnicas podem ajudar a acalmar a mente e o corpo, reduzindo os sintomas de ansiedade. Priorize o auto cuidado e mantenha uma rotina regular que inclua sono adequado, alimentação balanceada e atividade física. Esses aspectos são fundamentais para promover o bem-estar mental. Compartilhe suas preocupações com amigos próximos ou familiares em quem confie. Ter uma rede de apoio pode proporcionar conforto emocional e suporte durante momentos difíceis. Lembre-se de que a ansiedade é uma condição tratável. Evite se julgar ou se criticar por ter ansiedade. Em vez disso, pratique a auto compaixão. Desejo-lhe bem em sua jornada de auto cuidado e saúde mental.

Ana Cláudia Silva Psicólogo em Rio Grande