O que fazer quando um antidepressivo que deveria te acalmar causa ansiedade?

Feita por >Luana · 13 jul 2020 Ansiedade

Estou tendo diversas crises de ansiedade, fui no upa e comecei um tratamento com antidepressivo que me passaram mas o efeito colateral que apareceu em mim foi ataque de ansiedade. Preciso de ajudar, não durmo e nem como direito tem dias. Socorro

A melhor resposta 14 JUL 2020

Olá Luana!
Obrigada por enviar a sua questão.
É importante entender quando você começou a tomar essa medicação, e qual é ela. Algumas tem como efeito adversos nas primeiras duas semanas um aumento da ansiedade, mas é algo que depois estabiliza. Caso você ainda esteja nesse período, e conseguir, aguarde um pouco para ver se melhora.
Porém, se esses primeiros dias já tiverem passado e você continuar tendo ataques de ansiedade é importante procurar um psiquiatra que irá te indicar uma medicação que não te dê esse efeito.
Espero ter ajudado. :)

Psico Júlia Gasch

Psicóloga Júlia Gasch Psicólogo em Taubaté

16 respostas

7 AGO 2020

Bom dia Luana, sugiro a você que procure pesquisar na internet o endereço da emergência psiquiátrica, pois quando estiver em crise se dirija a mais próxima da sua casa, em relação ao medicamento e os efeitos colaterais, retorne a UPA para informar ao médico a sua situação atual, pois dependendo da medicação, a questão de adaptação do seu organismo pode demorar para apresentar o efeito desejado, e não deixe de ir a consulta como psicólogo.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

14 JUL 2020

Precisa parar de tomar antidepressivo e fazer Psicoterapia.
Medicamento nenhum cura ansiedade, angústia e depressão.
Teu problema é emocional e isso se cura com psicoterapia.

5817 respostas

14 JUL 2020

Olá Luana! Grato por participar. Antidepressivo não é calmante. Apresenta implicação diversa, muitas vezes, contrária. Também a dosagem , a massa corpórea, a rotina de vida, o metabolismo de cada pessoa, influenciam nos efeitos dos medicamentos. Há um tempo necessário, para analisar com maturidade o efeito real do medicamento em cada pessoa. É muito frequente precisar realizar várias adaptações de dosagens, combinações de medicamentos. Nós, psicólogos, podemos, compreender a dinâmica de vida, envolvendo práticas, sensações e planos, de forma a lidar com o que você chamou de "depressão".
Inicialmente será importante você falar, com urgência, com o psiquiatra que te indicou a medicação, para realizar ajustes de medicação.
Outra frente: com calma, abertura mental e persistência, será você passar por trabalho científico com psicólogo.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.