Tenho 25 anos. Não consigo controlar esse sentimento de inferioridade.

Feita por >Joana · 30 mai 2024 Desenvolvimento pessoal

Sou maquiadora e tenho uma loja online… Sinto que não consigo dar o meu máximo em nenhum dos dois. Minha loja ia muito e bem e acho que não consigo mais tocar ela pra frente, sinto dificuldade em tudo, não acho que nada que eu faça seja bom o suficiente em nenhuma parte da minha vida. Nem sempre me senti insuficiente, mas já tem um tempo que não consigo controlar esse sentimento de inferioridade. Me comparo o tempo todo, principalmente com meus ex colegas de classe que hoje já são alguem na vida enquanto eu não tenho dinheiro nem pra quitar minhas dividas… E tudo por incapacidade minha.

A melhor resposta 1 JUN 2024

Oi Joana
Isso acontece porque precisa resolver coisas, impedimentos que não estão te permitindo usufruir da vida. É um auto boicote, quando está próxima de ter um UP na vida, um sucesso nos teus empreendimentos, vem esta armadilha que te impede.
Precisa localizar e remover este "contrato" que está na tua mente. Ele foi construído pela forma como foi educada que, por mais que tenha sido boa no início, agora precisa ser deletado porque não serve mais aos teus propósitos.
Vai ter que fazer Psicoterapia para resolver.
Logo logo estará em pleno vapor!
Abraços

6190 respostas

31 MAI 2024

Olá, Joana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Seu relato, Joana, transmite um tom acentuado de rigidez na auto-avaliação e cobrança de si; importante você ter sinalizado sua idade, pois você é ainda bastante jovem, e apesar de já adulta a carga de demanda que se coloca em um ideal de sucesso e realização podem ser muito pesadas, irreais e cruéis. É natural tomarmos nossos pares, colegas, conhecidos, pessoas da nossa geração como parâmetro de localização de onde estamos em nossas vidas, seja profissionalmente, nas relações afetivas, na vida como um todo, porém, Joana, cada pessoa é uma trajetória única e singular! Me convite é que você inicie o processo de psicoterapia pois é neste momento e lugar que podemos acolher nossos medos e desejos sem qualquer julgamento precipitado, superficial, e que a cada encontro possamos gradualmente irmos nos conscientizando de nossos valores e caminhos de autorrealização.

Joana, fico à disposição para aprofundarmos tais esclarecimentos, realizo atendimento on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques – CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

236 respostas

31 MAI 2024

Olá Joana! Parece que você está passando por um momento difícil, onde sentimentos de insuficiência e comparação estão afetando sua autoestima e desempenho em suas atividades profissionais. Como psicóloga clínica, eu gostaria de oferecer algumas reflexões e estratégias que podem ajudá-la a lidar com essa situação.

Primeiramente, é importante reconhecer que todos enfrentam períodos de dificuldade e dúvida em suas vidas. Você não está sozinha nessa experiência. Sentir-se inferior ou comparar-se com os outros é algo comum, mas é fundamental lembrar que cada pessoa tem seu próprio caminho e tempo de desenvolvimento.

Em relação à sua loja online e sua carreira como maquiadora, é normal enfrentar desafios e períodos de estagnação. O importante é não desistir e buscar maneiras criativas de superar esses obstáculos. Talvez seja útil refletir sobre o que inicialmente a motivou a iniciar esses empreendimentos e se reconectar com esses propósitos.

Além disso, é crucial trabalhar na construção de uma autoimagem mais positiva e realista. Em vez de se comparar constantemente com os outros, concentre-se em suas próprias conquistas e progressos. Celebre suas realizações, por menores que pareçam, e reconheça suas habilidades e talentos únicos como maquiadora e empreendedora.

Quanto aos sentimentos de incapacidade e dificuldade financeira, pode ser benéfico buscar apoio profissional, seja por meio de terapia individual ou aconselhamento financeiro. Um terapeuta pode ajudá-la a explorar as causas subjacentes desses sentimentos e a desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais eficaz.

Lembre-se de que é normal enfrentar desafios na vida, e é através da superação deles que crescemos e nos fortalecemos. Você é capaz de superar essa fase difícil e alcançar seus objetivos. Não hesite em buscar ajuda e apoio sempre que precisar. Estou aqui para ajudá-la ao longo desse processo, se desejar.

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira Psicólogo em Araras

5 respostas

31 MAI 2024

Olá Joana,
Acolho sua angustia e parabenizo pela coragem de procurar ajuda. Esse sentimento todos nós podemos ter ao longo de nossa vida, em especial na faixa etária em que se encontra. Mas tenha a certeza que podes mudar esse cenário. Tens recursos pessoais suficientes para superar esse momento. Precisa apenas encontrar um profissional que lhe ajude a se reconhecer e reconectar consigo mesma. Estou a sua disposição para lhe ajudar a reconhecer sua potencialidade e deixar de lado esse processo comparativo que lhe traz muito sofrimento. Você não está sozinha. Busque ajuda e vida melhor. Faça isso por você mesma e por quem ama.

Janete Valois Psicólogo em São Luís

6 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, Joana! Obrigado por escrever. Teu texto é altamente ilustrativo da questão da inferioridade. Você é maquiadora e tem uma loja online. Essa combinação envolve altas ambições. Muito provavelmente, na mesma medida em que você se sente inferior, também exige de si perfeição e sucesso. Como a perfeição não acontece e o sucesso envolve altos e baixos, plantações e colheitas, você, a cada frustração, legitima para si, de forma extremamente injusta e inadequada, a inferioridade.
Será preciso interromper esse ciclo. Cada pessoa é única, rara, rica de possibilidades e potencialidades. É preciso, no entanto, agir com realismo, tolerância, estratégia, técnica, com visão de processo, não de momento de êxito, muito menos, com momento de falha.
Vamos refletir profundamente.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

31 MAI 2024

Boa noite Joana.

Sentimentos como esse, em geral são resultados de experiências passadas, situações vivenciadas desde a sua infância onde, de alguma forma, te fizeram acreditar que não era boa o bastante.

É mais comum do que você imagina, acredite, você não está sozinha nessa.

Mas não se trata do que fizeram a você e sim do que você faz com aquilo que fizeram de você. Recomendo olhar pra sua situação através de uma outra perspectiva, tire seu foco daquilo que você ainda não alcançou e procure celebrar todas as suas conquistas até então, pois elas valem muito.

Não se compare ao outro, isso não te ajuda, cada pessoa é única, tem seu próprio rítimo e seu próprio caminho. Foque apenas em você, se alegre por tudo que conquistou e dando um passo de cada vez, continue batalhando em prol de tudo que ainda deseja alcançar.

Busque apoio de verdadeiros amigos e da família, isso vai te ajudar muito no processo.

Fazer terapia também pode ser muito útil, vai te ajudar na questão do autoconhecimento, autoaceitação e desenvolvimento de suas potencialidades.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

31 MAI 2024

Olá,

Primeiramente, gostaria de dizer que é muito corajoso da sua parte compartilhar esses sentimentos. É importante lembrar que todos nós passamos por fases difíceis e que é normal sentir-se sobrecarregado às vezes. Vou tentar oferecer algumas orientações que podem ajudá-la:
Reconheça suas Conquistas: Você é maquiadora e tem uma loja online, o que já demonstra suas habilidades e empreendedorismo. Lembre-se de que essas são conquistas importantes e que você teve a coragem de iniciar esses projetos.
Evite Comparações: Comparar-se com os outros pode ser muito prejudicial. Cada pessoa tem seu próprio caminho e ritmo. Concentre-se em suas próprias metas e progressos, por menores que pareçam.
Estabeleça Metas Realistas: Divida seus objetivos em pequenas etapas alcançáveis. Isso pode tornar as tarefas menos intimidantes e ajudar a manter o foco.
Busque Apoio: Conversar com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental pode ser muito útil. Eles podem oferecer suporte emocional e ajudar a lidar com esses sentimentos.
Pratique o Autocuidado: Cuide de si mesma, tanto física quanto mentalmente. Atividades como exercícios físicos, hobbies e momentos de relaxamento podem ajudar a melhorar o humor e a autoestima.
Desenvolva a Autoaceitação: Lembre-se de que ninguém é perfeito e que todos cometem erros. Aceite suas imperfeições e use-as como oportunidades para aprender e crescer.
Se possível, considere procurar a ajuda de um psicólogo. Um profissional pode fornecer ferramentas e estratégias específicas para lidar com sentimentos de inferioridade e ajudá-la a reconstruir sua confiança.
Espero que essas sugestões possam ser úteis. Lembre-se de que você é capaz e merece sentir-se bem consigo mesma. Tenha paciência e seja gentil consigo mesma durante esse processo.
Estou a disposição.

Um abraço,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira