Por que não consigo nutrir sentimentos por ninguém?

Feita por >Elaine · 15 mai 2022 Habilidades sociais

Tenho 25 anos, infância e vida adulta livres de qualquer trauma, mas simplesmente não consigo amar ninguém.
Não desejo mal ao próximo e não me alegro com o sofrimento alheio, mas honestamente, para mim tanto faz como tanto fez o que acontece com o mundo afora ou mesmo em meu ciclo de convivência, infelizmente só me importo verdadeiramente comigo mesma, o resto do mundo não cheira nem fede.
Sou assim desde que me entendo por gente e não queriag continuar sendo, só que não sei o que fazer para reverter essa minha total falta de empatia.

A melhor resposta 16 MAI 2022

Olá, Elaine
Acredito que é necessária uma avaliação mais criteriosa com um profissional para avaliar quais são os fundos desse relato, se podemos pensar que se trata de uma certa defesa em relações ou não, por exemplo. Recomendo que considere buscar um psicólogo que te ajude a entender esse momento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

19 MAI 2022

Olá Elaine! Obrigado por escrever. Você escrever aqui deixa claro que não é exatamente: "...tanto faz como tanto fez.." Há algo a evidenciar, esclarecer.
Com o conhecimento de tua história, rotina de vida, configuração familiar, aspectos de personalidade, metas e objetivos, poderemos te ajudar a se permitir nutrir e vivenciar troca de sentimentos.
Estaremos a disposição para tanto. Precisaremos que você venha com persistência, muita persistência e abertura mental.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão atuais. Há muitos falsos políticos, mais ainda, falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações e criadouros do mosquito.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

18 MAI 2022

Olá, Elaine
Não há problema algum em se priorizar, mas se a falta de empatia com o próximo te incomoda, como parece estar incomodando, seria aconselhável você buscar por atendimento psicológico. Um profissional pode te auxiliar a melhor entender o que está acontecendo e os motivos da sua angústia. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

17 MAI 2022

Elaine. Se a sua total falta de empatia te incomoda é q vc não é totalmente insensível a isso.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAI 2022

Ou Elaine,
Voce não está errada por ser assim, não há nada de errado contigo. É hipocrisia se dedicar aos outros sem antes fazer o que se deve fazer consigo mesmo. A primeira tarefa é ser boa para consigo mesma, amar-se, realizar-se, ser feliz. Uma lámpada não se preocupa se as outras estão no escuro ou não, simporesmente ela ilumina; uma flor não é bonita porque é admirada, ela simplesmente é para si mesma. Da mesma forma somos nós: Sendo para si mesma estarás reverberando prazer e alegria de viver, estarás influenciando para que a realidade social também seja alegre e prazerosa. A realidade social é de acordo com o que todos manifestam. Voce se qualificando estárá qualificando a sociedade.
Podes sim sofrer ataques de pessoas que te julgam estralha ou te qualificam como egoísta; não dê bola e siga a sua intuição; seja verdadeira para consigo mesma.
Se precisar de mais, solicite.
Abraços.