Só consigo demonstrar meus sentimentos chorando

Feita por >Julia · 26 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá, Sou Júlia e tenho 19 anos.
Desde pequena, tenho crises de raiva descontroladas, mas descobri uma válvula de escape, o choro. Daí só foi piorando, saudade? Choro, raiva? Choro, me senti traída? Choro, me senti desconfortável? Choro, me senti injustiçada? Choro. Não sei mais o que fazer, meio que saiu do meu controle, não sei demonstrar nenhuma emoção, seja ela boa, ou ruim, mas quando estou sozinha, só consigo chorar e chorar e chorar. Alguém pode me ajudar um pouco sobre isso?

A melhor resposta 27 JUN 2022

Olá Julia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre você, suas sensações e sentimentos. Será importante que você perceba os limites desta emoção para que possa perceber se ela está lhe incapacitando de vivenciar as atividades cotidianas. O choro é um dos processos de autoregulação que nosso corpo nos conduz. Olhar e cuidar disso será importante para que possamos sair do abstrato para o concreto, percebendo suas crenças limitantes, seus processos de autosabotagem, seus padrões de pensamento e comportamento. Por isso lhe indico que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas fronteiras de contato, limites, suas relações, seu jeito de ser! Existem diferentes linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todos buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. E não desistir de você! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

28 JUN 2022

Oi Julia
Nada está errado e ainda bem que descobriu esta estratégia de chorar porque senão iria implodir com o próprio corpo, com a tua saúde. Claro que precisa gora descobrir outras estratégias mais eficientes do que o choro.
A raiva não é nagativa, ela é uma energia e precisa descobrir esta energia e executar, fazer o que não está fazendo e por não fazer, sente raiva.
Seja verdadeira contigo mesma, considere o teu sentimento, antes do pensamento. Tua vida como um todo se expressa pelo sentimento... todo o sentimento de prazer, alegria e vivacidade é positivo e deve identificar e fazer; todo o sentimento de tristeza, desprazer, solidão, infelicidade é negativo, se sentiu isso, não faça, mesmo que isso contrarie alguém da família, uma amiga... seja fiel a ti. Coloque o teu ponto de vista e escolha sempre o que te deixa feliz, priorize sempre a ti mesma.
Júlia, faça Psicoterapia para se conhecer, para saber da sua identidade, do seu objetivo de vida, da razão de como a sua mente se organizou para se colocar desta forma diante das circunstâncias da vida.
Abraços

5817 respostas

28 JUN 2022

Júlia faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUN 2022

Olá Júlia! Obrigado por escrever. Certamente será muito importante, para construirmos resposta mais específica, consistente e profunda, que te conheçamos mais. A princípio o choro é a primeira comunicação do bebê. Essa comunicação continua com os adultos. Acontece comumente diante de grandes alegrias e de grandes tristezas e/ou perdas.
Como o choro não envolve palavras diretas, o código predominante dele, envolve grandes emoções, busca-se tolerância, apoio, proteção. Quem não fala, não se compromete. Foi um jeito que você organizou de amenizar as consequências de tua raiva. Acontece que o jeito de lidar com a raiva amadurece, adquire novas ferramentas de forma que, o que na infância, causava raiva, para o jovem, não precisa causar mais.
Será enriquecedor aprofundar reflexão com respaldo científico de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome o uso de máscaras, elimine os criadouros de mosquitos.

8647 respostas

27 JUN 2022

Oi, Julia
Tendemos a achar que choro é uma coisa ruim, quando na verdade é algo que faz parte de nossa vida. Mas percebo que você só citou demonstrações de sentimentos ruins acompanhadas de choro. E as boas, como andam? Há uma predominância de emoções ruins em sua vida? Acho que seria legal explorar esse fenômeno num processo de terapia, onde será possível abrir um espaço para que esse choro seja ouvido e acolhido.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha