Não consigo chorar, demonstrar sentimentos, etc

Feita por >WendelAndy · 21 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá, pessoal!

Eu me chamo Wendel e tenho 18 anos. Eu sempre passei por vários traumas quando eu era criança. Minha família por parte de pai tinha uma tia que sempre me maltratava pelo meu jeito de andar, ela considerava isso uma do forma de "bicha", ela já me xingou na rua e em todos os lugares, até me bateu.

Teve uma época que eu fui para o interior com ela e outras pessoas, aniversário do meu primo. Ela simplesmente falou coisas horríveis para mim e disse que se eu não tomasse cuidado, eu iria ser abusado sexualmente pelo sobrinho dela que já era maior de idade e eu sendo criança não sabia o que era.

Chegou minha fase de adolescência, época que eu estava descobrindo minha sexualidade e qual pessoa eu queria me tornar. Infelizmente, uma pessoa da escola espalhou minha sexualidade, inclusive para as pessoas da residência que eu moro e teve a maior confusão, minha mãe querendo me expulsar de casa, minha vó no interior querendo bater em mim, etc;

Foi anos de luta sozinho pra aguentar muitas palavras horríveis da família. Infelizmente, eu nunca chorava por causa disso, sempre guardava tudo para mim mesmo e eu nunca conseguia chorar, não importava se algum parente morresse ou algo do gênero, eu não chorava por nada. Eu também não consigo demonstrar sentimentos por ninguém. Não consigo ter um relacionamento sério por ter medo de me abrir e a pessoa me magoar, já penso em milhões de coisas que pode me fazer mau.

Eu gostaria de saber o que eu posso fazer pra resolver isso. Eu sou frio demais com as pessoas, não importa quais pessoas sejam, eu não consigo ser além de frio com elas. Além de que, guardar mágoas, choro, etc; prejudica a saúde e isso está me prejudicando bastante.

Aguardo a resposta de vocês e peço perdão pelo texto enorme. Foi apenas um resumo do resumo do que aconteceu na minha vida.

A melhor resposta 24 MAI 2021

Olá, Wendel! Mesmo sendo apenas um resumo do resumo do que aconteceu em sua vida, é possível ter uma noção, mesmo que pequena, do quanto você precisou aprender a "ser forte" ao longo da sua vida. Quando passamos por situações difíceis, assim como a sua, buscamos estratégias para nos regular internamente. Essas estratégias podem restringir muito a forma como lidamos com diferentes situações e até mesmo restringe nossos comportamentos (e a forma como lidamos com nossos sentimentos). Não ser frio com as pessoas (ter uma relação de proximidade e intimidade) e conseguir chorar (expressar suas emoções) requer coragem para estar vulnerável. Em um ambiente onde essa segurança não está presente, se torna mais difícil conseguirmos e buscamos as estratégias que citei acima.
No processo de psicoterapia é trabalho essa restrição, buscando entender de que forma você precisou lidar consigo mesmo ao longo da vida e trabalhando formas de se relacionar que estejam mais próximas da vida que você considera importante.

Espero ter te ajudado de alguma forma. Se for possível para você procurar psicoterapia, acredito que será um caminho muito importante de autoconhecimento e busca por ser quem você desejar ser.

Abraço!

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

23 JUN 2021

Olá Wendel!! Lamento muito essas experiências tão traumáticas q viveu. Ao longo da sua vida vc foi criando couraças para se defender de tudo isso, motivo pelo qual, hoje, vc não consegue chorar. Esse escudo q vc criou deveria ter apenas a finalidade de te proteger das porradas da vida, mas infelizmente ele acaba impedindo, também, de o q esta dentro sair... Eu indicaria q vc buscasse um profissional q trabalhe com terapia corporal pra te ajudar a quebrar estas couraças! Estou a disposição!

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

23 MAI 2021

Wendel Andy
Não te impressione com o não poder expressar sentimentos. Na hora oportuna, eles fluem e se manifestam.
Por hora precisa recuperar a si mesmo, precisa curar sua alma, suas emoções, ressignificar seu passado, suas experiências doloridas.
Voce está perdido, mas tudo não passa de um jogo para te desafiar a superar... quanto mais se afasta de ti mesmo, mais desafios recebe, mais "problemas" acumulas.
Lembra-te que foi voce que escolheu passar por todas estas experiências, ter esta familia, nascer nesta comunidade e ser duramente criticado e pisoteado. Através de tudo isto, voce poderia melhor cumprir com o teu objetivo de vida.
Voce não nasceu para ser aplaudido, elogiado... nasceu para realizar a tua missão de vida e através do enfrentamento destes desafios ampliaria a tua consciência.
Não assuma o papel de vítima, erga a cabeça e enfrente a situação. Não ouça ninguém, faça o que gosta, não dê atenção a ninguém. Aumente cada dia mais teu amor próprio... mesmo que ninguém goste de ti, voce deve gostar de ti. Mesmo que ninguém te aceite, voce deve aceitar a si mesmo. É a forma como voce pediu ser revestido com estes disfarces... sim porque o nosso corpo é uma embalagem onde esconde dentro uma alma incrível... Nada pode te atingir, as pessoas falam da embalagem, que é feia... que bom porque só assim podes melhor proteger e salvar a tua alma.
Tua sexualidade é tua sexualidade, só pertence a ti mesmo e podes manifestá-la como voce quiser. A sociedade e as pessoas são hipócritas, ridículas... não deixe a opinião delas te atingirem, mande a opinião deles plantar batatas...
Se precisar de ajuda solicite ou invista em Psicoterapia que muito vai te auxiliar a superar estes desafios.
Depois que tu te aceitar, depois de encontrar a tua forma de vida efor feliz, as pessoas começam a te elogiar.

5817 respostas

22 MAI 2021

Boa tarde. Wendell. A sua vida foi difícil e provavelmente vc não foi estimulado com emoções positivas então vc precisou se "defender" sendo mais frio como vc diz , racional . Porém os traumas ficam e se vc n elaborar de uma forma q sua vida possa seguir em frente vc sempre estará com dificuldade nos seus relacionamentos.
O ideal é q vc faça terapia.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 MAI 2021

Olá Wendel! Obrigado por escrever. Muitas histórias assemelhadas se desenvolvem de forma parecida. Você já lutou tanto, renunciou tanto. É hora de se permitir conversar profundamente sobre sua construção de identidade, poder chorar. Chorar é a primeira forma de comunicação que temos. Depois de um tempo choramos por extrema alegria, por extrema tristeza, extrema conquista, extrema decepção.
Certamente você precisa treinar vinculações de qualidade e durabilidade, assim como precisa estabelecer contato significativo com um psicólogo para que possa refletir e, resgatar a melhor posição possível ,para dar continuidade para a construção da tua história, da tua identidade.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais ( em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.