Temos realmente controle das nossas ações?

Feita por >Fernando · 21 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Me acho feio fisicamente e queria emagrecer, mas mesmo tendo consciência de tudo que posso ou não fazer para que isso aconteça, me descontrolo diariamente. O mais bizarro é que no momento do descontrole, sei que vou me arrepender, mas continuo como se houvesse alguém me controlando como marionete... me frusto por continuar estagnado com meus objetivos... não sei se sou feio e consciente disso, ou tenho baixa autoestima mesmo. Queria ter autocontrole daquilo que eu faço.

A melhor resposta 22 JAN 2021

Bom dia Fernando!
Tudo bem?
Existem alguns gatilhos que precisam ser disparados para que tenhamos motivação, ou seja, motivos para agir em busca de nossos objetivos, além disso é preciso ter consciência daquilo que buscamos, pensamos em fazer várias coisas e muitas vezes não vamos em busca de nenhuma delas. O ser humano de um forma geral tem a tendência de viver no que chamo de Zona de Conforto, é aquele lugar onde nada acontece, é sempre a mesma coisa, porém é confortável. Um profissional vai ajudar a encontrar esses gatilhos e a sair dessa zona de conforto, ter autoconhecimento entre outras coisas..
Espero ter ajudado!
Estou a disposição!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

2 FEV 2021

Olá Fernando.
A serenidade é um caminho para o controle emocional. Ter equilíbrio psicológico pode te ajudar nestes teus descontroles.
Por outro lado é importante perceber o que te leva a estes comportamentos disfuncionais, talvez por inabilidade, seus cuidadores não souberam contornar suas birras na infância e agora você tem dificuldades de lidar com elas.
Quanto a seu peso, não sei o quanto quer emagrecer, mas saiba que o sedentarismo é o melhor método para engordar, por isso muitas pessoas estão com maior peso na pandemia, afinal muitos não puderam nem fazer o caminho para o trabalho, faculdade, entre outros. Não se trata apenas de controlar o que come, mas de se exercitar para manter um peso adequado e boa saúde.
Sobre ser feio ou não, entenda que uma pessoa muito bela, pode ser insuportável. A baixa auto estima acaba com qualquer padrão de beleza.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 JAN 2021

Fernando, cada um escolheu uma embalagem para conter dentro a sua alma.
Não importa a embalagem e sim o seu conteúdo.
Precisa conhecer a si mesmo, conhecer seu objetivo de vida,
Faça Psicoterapia para conhecer toda a verdade.

5822 respostas

22 JAN 2021

Olá Fernando! Grato por escrever. Você relata uma luta comum de forças contraditórias nas pessoas. Quem define se sou feio para os outros são eles, mas para mim, sou eu. Meu corpo é o melhor e o pior que tenho. Algumas coisas posso fazer para piorar ou melhorar. Você tem consciência disso, mas não consegue manter constância de prática construtiva.
Cada pessoa é única, rica de ferramentas, memórias, imaginações, habilidades, potenciais. Quando vivemos o uso dessas ferramentas e potenciais que somos, nos tornamos interessantes.
Será importante você organizar rotina e planos, com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.