Técnicas para lidar com ansiedade

Feita por >Pamella · 3 mai 2016 Ansiedade

Gostaria de saber técnicas para relaxar no período de ansiedade.

A melhor resposta 5 MAI 2016

Pamella, você é estudante de psicologia, não é? Tem apresentado algumas dúvidas aqui pelo site "mundopsicólogos"... Olha, como diria Freud, um dos melhores métodos de entender o tratamento psicológico é pondo-se à prova, ou seja, você precisa procurar um tratamento psicológico para você mesma. Esse lance de técnicas de relaxamento e a baboseira toda não vai resolver nada! é claro que esta é minha opinião, baseada na experiência clínica. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

11 MAI 2016

Boa noite! Uma excelente técnica, é a respiração diafragmatica, praticada todos os dias. E a mudança dos pensamentos ansiogênicos.

Rosângela Acioli Psicólogo em Recife

3 respostas

10 MAI 2016

Olá Pamela!!!

Algumas dicas:

Quando sentir que estiver ansiosa, diga pra vc mesmo: "quero ficar ainda mais ansiosa", é um pensamento paradoxal, engana o sistema nervoso autônomo e a ansiedade é dessensibilizada;

Exercite-se, exercícios físicos são uma forma de manter o seu corpo e mente saudáveis para o enfrentamento do dia-a-dia;

Durma bem, com a ausência de luz, quanto mais escuro melhor;

Tenha sempre uma garrafa de água, em caso de ficar ansiosa, coloque a água na boca, e absorva muito lentamente de forma gradativa, conservando o mais que puder antes de engolir;

Substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

7 MAI 2016

Cara Pamella,
existe um aparelho chamado biofeedback através do qual é possível levar o paciente ao estado de coerência cardíaca, nesse estado o coração envia o comando para o cérebro emocional de que está tudo bem. O biofeedback é excelente para o controle da ansiedade e do estresse, porque através de um computador é possível monitorar o estado de coerência cardíaca. No Brasil, pesquisadores da Usp, desenvolveram um programa chamado Cardioemotion que é comercializado em idioma português. Nos EUA existe o Emwave.
Além disso a autohipnose, a meditação e o tai chi chuan são excelentes práticas para o controle da ansiedade.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

6 MAI 2016

Pamella, a ansiedade traz a sensação de apreensão, tensão e insegurança. Todos esses sintomas não desaparecerão se não for aprofundado em psicoterapia (o que tem atrás dessa ansiedade?). Essas técnicas somente amenizam o sintoma momentaneamente. Infelizmente essa sensação de ansiedade retornará com mais intensidade. Você já está no ambiente certo, agora basta tomar uma atitude e marcar sua consulta.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

5 MAI 2016

Pamella, o progrma MBSR (mindfulness-based stress reduction), criado em 1979 na Univ. de Massachussets, tem sido empregado em todo o mundo, sendo parte do programa de saúde pública na Inglaterra desde 2012.

Ana Caner Psicólogo em São Paulo

6 respostas

5 MAI 2016

Oi Pamela!
A ansiedade é um sentimento que faz parte da vida humana desde os primórdios da humanidade, quando era utilizado como um mecanismo de defesa. Mas quando em excesso pode atrapalhar a vida das pessoas, produzindo doenças como por exemplo a síndrome do pânico. Quando esta em nível patológico, torna-se necessário uma avaliação mais aprofundada realizada por um profissional. Se a sua ansiedade chega ao descontrole, procure um psicólogo e faça um tratamento.
Existem diversas técnicas que podem ajudar no controle da ansiedade, sendo a mais utilizada o controle da respiração, através da consciência respiratória e corporal. Outra atividade que ajuda no controle da ansiedade é a meditação e a yoga.
Invista na sua saúde e qualidade de vida, pratique atividades físicas, cuide do seu lazer e busque levar uma vida mais leve!
Abraços

Gilmara Coutinho Wolkartt Psicólogo em Vitória

7 respostas

4 MAI 2016

Olá Pamella, para lidar com as emoções não podemos contar apenas com as técnicas, porque no universo do psiquismo não existe uma única receita para todos. Você é única, sua história é única. Você tem o seu jeito de lidar com os acontecimentos do dia-a-dia, qualquer outra pessoa lidaria de forma diferente. As técnicas ajudam a minimizar os sintomas, mas é preciso ir além. Se a sua ansiedade está atrapalhando seu convívio social, laboral e emocional, é o sinal de que realmente precisa procurar um especialista para compreender o que está acontecendo com você, encontrar outras formas de entender aquilo que lhe causa o conflito. Claro que junto com esse processo, as técnicas irão lhe ajudar a passar por esse momento. Seu especialista lhe indicará as técnicas mais eficientes para o seu caso específico.
O que posso lhe adiantar é que na ansiedade, além da antecipação do sofrimento pela possibilidade de que algo de negativo aconteça, ocorre também a supervalorização do possível acontecimento e a minimização da sua capacidade de superar problemas. Pense um pouco nisso e procure sim, um especialista para trabalhar sua ansiedade.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

4 MAI 2016

Bom dia, Pamella! Existem várias técnicas, atualmente, que minimizam a ansiedade, como atividades físicas, pilates, yoga, etc. No entanto, a ansiedade é comum sentirmos quando pensamos muito no futuro ou algo que ainda vai acontecer em breve, mas é importante buscarmos controla-la, principalmente em alto grau ela pode causar sérios prejuízos ao nosso bem estar. O ideal é encontrar a origem dessa ansiedade. Pergunte a si mesmo: como era antes da ansiedade e hoje o que tem trazido tanta ansiedade em minha vida? Faça essas perguntas, pois descobrindo ajuda você a buscar possíveis soluções. Caso seja recorrente, busque ajuda na terapia. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Marília Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

4 MAI 2016

Oi Pamella! Primeiramente seria interessante você entender o que está deixando-a ansiosa. Ansiedade apesar do que senso comum, não é algo ruim, ela é essencial para nossa sobrevivência, pois é ela quem nos alerta dos perigos/ameaças. O que está fazendo você ficar nesse estado de alerta?
Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. O coração é cheio de terminações nervosas e por isso reage muito facilmente a estímulos cerebrais, que ficam mais intensos em situações de ansiedade e estresse.
Algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade, como por exemplo essa:
• Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdomen, percebendo que ela se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao respirar, conte até cinco para que o pulmão e o abdomen fiquem expandidos;
• Solte a respiração pela boca contando até dez esvaziando completamente o pulmão e o abdomen;
• Repita dez vezes a respiração. Caso você sinta tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir adaptando o ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.
A técnica pode ajuda-la nesse momento, mas não vai tratar sua ansiedade. Oriento que procure ajuda profissional. Espero ter ajudado.

Pollyana Gomes

Pollyana Gomes Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

4 MAI 2016

Prezada Pamella

As técnicas são muitas e distintas entre si. Começa com o controle da sua respiração e, concomitante, do seu pensamento, isso por que a ansiedade provém de nossas crenças, muitas delas disfuncionais. Vc precisa estar atenta para isso, pra não sofrer a toa, imaginando situações que não tem a menor possibilidade de acontecer, se vc conseguir isso, muito do seu sofrimento em razão de um temor de que algo vai acontecer, estará anulado.

Sugiro a vc procurar por psicoterapia, onde um profissional vai te auxiliar e te orientar no sentido de vc conseguir controlar sua ansidade.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Atencio

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

4 MAI 2016

Bom dia Pamella!
Existem diferentes técnicas para a redução/controle da ansiedade. A terapia é indicada, com o objetivo de indentificar as "causas" de tal sentimento, em quais contextos acontecem , e ensina lá de uma forma mais eficaz a controlar a ansiedade.

Obrigado por entrar em contato.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo

34 respostas

4 MAI 2016

Existem varias técnicas para lidar com ansiedade, uma delas é a respiraçao quando se sentir mais ansiosa e uma forma preventiva é comer sementes que contenham magnesio, ideial é passar pelo consultorio para aprender de forma mais prática

Letícia Junqueira Psicólogo em Curitiba

1 resposta

4 MAI 2016

Existem várias técnicas para aliviar a ansiedade. E importante avaliar logo na primeira sessão como e essa ansiedade, quando ocorre, pensamentos, distorções e o perfil do paciente para passar a técnica. Existem técnicas simples a mais complexas , que a psicologia atual vem apresentando., de acordo com novas teorias de fácil aplicabilidade e resultado rápido e eficiente. Desde técnicas de visualização até técnicas de acupuntura manual , técnica Acalme se.Relaxamento progressivo ( onde são trabalhados todos os grupos musculares do corpo), técnica da teoria da aceitação e compromisso entre outras.

Ana Marcia Andrade Moreira de Oliveira Psicólogo em Valinhos

17 respostas

3 MAI 2016

Olá Pamella!
Hoje em dia existem muitas técnicas para baixar a ansiedade, uma das mais simples e comum é a forma como você respira. Em consultório conseguimos passar melhor essas técnicas. Procure perceber em que momentos do dia a ansiedade aparece e como ela se manifesta, são fatores importante para o tratamento. Aconselho que se estiver demais ansiosa procure ajuda psicológica.
Abraço Valquiria

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

3 MAI 2016

Olá Pamella, tudo bem?
Você já parou para pensar o que está "por trás" de sua ansiedade? Já tentou "se observar"? Procure observar em quais momentos você fica ansiosa, procure sempre se perguntar a razão pela qual está se sentindo assim. Ás vezes nossa mente nos prega peças, e temos pensamentos que, se pararmos e refletirmos em cima deles, notamos que eles não são reais e passamos a nos sentir melhor.
No meu consultório, ensino a identificar esse tipo de pensamento ( que chamamos de pensamentos automáticos) e como lidar com eles! Fique a vontade para me contactar para uma sessão (ou consulta) mais esclarecedora!
Ahh, ainda e tempo... atividades físicas sempre são recomendadas !
Um abraço, fique com Deus!

Júlia B. Benedini Psicólogo em São José dos Pinhais

14 respostas

3 MAI 2016

Em geral a Ansiedade ocorre por um medo antecipatorio de que algo aconteça ou de errado, para lidar com isso você pode:
• Aceitar a realidade, percebendo que as coisas são como são.
• Aprender a lidar com as incertezas da vida.
• Resolver as preocupações produtivas, não fazendo elas se tornarem inúteis.
• Aceitar que existem limitações.
• Perceber que o desconhecido não é necessariamente negativo.
• Aceitar que a resposta pode não existir.
• Aceitar que podemos viver com menos do que desejamos.
• Aceitar erros.
• Aceitar que não se pode controlar tudo.
Entre em contato e agende uma consulta, em psicoterapia lidar com estes aspectos se torna muito mais fácil. Dispomos de antedimento virtual. Rosana Lima

Humanus - Psicologia Especializada Psicólogo em Brasília