Sou uma mãe lutando para viver.

Feita por >Flavia · 30 jul 2024 Terapia de casal

Sou casada a 17 anos, tenho 40 anos e meu marido tem 56 anos. Ele foi meu primeiro namorado e casamos depois de 2 anos de namoro. Eu tive uma infância emocionante desestabilizada, meus pais brigavam demais, minha mãe foi mãe muito jovem e vim de uma gravidez não planejada. Cresci tendo que lhe dar com muitas coisas sozinha porque minha mãe não soube me acolher como necessitava. Meus pais separaram e passamos por dificuldades financeiras. Conheci meu esposo e ele insistiu muito em namorar comigo e eu me sentia amada, cuidada e protegida. Porém tivemos brigas e sofria por algumas explosões dele e depois a gente se entendia e ficava tudo bem. Durante o casamento eu terminei a faculdade, passei e em um concurso público e engravidei do meu primeiro filho aos 31 anos. Meu marido continuou insatisfeito com muita coisa, reclamando de tudo e sempre se irrita quando tem compromisso com algo que lhe demanda trabalho e dedicação. Com o nascimento do bebê piorou, pensei que ele me acolheria, mas ele brigava por não conseguir dormir, brigava se eu deixasse ele fazer qualquer coisa até os afazeres de casa. Não demorou muito tive o diagnóstico de depressão e desde então tomo muitos remédios. Ele se arrepende mas sempre volta com irritações com pouca coisa, e não gosta de ter trabalhado com nada. Ele se aposentou por tempo de serviço e fica em casa, não quer sair, não quer se dedicar a cuidar da família... Quando chego do trabalho ele vai para o quarto assistir tv e não posso incomodar. Engravidei novamente aos 38 anos e tenho um bebê de 2 anos. Estou muito depressiva, chego em casa ele briga por causa da nossa bebê, e diz que queria ter aposentado para descansar e não para cuidar de menino. Isso me entristece demais. Luto para preservar a família, tento não ligar para isso mas não consigo. Estou cansada demais, não podemos ter empregada porque ele não gosta de gente em casa... E estou exausta, triste e sinto uma obrigação incansável de poupar meu marido de tudo para garantir o direito dele viver sua aposentadoria com tranquilidade... Por favor, me ajudem com algum conselho... Estou cansada de lutar para querer viver.

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá Flavia. Sinto muito que esteja passando por tudo isso. A maternidade por si só já é um evento desgastante para as mulheres, com muitas demandas novas, inseguranças e cansaço físico. Ter um companheiro com quem possa contar nestas horas é fundamental para garantir a saúde mental. O trabalho de casa também é exaustivo e muitas vezes recai somente sobre as mulheres, ainda que elas trabalhem fora de casa também e/ou estejam cansadas do cuidado com os filhos. Pelo seu relato, fica evidente que este relacionamento afetivo não está sendo saudável para você há um tempo. Você relata explosões por parte do seu marido, grosserias, irritações e pouco companheirismo. Acredito que seja importante compreender os motivos que a levam a manter esta relação assim na sua vida, mesmo que esteja acarretando problemas de saúde mental em você, e o que espera receber em uma relação como esta. Ter ajuda profissional nestes momentos pode ser de grande valia, pois através de um trabalho psicoterapêutico você entenderia melhor seu funcionamento, conseguiria traçar planos e metas para seu futuro e poderia decidir quais rumos tomar com mais propriedade. De qualquer modo, lembre-se de que você não precisa e não deve se sujeitar a situações de violência (seja física, psicológica, moral, financeira ou de qualquer tipo) e que deve também pensar no bem-estar dos seus filhos - que dependem totalmente de você neste momento. Fico à disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

1 AGO 2024

Oi Flávia
Sinto te dizer, mas conselhos não curam. não resolvem problemas.
Cada um de voces tem seus problemas particulares que não foram resolvidos na esfera individual e antes de casarem.
Não resolveram e agora estão colocando-os no casamento.
Teu marido não nasceu para se aposentar; nasceu para aprender, corrigir, expandir a consciência.
Você também não nasceu para cuidar do teu marido, para ele viver a "aposentadoria dele" e não é voce que o fará feliz.
Ele se queixa dos filhos, mas por que os fez?
Você está sendo pressionada pelos teus problemas particulares, por cuidar do filhos, da família e por teu marido.
Precisa largar este peso todo, esta mala, este peso não é teu.
Precisa fazer Psicoterapia para compreender isso e adequar e dividir as responsabilidades.
Precisa fazer Psicoterapia individual para resolver tua depressão, só medicamentos não resolve.
Depois, precisam fazer Psicoterapia de casal.

Abraços

6374 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde Flávia! Grato por escrever. A vida é uma luta constante para todos nós. Você colocou aqui tua dor porque deseja modificar as coisas. Será importante e prudente que possamos, junto com você, com base em dados detalhados de tua história, personalidade, identidade, e possibilidades, construirmos encaminhamentos para lidar que essa situação, modificando-a.
Conte conosco.
Atenciosamente,