Sou obcecada por uma pessoa na internet, que só conheço online

Feita por >Olga · 11 dez 2021 Desenvolvimento pessoal

Há anos uma pessoa começou a me seguir na minha rede social, sempre comentando fotos e quando vi passei a segui-la também, fazia o papel de amiga/conhecida virtual.
Anos depois eu sinto que estou obcecada por essa pessoa que não conheço pessoalmente, não é obsessão amorosa, nao sinto nenhuma atração por ela nesse sentido, sou casada e feliz na minha relação. Sinto interesse por saber o que se passa com essa pessoa, recentemente fiquei bem entusiasmada quando vi que se separou e começou a conversar comigo pedindo conselhos. Seria algum transtorno eu pensar diariamente em uma pessoa que não conheço e não tem nenhum tipo de relação comigo, mas que passou a despertar minha curiosidade sobre a vida dela, personalidade, rotina e etc?
Isso seria obsessão, inveja, ou algo do tipo? As vezes sinto que minha necessidade é estar melhor do que ela, estar a frente, como se fosse yma competição. Estou confusa, sei que isso é estranho.

A melhor resposta 13 DEZ 2021

Olá....
A curiosidade é um processo natural nas relações, manter o foco num perfil em busca de conhecer alguém, pode ser algo q a distraia de outras situações q busca evitar. São hipóteses. Observe como tem sido suas relações de um modo geral, mediadas por tecnologia ou não. É uma sugestão.

Fernanda Ramos Ferreira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

1 resposta

20 DEZ 2021

Olá! Parece que começou como uma amizade e agora você entrou em uma competição. Pra quem você quer provar que é melhor?
E se não falar com ela, como se sente? A obsessão em relação a ela é a ponto de trazer sofrimento para você?
Você não precisa provar nada para ninguém, nós somos serem diferentes com histórias diferentes, então não queira se comparar para se colocar num posição superior. Você tem qualidades e defeitos e ela também, como qualquer pessoa.
Busque uma ajuda psicológica para que você entenda melhor o que está passando.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 DEZ 2021

Oi, Olga! É interessante você investigar melhor sobre seus sentimentos e atitudes em relação a essa pessoa. Você conhece fragmentos da vida dela, aquilo que ela decide e escolhe divulgar, e em tempos de rápido acesso a informação, é corriqueiro que nos sintamos "fissuradas" em consumir ainda mais esse tipo de conteúdo, como se fosse algo que precisa ser alimentado a todo momento. Como isso parece te incomodar a ponto de passar a afetar sua vida, uma conversa com um profissional de saúde mental poderia lhe ajudar a entender melhor o motivo disso estar acontecendo e tomando esse rumo.

Anônimo-392796 Psicólogo em Belém

3 respostas

12 DEZ 2021

Olga, muitas vezes nós estabelecemos uma relação "transferencial" com alguma pessoa. Isso significa que algo nela te despertou sentimentos muito específicos e isso pode ter alguma relação com o seu passado, com questões mal resolvidas.
Fortalecer sua autoestima e amor próprio é muito importante, mas tem algo além disso. Porque especificamente essa pessoa? À que mais você associa essa pessoa? O que tem nela que colou em ti? O que mais ela te desperta que talvez você ainda não entenda conscientemente? O que essa "obsessão" esconde?

Júlia Palmiere - Psicóloga Psicólogo em Campo Grande

2 respostas

12 DEZ 2021

Oi Olga,
Por que pensa em obsessão? Com certeza faz referência a uma pessoa muito próxima na outra existência.
Deveria se aproximar e saber mais sobre. Nem todo o relacionamento envolve sexo ou...
Tem receio do que?

5817 respostas

12 DEZ 2021

Olá Olga! Grato por escrever. Sim, é um transtorno, no sentido de ser desorganizador, pois ao pensar e ficar ocupada com a pessoa que você nem conhece, você deixa de construir a si mesma. Isso significa falta de amor próprio, falta de dedicação a si mesma. Os outros vivem interesses por cada um de nós, tendo como centro, nossa espontaneidade, autonomia, rotina vida de vida, busca de construções, metas, motivações, alegrias, aprendizados.
Antes de namorar a outra pessoa, sempre é preciso primeiro namorar a si mesma.
Será muito enriquecedor você enriquecer a tua autoestima, conhecer-se melhor, com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos religiosos, vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.