É normal não se conhecer? Eu sou louca por isso?

Feita por >Dohue · 16 out 2019 Problemas psicológicos

Ola, me chamo Alice e tenho 18 anos. O que acontece comigo é que eu não me reconheço, digo... Não sei quem sou de verdade, eu estou sempre mudando.
Eu sempre fui uma pessoa timida, que se escondia no intervalo ou se trancava no banheiro da escola pra não ter que falar com ninguem. Em 2012 saiu o filme dos vingadores, eu estava na quinta serie do fundamental, e me apaixonei pela personagem viuva negra, nessa parte eu ainda não havia assistido ao filme, só usava
a personagem para jogar jogos online. Eu só sabia pensar nela, queria ser ela. Na escola, como ainda não havia assistido ao filme, imitava o que fazia nos jogos online, pensando na personagem, eu fazia tudo o que pensava que ela faria.
O tempo passou e a situação se repetiu inumeras vezes, sempre que acho algum personagem legal, imito, eu sinto euforia ao assisti-los e é bem forte esse sentimento de euforia.
Tentei parar e ser eu mesma, ainda sim, quando estou só, meu "modo divertido de viver a vida" (como eu mesma chamo) ataca... Isto é: me imagino em situações em que os personagens estariam e faço ações a partir disso, imaginando tudo. Esse habito tornou-se uma necessidade, um vicio.
Eu ja não sou mais só como antes, tenho amigos que nem suspeitam disso, embora percebam que eu mudo muito. Então eu sou louca? Ou eu sou alguem que esta se tornando alguem?

A melhor resposta 17 OUT 2019

Boa tarde Alice,

Sim, é normal a dificuldade em nos conhecermos! E por quê?

Porque no cotidiano, com inúmeros compromissos e responsabilidades, acabamos não tendo "tempo" uma real percepção, ou mesmo, consciência de como cada decisão nos afeta e a outros também.

Por isso, se houver condições, procure uma (um) Psicóloga (o) em que possa confiar para passar por um processo psicoterapêutico.

A psicoterapia poderá propiciar-lhe um momento para autoconhecimento e real tomada de consciência, sem julgamentos alheios, sobre quem você é como poderá relacionar-se melhor com o mundo!

Abraço,

Eliane Monteiro Kuramoto - Psicóloga Clínica.

EMK - Psicologia Clínica Psicólogo em Mogi das Cruzes

15 respostas

17 OUT 2019

Olá Alice! Grato por participar. Uma das coisas que mais gostamos é quando alguém trás uma proposta como a sua. Na verdade temos a ilusão de que nos conhecemos, mas, a maior parte de nós mesmos, não conhecemos, e o exercício de autoconhecimento é uma coisa muito motivadora e promissora ao trabalho do psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

17 OUT 2019

Oi Alice... não você não é louca. Você acordou. Através da personagem Viúva Negra você acordou a guerreira que estava dormindo dentro de ti mesma. Conhecer-se é exatamente isso, ver os talentos, as habilidades que tens e atuá-los, expressando a tua personalidade. Aquela menina medrosa, com medo, não era você. A que acordou sim, esta é você. Continue se descobrindo mais e mais, claro que com pés no chão. Sabes que convivemos numa sociedade regida por um sistema de valores e muitas vezes, quando quebramos com estes valores, sofremos. Tens que ser muito diplomática para lidar com estes conceitos, valores e normas sociais. Mas também não podes te deixar dominar por eles. Podes fazer como a água: ela não briga com os obstáculos que encontra no caminho. Ela os contorna, mas vai sempre em busca dos seus objetivos.
Coloque objetivos na tua vida e vai realizando ações que te levem ao encontro destas conquistas.

5817 respostas

17 OUT 2019

Oi, boa noite!
Fique tranquila que vc não é louca por isso, e mudamos a todo momento. O que precisamos verificar é por qual motivo vc não consegue ser vc e fica se espelhando em personagens. Para que vc tente se descobrir seria necessário que vc buscasse a ajuda de um profissional, para verificar suas concepções, seu modo de enxergar a vida, a forma como olha pra vc, aceitação, dentre outras questões que não seria possível responder sem te conhecer um pouco mais. Qualquer coisa estou a disposição

Psicóloga Simone Neves Ferenzini Psicólogo em Juiz de Fora