Se esconder de conhecidos é normal?

Feita por >Hellen Paschoal · 4 jun 2018 Habilidades sociais

Morei a vida inteira em uma cidade, dois anos atrás eu me mudei para outra, foi uma adaptação difícil mas necessária. Este ano, retornei a tal cidade que morei a vida inteira. Mas tem um problema: eu evito todas as pessoas que eu conhecia antes de me mudar. Quando vejo uma pessoa sequer, eu me escondo. Corro para ela não ver, parei de sair para os lugares que tem possibilidade de elas me veres. E eu não consigo parar de fazer isso. É uma coisa instintiva. Eu não sei dizer. Já cheguei a entrar em ruas ou casas de pessoas desconhecidas só para não dar de cara com ninguém. Em uma situação fiquei quase duas horas presa no supermercado até espera tal pessoa ir embora, a fila estava grande e essa pessoa dava nela, só me escondi atrás de uma prateleira e observei ela até pagar a conta e eu finalmente poder ir pra fila pagar as minhas compras. E é com todo mundo. Desde pessoas que eram muito próximas a mim, como amigas e colegas, até pessoas que eu não conversava e não tinha afinidade nenhuma. Não sei o que fazer, isso me deixa muito confusa, não sei pq estou fazendo isso. É normal?

A melhor resposta 5 JUN 2018

OLá Hellen!

Respondendo sua pergunta, a questão da normalidade é muito subjetiva e contigencial; antes de perguntar se é normal ou não acho importante se perguntar se isso está te incomodando e você gostaria de mudar ou se é algo que surgiu e você sente que pode estar sendo interessante?

Posteriormente é importante pensar que dinamica afetiva a sua antiga cidade lhe propunha; o que cada olhar nesse rosto representa e te rememora? Muitas vezes acessar a isso é também desvelar a forma como você se sente na vida e nas suas outras relações.
A psicologia não é o saber hegemônico no mundo sobre isso mas acredito que possa lhe ajudar nessa ardua tarefa.
Fico a disposição
Ramon Terra de Almeida
Psicologo

Anônimo-341641 Psicólogo em Niterói

9 respostas

5 JUN 2018

Olá Hellen, boa noite.
Aqui você não conta os motivos de suas mudanças, talvez você esteja num período de adaptação. Mesmo que retornou para a cidade que havia morado a vida toda você não é mais a mesma pessoa. Oriento que procure um psicólogo e marque um horário, na psicoterapia você terá um espaço para trabalhar essas mudanças.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo