Sou muito ciumenta! Como faço para amenizar?

Feita por >Raq · 15 jun 2022 Ciúmes

Sou casada e por motivo de algumas mentiras dele estou me tomando uma mulher ciumenta e possessiva

A melhor resposta 17 JUN 2022

Olá Raq.
A tendência é que se mantiver este tipo de comportamento, mais ele poderá se afastar de você.
É necessário que reflita os motivos dos pensamentos e atitudes que tem tido, para verificar a melhor forma de lidar com esta situação, inclusive sendo mais assertiva nesta relação. Psicoterapia pode ser um caminho para refletir, buscar assertividade e ter foco em solução.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 SET 2022

Oi Raq,
É preciso conversar e explicar como você se sente em relação as mentiras. Viver com insegurança esta te deixando emocionalmente frágil e com baixa autoestima. A psicoterapia é importante nesse momento para você dividir e entender o que esta acontecendo com você.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

21 JUN 2022

É natural se tornar desconfiada qdo a pessoa n transmite confiança.
Conversem mais sobre o assunto. Façam terapia

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 JUN 2022

Olá Raq!
Obrigada por sua pergunta. Costumo dizer que crises são grandes oportunidades que temos para aprender algo novo, para superar uma dor ou uma agonia. O ciúme que sente diz algo sobre você. Pode estar intimamente ligado a questões de insegurança, autoestima, controle. E o problema é que enquanto não olhamos para isso, afetamos as relações que temos e o resultado de nossas ações a partir desse sentimento ciumento pode ser desastroso.

Fico feliz em ver sua atenção voltada ao seu funcionamento emocional e relacional. Que bom que você está começando a se olhar e procurando se entender pois é a partir do momento em que reconhecemos, entendemos e olhamos para algo que se pode ampliar, crescer e melhorar o que há. É desse ponto que começamos a mudar e amadurecer.

Questões de autoestima estão intimamente ligadas ao autoconceito, autoaceitação, autocompaixão, autonomia, autoimagem... entre outros "autos" e que de algum modo vão delimitando o modo como se relaciona consigo mesma e com os outros. As vezes temos presentes sensações de menosvalia, não merecimento, incapacidade ou inadequação que podem ser amadurecidas, trazidas à maior realidade, transformadas e fortalecidas com o processo de autoconhecimento, psicoterapia.

Como pode ser o seu caso, é possível que uma jornada de autoconhecimento acompanhada por um profissional que através de técnicas e reflexões possa lhe dar o suporte necessário e favorecer seu crescimento. Terapia com psicóloga pode te ajudar muito!

Caso queira ajuda com isso, conte comigo! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

17 JUN 2022

Raq...
Não faça nada, não tem o que fazer contra o ciúmes... simplesmente seja voce mesma.
Aprenda a valorizar a si mesma, aprenda como ser uma mulher autêntica, uma mulher de valor, uma mulher que valha a pena, antes de tudo para si mesma.
Cure o seu emocional, resolva suas dependências, suas carências, aprenda a ser dona da sua vida... quando conseguir isso, terá eliminado tanto o ciúmes, como a autoestima e o sentimento de posso.
Aprendendo se dar valor, vais se tornar uma mulher forte, vai atrair pessoas que tenham o mesmo valor e vai afastar pessoas que não te valorizem.
Não se classifique por ele... seja mais... Ou ele te acompanha ou voce o elimina.
Seja para ti mesma e vais perceber que a realidade mudará ao teu redor!
Abraços

5817 respostas

16 JUN 2022

Oi, Raq! O ciúme é algo que vem para garantir a estabilidade do par. Logo, o seu ciúme nessa situação é normal, pois diante de mentiras a estabilidade fica comprometida. É preciso entender que mentiras são essas e o porquê de estarem sendo ditas. Leve isso para terapia e conseguirá refletir melhor sobre possíveis rumos dessa relação.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

16 JUN 2022

Olá, Raq!
Falar sobre relações é falar sobre sentimentos, afetos e comunicação. Podemos nos comunicar de várias formas e meios. Então a pergunta básica é: Como estou frente a mim mesma e ao outro? O que posso fazer para ter um relacionamento onde eu me sinta mais segura? Para a gente entender nossos sentimentos precisamos nos conhecer, primeiramente, para então dialogar com o outro e, assim, construindo pactuacoes de convivência satisfatórias para ambos. Quantas coisas sentimos e não falamos para quem estã no nosso lado, não é mesmo? E quantas vezes até falamos mas, não somos entendidas ou não entendemos? A resposta que eu procuro está em mim ou no outro? São questionamentos que propiciam uma vivência única e, isso, pode ser tentando no real encontro com o outro. Já houve tentativa e não se conseguiu de um diálogo franco e possivel? Nesse caso acredito que vale a pena procurar uma terapia de casal. Pode ser um momento de encontros de autoconhecimento para ambos, propiciando um novo fazer e um novo viver. Forte abraço!
Socorro Furtado - psicóloga e Terapeuta de casal.

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife

14 respostas

16 JUN 2022

Olá Raq! Obrigado por citar. Falta contextualizar. Precisa desenvolver autoconfiança, amadurecer, colocar o centro do namoro em si mesma. Somente podemos conviver bem, harmônico com o outro, se antes, tivermos o centro do bem estar em nós mesmos. Resgate seus planos, metas, saberes, buscas; organize tua rotina enriquecendo-a.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine os criadouros do mosquito.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

16 JUN 2022

Olá
Talvez você já tenha ouvido falar que o ciúme esteja relacionado a insegurança. Se há mentiras da outra parte, imagino que essas inseguranças devam aumentar. Fica difícil confiar em quem tem histórico de não fazer bom uso de tal confiança.
Nesse caso, acredito em duas possibilidades: ou uma reflexão sobre que tipo de amor eu quero para mim, ou se vejo no outro a vontade de parar e assim possamos dar início a uma terapia de casal.
Em ambos os casos recomendo que passe por esse processo com a companhia de um psicólogo, que poderá te ajudar a perceber melhor os detalhes dessa situação.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha