Minha mãe é ciumenta comigo e com meu namorado

Feita por >Lia · 30 abr 2022 Terapia familiar

Minha mãe e super mega ciumenta CMG e com meu namorado ela tem ciúmes de mim e por mas que tenha gostado dele ela você falando coisa sem saber tipo que ele e um vagabundo sendo que ele trabalha difamando ele pra família até julgando um suposto (noia) sendo que conheço ele mtt bem ele n e nada disso mas minha mãe até pareceu gostar dele mas do nada ela solta essas coisas oq eu faço eu n aguento mais......Me dê concelhos sobre isso por favor

A melhor resposta 2 MAI 2022

Oi Lia,
Voce e seu namorado são o espelho e o que ela vê nesse espelho é frustração, desgosto, falhas, coisas que ela não realizou em si mesma e agora crítica voces pela "ousadia" de estarem fazendo aquilo que ela não conseguiu.
Indique ela fazer Psicoterapia, e
Voces, fiquem longe das verborréias dela sobre voces; vivam as suas vidas, sonhem e realizem.
Corte o cordão umbilical psicológico com ela... voce não precisa mais de mãe, voce é mãe para si mesma; ela só pode ser amiga, se condizer com atitudes de uma amiga.
Voce veio através dela, mas não é dela. Voce não nasceu para continuar ligada a ela;
Nasceu, mesmo que dela, para ser feliz, para se realizar, para ser dona da sua vida, dona em todos os sentidos;
Abraços

5830 respostas

1 MAI 2022

Olá Lia! Obrigado por escrever. Possivelmente você é filha única, que representa companhia para tua mãe. Pessoas ciumentas querem viver a posse da outra pessoa. Isso acontece porque não se sentem inteiras, suficientes para cultivar e administrar trocas sociais mais amplas e significativas. Há observações importantes:
- Mães e pais, com seus erros e acertos, coerências e incoerências, salvo quando estão muito doentes, querem o bem dos filhos;
- A vivência dos anos faz com que os mais velhos sintam e percebam coisas que os mais jovens, muitas vezes, não estão vendo;
- Pessoas envolvidas por afeto, especialmente na juventude, muitas vezes, não conseguem ver incoerências em seus parceiros, que nos mais velhos e neutros podem ver;
- Há ex-namorado, mas não ex-mãe.
Para te dar conselhos mais precisos, mais consistentes, precisaríamos de mais dados. O escrito acima representa algumas reflexões, que pode ser que você já as tenha feito. Pode até ser que não se apliquem a teu caso.
Para aprofundamentos consistentes, nós psicólogos, estaremos a disposição.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.