Como faço para confiar em meu marido?

Feita por >Aline · 17 jun 2020 Terapia de casal

N sei mais o q fazer minha irmã mora comigo meu marido e minha filha. Mais eu n tô conseguindo conviver mais com a presença dela e o pior é q n posso falar nada p ela pois ela falaria p minha mãe e meu pai e eles sem. dúvidas ficariam com raiva d mim n confio em meu marido perto dela pq ele já quis q.eu me.vestisse igual a ela só q n consigo.pq cada um tem seu estilo.
Quando penso em coisas começo a.chorar ou vou fazer pergunta p ele do tipo vc ta cansado d mim ele diz q n aguenta mais minhas picuinhas q sou muito ciumenta q sou bipolar q n confio nele e outras coisas q já está cansado. E o pior é q eu amo muito e fico pensando na minha filha caso agente se separe. N sei.mais o q fazer n aguento mais só choro.

A melhor resposta 20 JUN 2020

Olá Aline.
Seu relato traz dezenas de coisas que mostram que você precisa muito iniciar Psicoterapia. Não posso te dizer o que deve ou não fazer pois não conheço a fundo sua história, mas te convido a fazer algumas reflexões:
Por que sua irmão mora contigo se isso lhe deixa desconfortável?
Por que já tendo sua familia se preocupa com que seus pais fiquem com raiva?
Se ela contasse algo para seus pais eles não iriam querer escutar sua versão dos fatos? E se não, porque permite que isso te aflija tanto?
Você não confia no seu marido pois ele não lhe passa segurança ou você não confia em você?
Se ele não lhe passa confiança porque está nesse relacionamento?
Se não confia em você, porque isso acontece?

Seu que não consigo ajudar muito, mas seu relato me pareceu muito angustiado e acredito que só se sentirá aliviada quando puder pensar sobre essas questões.
Olá G, como vai?
Imagino que sua situação está bastante desconfortável e que deve estar se sentindo esgotado já que, pelo que relatou, tentou conversar com sua mãe de todas as formas. Não há outra solução no seu caso, já que não pode morar sozinho, do que continuar tentando lidar da melhor maneria possível com essa situação. Por certo algo na relação de vocês ou no seu comportamento desperta alguma vivência ruim dela, ou algum conflito que ela não resolveu.
O ideal nesse caso seria vocês fazerem uma terapia familiar, mas caso isso não seja possível sugiro que você faça terapia para aprender a criar mecanismos para lidar com essa situação de uma maneira que não te deixe tão aflito.

Tenho 14 anos de experiência, caso acredite que eu possa ajudá-la agende uma sessão que terei o prazer em lhe acompanhar nessa trajetória. A primeira sessão não tem custo.
Espero ter ajudado

Abraços

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

18 JUN 2020

Olá! Grato por participar. Primeiro é preciso esclarecer que a confiança no outro depende da atitude do outro, mas é muito difícil confiar no outro, sem ter autoconfiança. O essencial é confiar em si mesma. Segundo dado a pensar é: por que a sua irmã precisa morar com vocês? Você percebe que você está com raiva? Será que raiva terá o mesmo significado para os seus pais, para sua irmã, como tem para você? Será que a maneira como você percebe as coisas está correta? A verdade, por mais dolorida que seja, é um bom avaliador. Confie na tua verdade, haja com correção, estabeleça seus limites de tolerância, mas cuido para ver a realidade. Muitas vezes, quando nos sentimos frágeis, vemos as coisas de maneira diferente do que elas, de fato são. Ficar chorando você não pode, pois isso, não ajuda a resgatar a tua harmonia. É muito importante você poder aprofundar a tua reflexão com a ajuda técnico-científica de uma psicólogo. Conte conosco. Também será importante você localizar uma pessoa de sua extrema confiança e poder falar com ela sobre isso. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.