Não confio no meu marido, mesmo ele não fazendo nada de errado

Feita por >Angelica · 17 nov 2018 Ciúmes

oi , eu estou gravida de 3 meses, e estou com meu marido há 1 ano na verdade só moramos juntos, não somos casados e apesar de amar muito ele e querer me casar com ele ao mesmo tempo tenho medo de casar porque acho que ele vai me trair ou me trocar por outra e me abandonar a qualquer momento, todos os dias eu penso que ele quer a vida de solteiro de sair com os amigos, mas ele diz que não quer essa vida, ele diz que quer que eu acredite nele que ele me ama e que ele quer realmente ficar comigo e que eu tenho que confiar nele, mas eu não consigo, eu tenho ciumes quando estou trabalhando no final de semana e ele está sozinho , eu fico imaginando que ele está por aí se divertindo enquanto eu estou no trabalho e penso que ele mente que está em casa, eu não sei, preciso ficar pesquisando pra tentar saber aonde ele está e o que está fazendo, e começo a imaginar que ele está em casa com outra na nossa cama, que ele está com outra sentada do lado dele no carro no meu lugar eu fico pensando essas coisas, e me sinto um lixo, quero saber se isso demonstra apenas que eu sou insegura em relação a mim mesma, ou se é porque alguém já mentiu pra mim, pois quando eu era mais nova até meus 20 anos eu não me importava com ciumes não sofria por amar alguém do jeito que sou hoje com quase 30 anos.

A melhor resposta 19 NOV 2018

O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

18 NOV 2018

Olá Angelica. Muitos pensamentos disfuncionais fazem com que nossa percepção fique como olhassemos através de uma lente embaçada, e aí fazemos ligações com outros pensamentos de modo a nos sentir presos numa possível irrealidade, que só traz sofrimento e nos deixam imobilizados. Para mudar esse cenário, será importante você procurar um psicoterapeuta, onde terá oportunidade de reestruturar esses pensamentos, fortalecer a relação que você tem consigo mesma e com seu companheiro e com o futuro.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana