Não confio nos amigos da minha namorada, o que faço?

Feita por >Souza · 18 mar 2023 Abordagem psicológica

Comecei a namorar com ela a 1 mês, mas nos conhecemos mais de 1 ano, ela é uma pessoa maravilhosa e nunca brigamos nem durante a amizade, eu confio de verdade nela, porém aparentemente a vida ao redor dela é cheia de amigos que fazem muito "contato físico" e eu temo que algum deles possam tentar algo sem que ela espere que aconteça, eu sei que ela não me trairia mas isso me incomoda muito pois admito que minha experiência de vida amorosa foi horrível nos últimos tempos (sendo usado depois largado e etc..), um deles até fez um "gesto de carinho" que ela depois disse para que ele não fazer novamente. Mas e se algum fizer algo pior do nada? Não tem como reverter e eu não posso estar sempre ao lado dela pra impedir, ela sempre vê o lado bom nas pessoas mas sla talvez eu que seja muito desconfiado, e eu não quero de forma algum transforma o que estamos construindo juntos em algo tóxico... Se eu tiver que melhorar eu busco melhorar...

A melhor resposta 20 MAR 2023

OLÁ Souza,
Na sua fala me parece que está um pouco misturado seu sentimento de insegurança, o sentimento dela de querer agradar, o dos amigos e etc. Quando não temos clareza do que está acontecendo, corremos o risco de estarmos mais reagindo do que agindo, nesta reação teremos o elemento de autodefesa, correndo o risco de privá-la dos contatos que são importantes para ela, ou ser agressivo com esses amigos e com ela também, ou mesmo se afastando e rompendo. Aconselho que busque um processo de Psicoterapia, irá te ajudar a ver claramente e decidir como irá agir. Estou a disposição, ou busque alguém do seu interesse.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAR 2023

Souza
Voce precisa resolver o teu problema.
O problema está em voce e não nela ou nos outros. Voce está enxergando chifre em cabeça de cavalo.
E não queira nivelar o nivel de relacionamento por ti... estará fadado a dar problemas.
Antes de começar a namorar, corrija, cure o teu problema se quiser ter a chance de dar certo.
O grupomde amigos dela é um grupo, pelo descrito, afetivo e respeitoso, mas que não impede de demonstrar carinho e afeto com quem quer que seja inclusive com a tua "namorada".
Faça Psicoterapia para resolver este problema, para corrigir e resolver teu trauma, tuas experiências passadas. Nada foram erradas, foram experiências, mas que não servem para servirem de modelo.
Abraços

5897 respostas

19 MAR 2023

Olá Souza! Obrigado por escrever. Um mês de namoro é muito pouco tempo. Amadureça e aprofunde namoro aos poucos. Por outro lado, olhe para dentro de si, confie em você, valorize você, namoro você. Você está muito imaturo, sem confiança em si.
No caso específico desse namoro, é importante ter claro que esse namoro é para conhecer, amadurecer, mas dificilmente para ficar "juntos para sempre". Essa é uma fantasia imatura (ficar juntos para sempre) que povoa os contos de fadas, nossos sonhos, mas não o mundo real. Precisaremos fortalecer para viver bem e degustar a realidade, não os sonhos;
No fundo você não confia em si mesmo. Para confiar em si é preciso consolidar turma de colegas e conhecidos, que sejam éticos e saudáveis, praticar esportes coletivos de contato, estudar com consistência, trabalhar com seriedade, desfrutar de grupos de teatro, cultura, estudos, serviços, ver artes, música, teatro e outras expressões culturais, além de namorar consigo mesmo. Namorar outra pessoa, com temor e desconfiança, não permite ficar espontâneo, autônomo, original.
Estarei a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8719 respostas

19 MAR 2023

Oi Souza! É compreensível que você sinta essa preocupação, principalmente por ter tido experiências passadas ruins em relacionamentos. É importante lembrar que confiança é fundamental em um relacionamento saudável e que a sua parceira escolheu estar com você porque confia e gosta de você.

No entanto, é válido conversar abertamente com ela sobre essas suas preocupações, sem acusá-la ou insinuar que ela possa te trair. Explique como se sente e escute o que ela tem a dizer. É possível que ela compartilhe da sua preocupação e juntos vocês podem encontrar formas de lidar com isso.

Também é importante lembrar que os amigos dela não são necessariamente uma ameaça ao relacionamento de vocês. Cada pessoa tem seus próprios limites e valores, e é possível que a sua parceira já tenha deixado claro para eles que esse tipo de comportamento não é adequado.

Se a confiança é um problema para você, talvez eu possa te ajudar, juntos podemos trabalhar essas questões e melhorar a sua autoconfiança e segurança em um relacionamento.

Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife