Meu namorado não quer sair comigo e com os meus amigos, o que faço?

Feita por >Jéssica · 11 mar 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde, uma amiga vai ter um jantar de aniversário e como as amigas dela vão levar o seu namorado, também me convidou e ao meu namorado. No entanto, ele não gosta dessas pessoas mesmo não conhecendo, e diz que não sente bem nesses ambientes. Já conversei com ele e disse que queria que ele me acompanhasse nestas situações, mas ele não quer. O que faço? Será que não sou assim tão importante para ele e não se esforça, ou estou a cobrar demasiado? Devo respeitar a maneira de ele ser e de estar?

A melhor resposta 12 MAR 2023

Olá Jéssica! Obrigado por perguntar. Direto: termine o namoro. Fique um tempo amadurecendo vínculo com colegas e conhecidos, com a cultura, com os grupos sociais, com estudos, com trabalho consistente, com esporte coletivo de contato. Namoros são experimentações de conhecimento mais de perto; colegas e conhecidos (muitas vezes confundidos com amigos), são muito importantes. Não gostar de pessoas, sem conhecer, inviabiliza evolução. É preconceito.
Havendo alguma particularidade não escrita no seu texto, sendo ela relevante para discordar da minha ponderação, será importante análise mais detalhada.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8709 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 MAR 2023

Jéssica,
Pode até respeitar a maneira de ele ser, apesar de estar demonstrando problemas e conflitos que ele deverá solucionar;
Mas, com ele ou sem ele, voce deve ir ao jantar. Não deve se distanciar das amigas, amigos porque ele não quer ou não gosta...
Se voce se acomoda a ele, não tem vida própria, não tem escolhas próprias... será isso uma dependência emocional?
Depende da sua escolha... o que voce quer? Ser submissa a ele? E depois ficar na queixa?
Abraços

5891 respostas

12 MAR 2023

Olá Jéssica.
Claro que você pode ir sozinha nesse encontro com as suas amigas. Mas para entender o que se passa com o seu namorado exige uma avaliação bem profunda pois as causas podem ser variadas e somente através do diálogo sincero, observações, verificação de vida pregressa, familiar e social podemos lhe indicar as alternativas a seguir. O ideal é que ele faça a
Avaliação Psicológica para saber o "Por quê" sente essa insegurança relacionada à vida social. O profissional fará os encaminhamentos seguintes se necessário. Outra alternativa importante é procurar diretamente ajuda de neurologista ou psiquiatras para fazer a Avaliação, caso ele tenha plano de saúde talvez seja o melhor caminho. Esses profissionais também farão outros encaminhamentos se necessário. Espero tê-la ajudado.
Maria Nair
Psicóloga Clínica - Terapia Cognitiva Comportametal

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

12 MAR 2023

Oi Jéssica, é importante levar em consideração os sentimentos e desejos do seu namorado, mas também é importante que você se sinta confortável em sua vida social e que ambos possam desfrutar de experiências juntos.

Tente ter uma conversa aberta e honesta com ele para entender melhor seus sentimentos e preocupações sobre ir ao jantar. Talvez haja uma maneira de tornar o evento mais agradável para ele, como sugerir que ele possa trazer um amigo ou trazer algo que ele goste de comer ou beber.

Por outro lado, se ele ainda se recusar a ir, é importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias preferências e limitações, e você deve respeitar a decisão dele. Talvez você possa ir sozinha e desfrutar do tempo com suas amigas, ou encontrar outras maneiras de passar tempo juntos que sejam agradáveis para ambos.

No entanto, se isso se tornar um problema recorrente em seu relacionamento, pode ser útil ter uma conversa mais profunda sobre a importância de se apoiarem em suas vidas sociais e de encontrar maneiras de fazer isso juntos.

Abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife