Sou muito carente

Feita por >Bela · 9 nov 2020 Dependência emocional

Olá boa tarde. Sou muito carente. Tive uma infância muito conturbada sem amor e carinho dos meus pais. Hoje me vejo presa a um relacionamento que não me sinto amada por carência, medo da solidão e por amar demais a ele e esqueço de amar a mim. Como agir pra mudar isso e seguir uma vida saudável sem depender do amor e atenção de alguém pra se sentir feliz!

A melhor resposta 10 NOV 2020

Bela, a terapia é o processo de auto conhecimento que vc precisa, para aprender a ter amor proprio, desenvolvimento pessoal, e fortalecimento.
se precisar de ajuda
sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

26 NOV 2020

Oi Bela, como vai?
Neste breve relato que você faz, você traz vários elementos importantes que você mesma conseguiu identificar: carência emocional, infância sem amor, dificuldade de amar a si mesma; todos estes elementos estão interligados, você percebe?
Com certeza a forma como você se sentiu na sua infância tem influência sobre a pessoa que você é hoje, sobre a maneira como você se relaciona com as pessoa ao seu redor e consigo mesma também.

Não vejo outra saída que não um processo psicoterapêutico para te auxiliar nesse caminho de descobertas, construções, desconstruções e reconstruções também. Você precisa se permitir encontrar maneiras possíveis para amar e para ser amada. Mas, nem sempre isso é possível sem um suporte profissional. Busque um atendimento psicológico para que você possa se compreender melhor, e, a partir dessa auto-compreensão, possa direcionar a sua vida para o lado que você desejar ir.

Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Blumenau

9 respostas

10 NOV 2020

Olá Bela.
As primeiras relações afetivas, podem indicar a forma como uma pessoa se relaciona no futuro, inclusive as relações amorosas, assim você pode pensar que ama uma pessoa, no entanto pode não ser amor, mas pensa que é por diversas sensações que tem para com esta pessoa. Se este for o seu caso, os atendimentos psicológicos podem te ajudar a entender se, suas primeiras relações estão determinando sua forma de se relacionar com um parceiro amoroso, e estando você aberta há possibilidades de modificar este padrão de sentimentos e sensações.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 NOV 2020

Olá Bela! Grato por escrever. De certa forma, todos somos carentes. A questão será ter o foco na crença de que ao viver com harmonia, alegria, com planos, metas, sonhos, realizações, você terá a si mesma como prioridade e será interessante aos demais. Certamente falta organizar rotina de vida centrada em si mesma, falta autoconfiança. Será muito útil você passar por caminhada consistente com um psicólogo, colocando-se com abertura mental, disiciplina e muita persistência.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

10 NOV 2020

Boa noite! A primeira infância e as fases iniciais do desenvolvimento humano são extremamente importantes, sobretudo no que tange a formação dos laços afetivos. As primeiras noções de aceitação e pertencimento acontecem nas relações entre pais e filhos. Quando essas relações não ocorrem de forma ajustada, promovendo aceitação e uma formação saudável de laços afetivos, a criança pode se desenvolver a partir de crenças de rejeição, desamor, desamparo, preterência dentre outras limitações. Podendo tornarem-se jovens e adultos cujo esforço e busca por aceitação nas relações, parece em vão. Você deve procurar um profissional Psicólogo para uma avaliação e sessões de psicoterapia. É preciso resignificar sua história de vida, construir crenças mais adaptativas e funcionais. Um Psicólogo EMDR poderá te auxiliar.

Vicente Aquino Psicólogo Psicólogo em Jequié

10 respostas

9 NOV 2020

Oi Bela,
Exatamente. Toda sua carencia, medo, conflitos, são consequências da sua história de vida.
É preciso fazer terapia para trabalhar esses traumas que adquiriu ao longo da vida. Para amar alguém, primeiro é preciso você se amar, você curtir a sua companhia. Não deixe de buscar ajuda.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo