Eu sou muito carente e isso tá me afetando, como posso melhorar?

Feita por >Rayssa · 1 out 2022 Dependência emocional

Eu sou muito carente de atenção e venho percebendo isso depois que comecei a namorar, meu namorado é muito bom pra mim, no início eu tentava não demonstrar muito, mas agora depois de um tempo eu me vejo muito apegada, fico cobrando atenção toda hora e ele já não é assim, então pra mim é como se ele não me amasse mesmo eu sabendo que ele me ama muito e me dá atenção sempre, mas é como se eu precisasse dele toda hora e fico brigando com ele sem motivos, o que eu posso fazer pra melhorar isso?

A melhor resposta 6 OUT 2022

Ola Rayssa, espero que esteja tudo bem com você.

Um relacionamento saudável deve ser equilibrado, e para que possamos alcançar esse equilíbrio nas relações devemos primeiramente estarmos bem, seguros, e autoconfiantes com nós mesmos. Quando não estamos totalmente bem com nós mesmo, tendemos a cobrar muito a atenção do outro, de maneira excessiva, como se a presença do outro e a atenção do nosso parceiro fossem os únicos caminhos possíveis para legitimação de nossos sentimentos, e do nosso ser. Assim, o relacionamento tende a ficar desigual, pois estamos sempre exigindo muito, o que acaba por nos privar de viver plenamente nossa relação como ela se apresenta. Parece que nunca estamos satisfeitos, e ao menor sinal de que nosso parceiro não nos dá mais atenção, que não é exatamente uma verdade, nos sentimos abandonados, sem acreditar que realmente nosso parceiro nos ama. Com o tempo, isso pode prejudicar a qualidade das relações, e em outros setores de sua vida também. Por isso, busque se fortalecer, e ser emancipada dessa dependência. A Psicoterapia pode te ajudar muito a se entender, e adquirir autoconhecimento para que você se fortaleça e viva de maneira mais plena sua relação. Se tiver oportunidade, busque auxilio de um Psicólogo para iniciar seu processo de mudança pessoal. Você obter;a muitos benefícios com o tempo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 OUT 2022

Oi Rayssa! Primeiro, obrigado por compartilhar tua história aqui…
Sobre o que tu trouxe, a gente precisa investigar da onde vem toda essa carência. As vezes pode parecer algo novo, que te pegou desprevenida. Mas na maioria das vezes a gente mostra sinais em outras experiências anteriores que nos deixaram marcas… Marcas de rejeição, de abandono, de desamparo. E acredito que poderíamos explorar por esse lado, pra então entender um pouco do porque, mesmo ele sendo tão atencioso tu precisar sempre mais segurança de que ele gosta mesmo de ti.
Caso queira agendar uma sessão comigo, fico a tua disposição. Um abraço.

Eduardo Marchioro Psicólogo em Porto Alegre

15 respostas

4 OUT 2022

Oi Rayssa,

O bom é que você percebeu que isso acontece e que pode trazer prejuízos nos seus relacionamentos.
A psicoterapia ira te ajudar a trabalhar sua dependência emocional e o mais importante, entender o que aconteceu ao longo da sua vida, que criou essa depêndencia.
Caso tenha interesse, estou a disposição.
Rute Martins- Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 OUT 2022

Oi Rayssa
Precisa curar teu emocional, precisa resolver tua dependência, aprender a se relacionar consigo mesma.
O que te faz falta não o outro que preenche... voce precisa conquistar, a vida é tua.
Ele cuida dele e voce cuida de você.
Peça ajuda pela Psicoterapia para se conhecer e iniciar este caminho que é só teu.
Abraços

5817 respostas

2 OUT 2022

Oi Rayssa! Que bom que você escreveu. Para namorar outra pessoa de forma plena, precisamos nos valorizar e não cobrar, não vigiar, pois sabemos que quem nos perder, perderá alguém muito importante. Você ainda não organizou tua identidade, não organizou tua autoconfiança, logo, não namora a si mesma, não respeita a si mesma. O namoro com o outro tem que vir depois do amor próprio. Reorganize tua identidade, tuas metas, tuas qualidades, possibilidades e potencialidades.
Recomendo psicoterapia com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8634 respostas

2 OUT 2022

Olá, primeiramente precisamos trabalhar essa auto-estima e essa dependência emocional, você deve aprender a se gostar mais e olhar mais para si mesmo. Não podemos permitir que a nossa felicidade seja o centro de nossa felicidade, o outro deve vir para complementar a nossa vida e não ser a razão de viver. É muito pesado para o outro carregar o peso de nossa carência. Segundo Jung, isso pode ser chamado de Histeria (a necessidade de ser amada(o)), e isso acaba pesando demais para o outro. Devemos entender se tem e de onde vem essa carência. Pessoas carentes acabam, o tempo todo, buscando provas de amor e colocando o outro em teste pra se certificar de que o outro ama também. O melhor a se fazer de primeira é começar a olhar mais pra si mesma e buscar ter uma vida própria que não dependa do outro. Isso é um bom começo. E depois tentar descobrir e trabalhar o porquê dessa necessidade e carência

Alexandro Mana Psicólogo Psicólogo em São Paulo