Sou ingrato?

Feita por >Ômega · 11 fev 2021 Desenvolvimento pessoal

Bem, eu moro com minha mãe e meu irmão, últimamente tenho ficado muito triste com situações nas quais eles estão envolvidos. As situações mais comuns são quando estamos apenas conversando/discutindo já escuto gritos, ofensas e grosseria, ou também quando eu tenho alguma atitude que não os agrada. Eu quero muito o respeito e carinho deles, mas quando eu recebo esse afeto me sinto mal, como se eu não merecesse. Quando penso nisso me sinto como se eu fosse um ingrato, já tentei conversar com eles mas não deu certo. Eu não sei o que fazer.

A melhor resposta 12 FEV 2021

Oi Ômega,
Então vamos por partes, Por que você não acha merecedor deste afeto?, o por que a tristeza lhe conforta com essas situações, não que o sentimento de tristeza deve lhe fazer mal, as vezes é necessário pra poder se olhar, lhe trago mais um questionamento, será que vc não está sendo ingrato consigo mesmo? Pondere, reveja o que você está fazendo pra si mesmo;;
Se quiser descobrir mais, e conhecer meu trabalho estou a disposição
Um beijo
Leni Elisa psico

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

13 FEV 2021

Omega, vc está com conflitos internos,. Vc gostaria de ajudar mas n sabe como. Resolver o problema de outras pessoas ou famíliar nem sempre é fácil, principalmente qdo se está TB envolvido.
O melhor q vc tem a fazer é procurar ajuda profissional para aprender a lidar c essas situaçoes.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 FEV 2021

Olá ômega! Grato por escrever. Vamos conversar mais profundamente sobre isso. No convívio familiar, muitas vezes, com o desgaste do dia-a-dia, o depósito de altas expectativas, os problemas da rotina, por quebra de expectativas, as pessoas acabam direcionando grosserias e ofensas exatamente às pessoas com as quais mais convivem e, no final das contas, mais contam e mais podem contar. Que bom que você descreve uma consciência de que isso está acontecendo.
Não se trata de questão de ingratidão, é questão de amadurecimento, de busca por melhor medida de trocas, de construções de diversos objetivos éticos, saudáveis e integrados à cultura.
Será interessante, se for possível, você contar com a ajuda científica de um psicólogo, para reorganizar as coisas e a integração.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 FEV 2021

Olá, vamos lá, inicialmente não se culpe ou se sinta ingrato. Pelo que você fala, a relação de vocês na maioria das vezes não está sendo fácil e isso, acabada gerando em você uma reação de defesa. Também no seu relato, você traz que não aprova alguns comportamentos de seus familiares. Bom, não temos o poder de mudar o comportamento das pessoas, mas temos a capacidade de não nos deixar afetar pior elas. Acho que você neste momento deveria pensar na possibilidade de buscar apoio psicológico. A terapia iria te ajudar a enxergar tudo com mais clareza e se posicionar frente as situações que ocorrem na sua casa de forma mais acertiva.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul