Por que eu sou assim? Eu sou tão ingrata

Feita por >Alice.. · 26 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

eu sou tão ingrata, minha mãe sempre fez tudo por mim e eu não faço nada por ela, eu não tenho paciência com ela e eu me odeio por isso, pq as vezes ela fala na paz cmg e eu sou ingnorante, mas eu juro, não é a intenção, eu não consigo dizer que eu a amo, eu não sei o pq de eu ser assim:(
a minha amiga vai se mudar, segunda eu não vou vê ela, eu não vou mais ficar com ela no recreio, eu não vou vê mais a mãe dela, nem a irmã dela, ela não vai mais me abraçar, eu não vou vê ela toda felizinha do nada sem motivo, eu não vou mais vê ela :( ontem (sexta) foi um dia horrível, foi o meu último dia com ela, a gente chorou muito, e depois quando a mãe dela veio buscar ela, eu chorei mais ainda, a mãe dela me abraçou, mh amiga me abraçou, e na hora ela da despedida, eu senti aquele sentimento que eu não iria mais vê ela, deu aquela falta de ar, e eu já sabia o que fazer. queria ir em um piscologo mas meus pais não vão dar conta de pagar, eu iria na que tem na escola mas preciso vê os dias em que ela está livre.
tem tanta coisa que eu queria dizer mas não sei a maneira melhor em dizer.
eu comecei a pensar em suicídio a pouco tempo, antes eu não tinha esse pensamento, mas desde de quando eu comecei a pensar nisso, eu não paro.
e se eu me dopar com remédios, e der errado e eu ter que me explicar? minha mãe vai está lá chorando se perguntando o que fez de errado..

A melhor resposta 1 JUL 2022

Olá Alice,
Que bom que chegou até aqui!
Um primeiro passo para o amadurecimento e a melhoria é refletir e buscar entender o que te acontece, para então agir ecrescer.

Sinta-se confirmada ao que sente, é real! Está aí! Mas sugiro que pratique um pouco de autocompaixão, acredita ser possível? Sabe quando uma amiga chega e te conta um problema em que vive e como se sente? Como você a acolheria? Com amorosidade, cuidado e carinho? Com estima? O problema é que quando somos nós a ter essas dores geralmente não nos cuidamos com a mesma gentileza: somos duras, há criticas ou julgamentos.

Sugiro então que tente se olhar com esse cuidado amigo e busque olhar e ressignificar suas histórias. Autoconhecimento, terapia, podem te ajudar muito com isso. Como diz que não há possibilidades financeiras de fazê-lo, o que entendo, pode buscar outros recursos possíveis que também podem te ajudar: Caso tenha plano de saúde, há profissionais geralmente que estão vinculados ao convênio (busque se informar com o seu). Também há faculdades que oferecem atendimento psicológico gratuito em suas clínicas escola. Há também CAPs que oferecem cuidados à saúde mental. Busque, se informe em sua cidade, encontre uma maneira de cuidar de si. Mas faça algo. Converse com seus pais ou algum adulto em quem confie, busque um caminho para se cuidar!

Quando continuamos tendo as mesmas atitudes, temos os mesmos resultados. Quando agimos de uma maneira diferente, teremos resultados diferentes. Faça algo novo, diferente, cuidadoso consigo.
Depois me conte seus novos resultados ;)

Espero ter te ajudado.

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

28 JUN 2022

Olá Alice, espero que esteja tudo bem com você.

Você traz em seu relato pelo menos três situações distintas, que merecem sua atenção e que estão te causando sofrimento. Essas situações precisam de seu cuidado e a forma como você vai cuidar delas, vai refletir no seu cuidado consigo própria. Por isso, realmente é indicado você buscar um Psicólogo, para que um profissional possa te auxiliar a cuidar dessas questões que estão te trazendo sofrimento emocional e mental. O pensamento suicida não vai te auxiliar a resolver essas questões, e na verdade não vai te levar a lugar nenhum, que é o posto do que você deseja, que é justamente sair dessas questões e sentimentos misturados. Através de um processo de psicoterapia, você pode trabalhar as possibilidades de melhorar seu relacionamento com sua mãe, o afastamento de sua colega da escola, e outras questões mais que possam te ajudar em seu desenvolvimento pessoal, e em seu autoconhecimento. Talvez você precise conhecer outros pontos de vista sobre essas situações que está vivenciado, e outras maneiras mais assertivas e proativas de lidar com elas. Isso é autoconhecimento. Não deixe de buscar um Psicólogo o quanto antes, e ressalte a importância disso para seus pais, pedindo ajuda para concretizar esses atendimentos. Pode ter certeza que sua família vai estar ao seu lado se você se abrir para eles.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 JUN 2022

Oi Alice,
Compreendo a tua dor, compreendo a tua situação, mas não se julgue ingrata... voce não é ingrata... algo está acontecendo contigo, voce perdeu uma amiga, perdeu de estar perto todos os dias... voce tem motivos para estar sentindo isso e de ser assim...
Exprsse seu sentimento, com a mãe mesmo, diga para sua mãe te perdoar pela forma como voce fala, mas expresse todo o seu sentimento... Pode solicitar atendimento online se não quer a psicóloga da escola...
Sua amiga se afastou, mas voce não perdeu ela... voces sempre vão ficar ligadas. Podem planejar muitas coisas juntas.
Nada está perdido.
Abraços

5817 respostas

28 JUN 2022

Alice sugiro fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUN 2022

Olá Alice! Obrigado por escrever. A vida é feita de situações que sempre aprenderemos a superar e ficar mais fortes quando ela envolve grandes laços de amizade. Tua amizade tão especial com essa amiga, tanto permite considerar que vocês se encontrarão outras vezes, como permite a ideia de que você pode fazer muitas outras amizades intensas, agradáveis bonitas com outras pessoas. Muitas pessoas não podem ter o privilégio de contar uma história como a tua: da amizade. Você tem esse privilégio.
Da mesma forma, você está percebendo que precisa se melhorar com tua mãe. Se você mostrar a primeira parte desse texto para a tua mãe, ele terá sabedoria e maturidade para te acolher. Isso que você está vivendo em relação a tua mãe, embora desconfortável, é normal, e importante para o amadurecimento e construção da autonomia. Somente não se esqueça que as mães e pais, sempre querem o melhor para os filhos, além disso, tem algumas experiência de vida que são muito importantes.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.