Sou casada há quase 4 anos mas acho que não o amo mais

Feita por >Lola · 25 abr 2022 Terapia de casal

Eu acho que não o amo mais, não tenho mais desejo sexual, não penso no futuro e me pego mtas vezes pensando em como seria minha vida solteira. Mas eu não tenho coragem de terminar a relação, ele é boa pessoa faz tudo por mim e minha família o adora, não sei o que fazer estou me sentindo mto mau e culpada por não sentir o mesmo que ele! O que fazer? Me ajudem por favor

A melhor resposta 27 ABR 2022

Lola. Ninguém é obrigado a ficar c ninguém. Siga em frente. Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 ABR 2022

Oi Lola,
Primeiro, voce precisa se conhecer, quem é voce, qual a sua dentidade, o que veio fazer aqui, como está se construindo, quais seus talentos e recursos para desenvolver o seu objetivo de vida; conhecer como sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar a realidade da vida e isso depende de como foi a tua gestação e as fases de desenvolvimento que vai do primeiro dia de existência até seus 4/5 anos. Aí vai saber a sua forma de amar e se relacionar, de agir e reagir consigo mesma e com os outros.
Precisa curar sua dependência emocional, suas carências para se tornar uma mulher autêntica, uma mulher verdadeira. Só assim vai poder resolver.
O que voce está sentindo é resultado de uma adaptação ao que o sistema previu e não é fundamentado na tua própria vida; uma adaptação, um adestramento sofrido para se encaixar aos padrões sociais e culturais. Por isso precisa fazer Psicoterapia para resolver estas questões, curar o que tiver que ser curado, sanear o que precisa ser saneado.
Ok, voce já está casada, mas não é motivo de separação porque ao se tornar mais consciente da sua realidade e do percurso que voce deve fazer, voce se coloca dentro das coordenadas da vida e influenciará tudo ao seu redor, inclusive teu marido que também vai perceber o que deve mudar em si mesmo.
Antes de tomar decisão, faça o que tiver que ser feito na sua pessoa. Vai gostar, isso eu aposto. Depois, podes fazer outras escolhas, podes tomar outras decisões, porém de uma forma mais consciente, mais madura, com mais sabedoria!
Abraços

5817 respostas

26 ABR 2022

Olá Lola, espero que esteja tudo bem com você!

É interessante você buscar um acompanhamento com um profissional de Psicologia para que ele possa te auxiliar a compreender melhor teus sentimentos em relação ao seu casamento e ao seu marido, te facilitando a tomar as melhores decisões para você dentro deste contexto que relata. Você descreve seus sentimento de maneira muito clara, mas mesmo assim é preciso compreender mais o que está acontecendo dentro de você e em seu contexto de vida, que faz você estar sentindo tudo isso que relata, e se encontre um pouco nessa "mistura" de sensações e sentimentos que não estão sendo muito claros para você. Por isso, procure um profissional de Psicologia para te auxiliar neste momento, tenho certeza que conversar com um profissional que irá te escutar de maneira neutra e diferenciada, te proporcionará novas reflexões sobre sua vida e poderá te ajudar a encontrar as respostas que está procurando.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

26 ABR 2022

Bom dia, Lola,
Pelo seu relato, você parece estar mais preocupada como que os outros têm a ganhar do seu relacionamento, como não machucá-lo ou perturbar sua família.
Mas e VOCÊ? O que quer pra você? O que mudou no casamento que a tenha distanciado tanto dele?
Comece a buscar dentro de você as respostas que procura pra definir um rumo para sua vida. Se você não se reconhece na relação, nunca estará satisfeita. Mas pra se encontrar, primeiro tem que olhar pra dentro de você e fazer as perguntas certas:
Quem é VOCÊ hoje? Quais os seus sonhos?

A psicoterapia pode ajudá-la a se encontrar e se reconectar com você mesma.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 ABR 2022

Oi Lola!
Sabe, não existe uma resposta certa pra isso imediatamente. Existem muitas coisas que podem estar gerando essa falta de desejo.

Fico feliz de você está aqui pedindo ajuda, pois esse é um passo já muito importante.
Vamos conversar mais?
Estou a disposição aqui pra você.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

26 ABR 2022

Olá Lola! Obrigado por escrever. Amadureça, resgate os objetivos, as razões que te fizerem escolher casar-se e as possibilidades dessa condição de vida.
Será importante e enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo para que possa amadurecer as escolhas, suas potenciais riquezas e possibilidades.
Abraços virtuais (A pandemia ainda não acabou. Cuidado com a maioria dos falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até de alguns falsos cientistas.
Siga as recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Cuide do afeto. Pondere o uso da máscara e do evitação de aglomerações desnecessárias.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 ABR 2022

Olá
Parece que seus sentimentos já escolheram um caminho, mas sua cabeça deseja outro. Assim fica difícil seguir por um caminho só se me encontro dividida. Talvez um processo de terapia te ajude a compreender esse duplo sentindo, ajudando a ver o que mais faz sentido para ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha