Sobre por que a minha filha de 10 anos e meio mente tanto?

Feita por >Cristiane · 27 out 2021 Psicologia infantil

Bom Dia !
Tenho uma filha de 10 anos e meio e não confio nela, pois mente demais sempre para beneficio proprio e envolve questões com outras crianças, mente de uma forma tão cara de pau que fico irada e não estou mais sabendo o que fazer. Como lidar

A melhor resposta 29 OUT 2021

Olá Cristiane!
Infelizmente por seu pequeno relato não é possível estabelecer uma hipótese da razão disso estar acontecendo.
O indicado é que você a leve em um psicólogo para uma avaliação e prevenção do desenvolvimento de mitomania (compulsão por mentir).

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 DEZ 2021

É muito importante avaliar qual é a dinâmica do relacionamento de vocês duas. Talvez você esteja sendo protetora demais sem se dar conta e isso a estimula a mentir. Mas este é apenas um cenário, pode acontecer por diversos motivos. Recomendo um orientação psicológica para analisar o caso e aprender a lidar melhor com ela.

Se precisar, estou a disposição!
Abraço :)

Anônimo-392125 Psicólogo em Lajeado

8 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 NOV 2021

Cristiane. Vc dizer q não confia na sua filha já é um problema que seria interessante vc fazer terapia

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 OUT 2021

Cristiane,
Se ela mente para voce é porque voce enganou ela ou ela se sentiu enganada por voce . Todas as pessoas procuram sempre vantagens para si. Se elas aprendem que conseguem enganando, mentindo, elas viciam e agem naturalmente através da mentira, da enganação. Faça-se amiga dela. seja amiga dela. sejam parceiras, dialogue com ela sobre o que ela quer conseguir através da mentira ou da enganação.

5817 respostas

28 OUT 2021

Boa tarde,
Crianças nesta idade é normal a mentira pois muitas vezes elas ainda estão no mundo da fantasia. É de extrema importância que os pais estejam atentos para as devidas correções através de conversa. Pode começar com exemplos de casos em que pessoas que foram prejudicadas por causa da mentira.
Exemplo:
Duas crianças andavam por um caminho quando de vez em quando uma delas gritava "olha a cobra" a outra pulava assustada e percebia que não passava de uma mentira. Quando realmente havia uma cobra no caminho e a criança que mentia tentou avisar, a criança não mais acreditou e foi picada pela cobra.

Mizael Moura de Souza Psicólogo Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

28 OUT 2021

Olá Cristiane! Grato por escrever. Tua filha mente porque não está podendo lidar com verdade. Ela está sentindo que a mentira apresenta vantagem sobre a verdade. Você não podendo confiar nela, vivencia com ela, um limitador sério. Assim senso, a mentira deixa de ser vantajosa. É preciso organizar estratégias de ele sentir que a verdade vale à pena. Provavelmente a história de vocês, a configuração familiar, a rotina de vida, ajude a organizar fundamentos e explicações para essas escolhas inadequadas dela.
Aconselho que você veja nossos perfis, escolha um de nós, e passe por uma análise mais detalhada do contexto da mentira, para que possa se posicionar de forma a desestimular a mentira nela.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 OUT 2021

Olá, Cristiane. Boa noite.

Li atentamente seu desabafo. Você nos escreveu dizendo que se sente irada. O motivo disso, é que sua filha de 10 e meio, tende a não dizer a "verdade"...E em muitas oportunidades envolve outras crianças....você gostaria de saber lidar com isso.

As crianças, estão construindo suas realidades, estão em constante aprendizado. Mentir, inclusive, também faz parte do aprendizado, e muitas vezes trás ganhos. Dizer a verdade, também trás ganhos, no entanto, parte das vezes não tão "belos" como uma boa mentirinha...

Existem aí duas problemáticas importantes, se tudo passar a ser considerado mentira, um dia, enquanto verdade...pode ser perigoso.
Se considerarmos todas as mentiras, verdades, é claro que é tão perigoso quanto.

Indo em mais profundidade, pode ser sugerido uma conversa com sua filha. Aberta, sincera, e principalmente livre de julgamentos. Falar abertamente sobre isso, pode ajudar.

Uma outra opção, caso lhe seja possível acatar sugestão, é psicoterapia infantil... Acompanhar a evolução de sua filha, em seu crescimento com um facilitador pode ser interessante

Um abraço.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife