Por que desconfio tanto e sinto uma raiva mortal ao ser contrariado?

Feita por >Java · 20 dez 2020 Desenvolvimento pessoal

Sempre fui um cara ciumento, mas tudo tinha limites como qualquer outro, fui casado por 8 anos com a mãe dos meus filhos e depois que me separei conheci e me relacionei com centenas de mulheres e na maioria das vzs mesmo que por.pouco tempo eu me envolvia bastante na vida da pessoa, então eu ouvi muitos eu te amo com.lagrimas e etc, mas a questão é que nunca acreditei ou confiei, achava muitas vzs q elas mentiam até sobre estar comigo na cama, mas o tempo se passou e sei que ouvi mtos elogios da maioria das.mukheres que me relacionei, mas nunca acreditei em nada, e hj eu sou um cara extremamente desconfiado de tudo e de todos, e isso tem me prejudicado muito, de 3 anos pra calor conta de um relacionamento acabei me tornando meio agressivo, possessivo e etc, mesmo ouvindo de pessoas e hj da pessoa que estou, q ela me ama, que sou um ótimo cara e tal, eu ainda desconfio, crio confusões por coisas pequenas, como não atender na primeira vez que ligo, não suportar q fale sobre nossos problemas com ninguém, eu estou a ponto de ônibus explodir, na maioria das vzs um ódio mto grande me domina ainda mais se a pessoa quiser me contrariar como homem, já não sei mais oq fazer, tenho medo da terapia, pq pode ser que desperte algo pior em mim, mas tenho ideia que meu caso eh grave e está se tornando cada vez mais perigoso para mim e para com quem está comigo .

A melhor resposta 21 DEZ 2020

Olá, Java.
Se permitir se colocar na responsabilidade de refletir e questionar suas atitudes é um passo muito positivo. :)
A confiança em uma relação é construida através de uma entrega mútua, mas requer, principalmente, a elaboração dos próprios sentimentos a respeito de si próprio.
Pelo seu relato, me parece que você é um rapaz intenso e que deseja reciprocidade dessa intensidade. No entanto, a linguagem das emoções pode não transmitir a mensagem como deseja, se não tiver uma clareza interna daquilo que se está sentindo. Por traz de uma atitude agressiva pode haver uma mágoa ou ressentimento, por exemplo.
A psicoterapia pode te ajudar a encontrar um lugar interno para reconhecer o que te falta, o que te magoa e poder expressar suas versões de si mesmo, por vezes negada pela consciência, como: culpa, vergonha e medo, sem julgamentos. Uma vez canalizada a expressão da sua intensidade, você conseguirá reagir às frustrações de uma forma mais ponderada, dialogando com mais facilidade e reconhecendo os limites alheios.
Compreender te ajudará a ser mais compreendido.

Espero ter ajudado.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

27 DEZ 2020

Java
Voce não ama a ti mesmo e por consequencia não ama as mulheres. Voce explora as mulheres mas não as ama.
Precisar aprender a se amar, precisa aprender a amar as mulheres.
Amar uma mulher não é fazer sexo... isto todos fazem....
Faça Psicoterapia .

5817 respostas

21 DEZ 2020

Olá Java! Que bom que você escreveu! Pelo teu relato, você precisa desenvolver harmonia interna, autoconfiança. Não há possibilidade de convivência, sem sermos contrariados algumas vezes. Possivelmente você não treinou, não exercitou o ato de lidar com frustrações de forma suficiente.
Precisaremos que você chegue a conceito significativo de que: quem perder você, perderá uma pessoa importante, uma pessoa de valores. Para tanto precisa interagir com doçura, com tolerância, ponderação. Você somente poderá confiar nas pessoas, quando tiver o centro da confiança em si mesmo.
Será providencial você, com mente aberta, persistência e disciplina, passar por conduta científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.