Me sinto frustado comigo mesmo

Feita por >Thiago · 19 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho muita raiva em ser quem sou, do meu corpo, do meu rosto, etc... Em um dia, perto de minha casa, eu avistei 3 gatinhos abandonados e levei para casa. Fui rejeitado completamente por minha família, me mandando levar eles de volta para rua. Depois desse dia, nunca mais tentei fazer coisas que eu gostasse, ou que me fizesse feliz, porque sabia que isso ia me deixar triste. Todos os meus irmãos, até meu irmão de 18, já estão namorando e trabalhando. Eu, ao contrário deles, sou uma pessoa tímida, que não tem amigos e odeia a si mesmo. Sempre que tento conversar com eles sobre isso, ou eles zombam de mim, ou simplesmente não conseguem compreender. Estou muito preocupado com tudo, com minha vida, com meu sucesso, tanta preocupação faz com que eu tente me preparar cedo demais para tudo isso, mas eu fracasso miseravelmente, porque fico procrastinando. Eu fico tão angustiado com essas coisas, como se tudo em vida estivesse perdendo o sentido. As vezes eu sinto vontade de sentir mais coisas, uma felicidade duradoura, mas nem isso consigo. Vim desabafar com vocês, porque eu me sinto muito inseguro diante desse problemas, mesmo que eu tente mudar, sempre vai ter um aspecto negativo de mim mesmo, como minha personalidade ruim, meu corpo, rosto ou atitude...

A melhor resposta 20 DEZ 2019

Olá Thiago! Você situa o marco na história dos três gatinhos, provavelmente você os concebeu sem mãe e pai, abandonados. Ocorre que se você não tentar não saberá se conseguiu ou não, se procrastinar, gastará energia e não chegará a resultados. Felicidade duradoura é algo questionável. O que acontece é o somatório de experiências, fazer predominar as positivas sobre as negativas. Mas isso tem grande chance de ocorrer, quando estabelecemos metas realistas e bem planejadas. Em busca dessas metas, realizamos quinhentas ações, das quais trezentos e cinquenta dão certo, e cento e cinquenta dão erradas. Muitas pessoas ficam olhando para as cento e cinquenta, outas olham somente para as trezentos e cinquenta, mas o pleno é olhar para o balanço de todas. Procure um psicólogo para te ajudar e organizar e cumprir caminhos. Isso costuma melhorar muito situações como a sua. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

20 DEZ 2019

Oi Thiago...
O que está havendo contigo é apenas o resultado de uma adaptação ao sistema (família, sociedade com suas regras, leis, valores) e não a ti mesmo, à vida que tens.
São duas coisas diferentes. Tu é vida e vida significa força, energia, uma essência que intencionava ser e realizar concretamente. Para realizar-se concretamente era necessário nascer exatamente nesta família porque esta família, com estes valores iria te dar as melhores condições para te realizar... e eles estão te dando... tu que não está percebendo. Em vez de tu lutar e defender o teu ponto de vista, viver os teus valores, prefere ficar nos mi mi mi, ficar nas queixas, se achar feio, sofrer de rejeição, refugiar-se na timidez, na tristeza, esperando que as outras pessoas corram atras de ti.
Foi tu que escolheu este meio, então defenda-te lutando pelo que tu quer de ti e não se adaptando ao que outros querem...
Seja o que tu queres... precisa chatear ou outros? Com certeza... Precisa brigar? Com certeza. Fica com medo? Com certeza, mas vai com medo e tudo.
Deves gostar de ti mesmo, mesmo que ninguem goste de ti. Tu não precisa mais dos outros, não precisa mais de pai, mãe, irmãos.
Seja tu mesmo pai de ti, mãe de ti... A eles, deves a maior consideração e carinho, eles proporcionaram a tua existência, te cuidaram, te alimentaram, mas quem deve fazer a tua vida e tu mesmo.
Aprenda a conquistar o que queres, nada é dado gratuitamente, conquiste a tua liberdade e autonomia emocional e econômica. É condição para não depender de ninguém.
A vida te deu tudo isto, tens a possibilidade de conquistar a tua felicidade, basta que te assuma e pare de arranjar desculpas.
Nunca coloco panos quentes porque a vida é como é e não como pensamos que sejam as coisas. Se precisar de ajuda, solicite. Sabe aonde encontrar.

5817 respostas

19 DEZ 2019

Oi Thiago! Pelo seu relato, imagino como deve ser difícil ter que lidar com essas angústias. Mas você não está só, tem como buscar solucionar isso. Seria importante se você buscasse uma ajuda especializada, para tratar todas essas questões que você relatou. Caso tenha interesse realizo atendimento psicológico online, se quiser mais informações entre em contato que te explico como funciona.
Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus