Sinto um vazio. Talvez seja uma fase ruim ou drama meu?

Feita por >carol · 7 ago 2023 Abordagem psicológica

bom, olá queria falar sobre algo que já vem acontecendo alguns meses. Talvez seja uma fase ruim ou drama meu? não sei, tem um tempo na verdade em que só sinto um vazio ou algum sentimento relacionado a tristeza ou raiva. eu tenho sim alguns picos de felicidade ou paz, mas logo passa, sabe? na maior parte do tempo só sinto um nada, uma vontade de ficar sozinha. Nisso eu tento ocupar o meu tempo com o meu serviço, estudando em dois cursos e algum tempo com o meu celular e mesmo assim esse vazio não me abandona, me sinto exausta em casa e no serviço, é como se nada me desse uma paz ou me fizesse relaxar.
não sei se procuro uma ajuda ou é uma fase passageira nessa transição dos 20 anos. Enfim, obrigada de qualquer forma

A melhor resposta 8 AGO 2023

Compreendo totalmente sua situação e agradeço por compartilhar seus sentimentos. Parece que você está passando por um período desafiador, onde experimenta uma mistura de emoções, incluindo tristeza, raiva e um vazio persistente. É importante lembrar que você não está sozinha nessa jornada e estou aqui para oferecer apoio.

Os sentimentos que você descreve são válidos e merecem atenção. É positivo que você tenha tentado preencher seu tempo com atividades produtivas, como seu trabalho e estudos, assim como com o uso do celular. No entanto, o vazio emocional persistente que você sente pode indicar que há aspectos mais profundos que merecem exploração.

A transição para a idade adulta muitas vezes traz consigo desafios emocionais e psicológicos. Picos de felicidade intercalados com sentimentos de vazio podem ser sintomas de um desequilíbrio emocional ou de estresse acumulado. Encontrar maneiras de lidar com esses sentimentos é importante para o seu bem-estar geral.

Eu recomendaria considerar as seguintes abordagens:

Terapia profissional: Falar com um psicólogo ou terapeuta pode proporcionar um espaço seguro para explorar seus sentimentos mais profundamente e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável.
Autoconsciência: Tire um tempo para refletir sobre quais eventos ou mudanças em sua vida podem estar contribuindo para esses sentimentos. Autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para lidar com emoções complexas.
Práticas de autocuidado: Dedique tempo a atividades que tragam alegria e relaxamento, como exercícios, meditação, ou envolver-se em hobbies que você goste. Isso pode ajudar a melhorar seu estado emocional.
Comunicação: Converse abertamente com pessoas próximas sobre o que você está passando. Compartilhar seus sentimentos com amigos ou familiares pode fornecer apoio emocional e compreensão.
Estabelecimento de metas realistas: Embora seja importante se manter ocupada, também é crucial definir limites e metas realistas para evitar a exaustão.
Lembre-se de que você merece cuidar de sua saúde mental da mesma forma que cuida de sua saúde física. Se os sentimentos de vazio e tristeza persistirem ou piorarem, buscar ajuda profissional é altamente recomendado. Seu bem-estar é fundamental, e estou aqui para apoiá-la em qualquer caminho que você escolher.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

17 AGO 2023

Olá Carol, os sentimentos eles muitas vezes são termômetros do que estamos passando no momento, de situações que incomodam, que gostaríamos que fossem diferentes, que nos causam algum tipo de incômodo. E quando isso não é resolvido, vai se intensificando e gerando mal estar emocional cada vez mais intenso. Então talvez seja interessante você se perguntar e avaliar o que lhe incomoda na sua vida hoje.

Faz assim: cria uma lista no papel com situações que te incomodam, coisas que você não gosta e que queria mudar, vai pensando e escrevendo, pode ser qualquer coisa, não importa. Depois de escrever cada situação, ao lado de cada uma escreva qual a emoção (ou emoções) que aquela situação traz para você. Depois disso escreva ao lado de cada uma o que você precisa fazer para mudar, melhorar ou transformar aquela situação. Esse exercício simples pode te ajudar bastante a ter uma ideia mais concreta sobre o seu momento atual. Espero ter ajudado, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 AGO 2023

Olá, há fases ou dias na vida de todo mundo que surge algumas situações que nos deixa tristes e frustrados, o que é normal, afinal nem todos os dias são iguais, é muito ruim pra nós mesmos estabelecermos uma meta de felicidade o tempo todo.
Como você mesma disse há momentos de felicidade e paz também, não só de tristeza, e assim são nossas emoções, em um dia só podemos ser acometidos de alegria, de raiva, de tristeza, não é algo anormal, somos seres humanos e temos sentimentos e sensações, talvez seria interessante pra você acolher o que está sentindo e não se cobrar tanto pra estar bem o tempo todo.
Agora esse "nada" que você sente ou vazio precisa ser investigado, em que momento essa sensação surge? Quando começou? Porque se sente inquieta e não consegue relaxar? No que acredita? Nisso a terapia pode te ajudar, pois por trás disso pode haver muita coisa que passa despercebido por você, muitos sentimentos que precisam ser trabalhados para que você possa melhor gerenciá-los no seu dia-a-dia e sim, tudo que você está sentindo pode estar relacionado a uma fase de transição, na sua idade algumas escolhas importantes, principalmente profissionais precisam ser tomadas gerando medos e ansiedade, mas também pode ser que você já sentia esse "nada" antes (que não sabemos o que está por trás), e nessa fase de sua vida vem se intensificando mais. De qualquer modo tente se cuidar mais e talvez inserir alguma atividade criativa que te gere algum prazer ou satisfação que não esteja relacionado a trabalho ou estudo, como pintar, ler, etc, algo que goste de fazer e percebe como se sente, como fica o vazio? Não é uma solução, mas pode te ajudar a relaxar. A terapia é um outro cuidado, muito essencial pra falar de você mesma e se conhecer.
Qualquer coisa estou à disposição.
Natalia Fioravante Catellani- Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

9 AGO 2023

Oi Carol
O sentimento da vazio, desânimo, baixa autoestima, tristeza são sintomas que indicam que voce está no caminho errado;
Está se construindo fora dos teus padrões naturais.
Voce tenta fazer o que colocaram como caminho: estudar, namorar, daqui a pouco casar, ter filhos e suportar a insatisfação interna; alguns dizem que falta de Deus (mas não explicam quem é esse Deus)...
Desde o primeiro dia da tua gestação, voce teve sempre que te adaptar aos outros, ao ambiente familiar, educacional, social e religioso... voce foi "forçada" a abandonar a tua inteligência de vida para "acreditar" na verdade dos outros.
Nestes 20 anos, quanto por cento voce é resultado do que a tua vida queria e quanto por cento é resultado do que os outros queriam? Voce substituiu a tua inteligência pela verdade dos outros... este é o vazio que sente, a baixa autoestima, a desmotivação.
Voce está iniciando a tua existência, comece a se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões, aprenda a ser pai e mãe de ti mesma, resolva teus conflitos, tua dependência, teus traumas, saiba quem de fato é, qual o seu propósito de vida.
Ouça mais a si mesma e menos os outros.
Quando puder, faça Psicoterapia para iniciar ser dona da sua vida.
Abraços

5817 respostas

8 AGO 2023

Olá Carol, espero que esteja tudo bem com você!

É indicado que você possa compreender melhor o que se passa em sua subjetividade, e que pode estar causando essas sensações que descreve. Muitas vezes esses processos são desencadeados por questões que nem mesmo sabemos que estavam ali presentes, ou por formas de pensar e sentir que são disfuncionais, e não temos total consciência disso. Quando passarmos a adquirir mais autoconhecimento sobre esses assuntos e esses processos, podemos passar a adotar comportamentos que sejam mais adequados, e que possam nos trazer mais benefícios dentro de nosso desenvolvimento pessoal. Caso isso não seja trabalhado agora, neste momento, esses sentimentos podem ir evoluindo silenciosamente até chegar em um ponto que prejudiquem diversos outros setores de sua vida, e quando esse ponto chega, fica mais difícil reverter o quadro. Adquirir autoconhecimento é muito importante em nosso desenvolvimento, e para a ampliação de nossa inteligência emocional. Além disso, quando passamos a nos conhecer melhor, passamos também a possuir mais segurança em nossas escolhas e decisões, o que nos dá mais tranquilidade na trajetória de nossas vidas. Um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia pode te ajudar neste momento, e pode te oferecer excelentes oportunidades de você aumentar seu autoconehcimento, aproveitando esse momento para que você possa crescer e evoluir, e não apenas experimentar esses sentimentos e pensamentos disfuncionais. Por isso, se houver possibilidade, busque um profissional de Psicologia de sua escolha, e inicie agora sua transformação pessoal, junto a um processo de psicoterapia.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

8 AGO 2023

Olá Carol! Obrigado por escrever. Pelo descrito, é preciso alertar que a vida da humanidade, não tem suas bases principais em cursos, em celular, televisão ou redes sociais. Nós nos preenchemos em fazer coisas concretas como convívio real e em cores com pessoas, com cansaço físico com correr, campinar, fazer jardim, cozinhar, lavar banheiro, jogar futebol, basquete, caminhar, dentre outras atividades concretas. Vivencie turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis.
Ajudará você procurar a ajuda de um de nós, psicólogos, mas também será importante você organizar metas e objetivos que envolvam pessoas reais de contato direto, , esportes, cansaço físico, junto com alimentação, busca de realização de sonhos.
Estarei a disposição para contribuir mais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.