Estou desesperada

Feita por >Elizabeth · 17 mar 2017 Autoestima

Eu me acho uma inútil. Acho que acordo todos os dias simplesmente por acordar. Vou pra escola e vejo o tempo passar. Volto pra casa, como, durmo e começa tudo de novo. Não sinto que fiz 'alguma coisa' durante o dia, todos os dias. Apenas sinto que estou existindo, isso se existir for um sentimento/sensação.

Sei que parece confuso mas é assim que me sinto. Para mim, cada ano que vivo a mais é um desperdício porque quando olho para trás a única coisa que vejo sou eu mesma sentada no sofá vendo televisão. Não gosto de sair de casa...não tenho nada contra mas prefiro ficar em casa no meu canto. Se eu pudesse ficar no meu quarto o dia inteiro sem falar com ninguém estaria no paraíso. Se fossem semanas ainda melhor. Mas eu simplesmente não acho que isso seja normal.

Sempre fui muito tímida, e só falo com alguém depois de visualizar um diálogo na minha cabeça. Eu fico em pânico quando tenho de falar com uma pessoa, tenho que dizer a coisa certa senão vão achar-me idiota, burra, estranha, todas as coisas que já acho de mim mesma. E fico tão irritada quando o diálogo que imaginei não corre como o planejado (sempre me engano em alguma palavra ou fico toda atrapalhada). Não acho normal uma pessoa ter de pensar no que vai dizer a seguir quando está a falar com outra.

E esse nem é o maior dos meus problemas. Acho que o pior deles é a minha falta de empatia. Já me perguntei muitas vezes o que estou sentindo naquele momento e a resposta é sempre nada, porque eu simplesmente não sinto nada!

Tenho momentos felizes, claro, e tristes também, mas a maioria do tempo é só um vazio.

Não consigo expressar os meus sentimentos, aliás nem sei se os tenho.

Uma vez, como experiência, disse à minha mãe que a amava. Só disse isso porque seriamente achava que nunca tinha dito que a amava. E sabem como me senti? Uma completa mentirosa.

Não que eu odeie a minha mãe, mas não sinto que a amo. Nem ao meu irmão, nem ao meu pai. Quando digo 'amar', ela é só mais uma palavra para mim.

Tenho absoluta certeza que isso não é normal, mas não acho que seja depressão ou algum transtorno, porque, honestamente, quando você vê essas duas palavras, a situação só pode ser bem séria e eu não sinto que a minha seja. Acho que é só uma fase, mas essa 'fase' está acabando com a minha vida social ou simplesmente com a minha vida no geral.

Eu evito pessoas ao máximo, elas irritam-me para além da conta. Só tenho uma única amiga, ou tinha já nem sei, porque ela era a única que me entendia, mesmo sem saber desse meu lado, mas como sempre faço isolei-me e agora já nem ela tenho.

Não vou mentir, já pensei em suicídio, mas foi mais por alto. O que leva uma pessoa a se matar, o quão ruim a vida dela teve de estar para a pessoa colocar um fim, esse tipo de coisas.

A minha vida não é má, não aconteceu nada que me fez querer desistir dela, mas simplesmente às vezes pergunto-me qual é o ponto de tudo isso, porque existem tantas pessoas que querem de facto viver e eu aqui desperdiçando cada segundo.

A melhor resposta 21 MAR 2017

Cara Elizabeth,
Pra quem não faz nada da vida, vc escreve muito bem! Conseguiu fazer um texto longo sem ser chato. e, o mais curioso, falando do nada da sua vida.
Se vc pudesse dividir com alguém tudo isso, nem que fosse por escrito, já que falou que é muito tímida, além de te fazer bem, já seria alguma coisa feita no dia, na semana, no mês...
Já pensou em fazer análise? Pois pense. e procure um analista que goste. Há muita coisa aí dentro, atrás desta geleira. E vc foi corajosa o bastante em mostrar aqui. que tal vc mesma ver?
Boa sorte!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

11 MAI 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico. Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidades e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

30 MAR 2017

Elizabete, vá ao psiquiatra e busque auxílio psicoterápico. Não subestime o que sente, pode ser algo que necessita de suporte medicamentoso. É claro para mim que sua autoestima, seu sentimento e sua empatia encontram-se comprometidos. Portanto, vá ao médico urgente!

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

20 MAR 2017

Olá Elizabeth,
Todos nós possuímos o nosso valor, se você no momento não consegue enxergar possa ser que estejas passando por um momento difícil da sua vida ou até mesmo uma depressão.
Procure um profissional para te ajudar a compreender todo esse contexto e a trabalhar suas demandas. Não tenha vergonha ou medo, o importante é cuidar de você.
Um abraço,

Andréia Ferreira Psicólogo em Recife

11 respostas

19 MAR 2017

Elizabeth, existem formas de você ter uma qualidade de vida melhor do que tem hoje, formas de conseguir sentir-se mais envolvida em alguma atividade ou envolvida por sentimentos e consequentemente sentir mais prazer.
Não deixe de procurar por orientação de um profissional de psicologia comportamental, com este profissional vocês conseguirão analisar a necessidade de envolver um psiquiatra no seu tratamento. Essa tristeza e falta de energia para fazer quase tudo tem tratamento, mas é muito importante que você dê o passo de procurar ajuda profissional.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

18 MAR 2017

Olá!
Segundo seu relato, já pensou em fazer a análise?
Sem dúvida seria muito importante, para que você possa falar sobre tudo isso. Conhecer a si mesma e lidar com as suas próprias questões.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

18 MAR 2017

Boa noite Elizabeth. A priori não penso que você tenha algum transtorno, pelo seu relato aparentemente são características da sua personalidade, que estão te causando sofrimento, apesar das sensação de "nada sentir". Tudo isso pode ser resignificado e adquirir novos sentidos com apoio profissional. Não deixe de procurar ajuda! Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo

109 respostas

17 MAR 2017

Olá Elizabeth!
Por todo seu relato, pode sim que possua depressão ou algum transtorno, mas ambos possuem tratamentos e a curto prazo você conseguirá diminuir significativamente esta apatia e sentimento de vazio que carrega.
É fundamental que procure ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra para que seja possível tratar do que sente tanto nos aspectos físicos como psíquicos.
O fortalecimento emocional e acompanhamento serão fundamentais para que seja resgatado seu prazer otimizando sua saúde e qualidade de vida.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo