Sinto pânico quando vou falar algo pros meus pais

Feita por >g.a · 6 mai 2020 Orientação sexual

curso enfermagem em outra cidade. Eu sempre fui meio fechada com minhas emoções e tudo que eu pensava perto dos meus pais, mesmo sendo muito próximo deles e sempre ajudando-os de alguma forma. Ano passado meus pais descobriram que era bissexual e que eu estava namorando, conversaram comigo mas mandaram eu me afastar da garota. Mas namoro a menina até hoje escondido, e agora eu queria dar um basta nisso e falar pra eles a verdade. Mas toda vez que tento falar eu travo e nunca consigo dizer o que estou pensando e passando, com toda ansiedade e depressão que sinto, e o desânimo na faculdade. São tantas coisas que queria falar à eles, mas toda vez travo e nunca consigo. Sempre penso que eles vão brigar comigo e nunca me compreender, e isso me bloqueia na hora.

A melhor resposta 7 MAI 2020

Olá, essa ansiedade que sente é natural pois te sinaliza que em situações semelhantes a essa no passado, as coisas não saíram como você esperava e o medo de ser "punida" de alguma forma novamente te faz ou se esquivar da situação ou paralisar diante dela. Primeiro de tudo, entenda que esse medo que sente é biológico, é natural, é o seu corpo trabalhando diante do que você entende como perigo. Devido a isso, entender essa situação como não tão perigosa assim, vai te ajudar a se abrir com eles. Vou te sugerir a começar uma psicoterapia. Com a psicóloga, através de ferramentas como treino respiratório e técnicas de relaxamento você se sentirá mais calma, além disso, poderá "treinar" com ela através de técnicas de exposição essa conversa e se sentirá mais confiante na hora.
Em relação aos teus pais, essa notícia pode ter sido como uma "quebra" na visão de mundo deles e em toda idealização que eles tinham sobre você (é natural os pais planejarem a vida dos filhos); para eles, essa conversa também deve ter sido bem difícil, a ansiedade e o medo não estão sendo sentidos só por você. A psicoterapia também será útil para fortalecer vocês emocionalmente a passar por esse processo.

Abraços

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

8 MAI 2020

G.A
Não há nenhum mal em gostar de uma mulher. Se é bissexual ou não, é uma particularidade somente sua. Gostar de homem ou de mulher só diz respeito a você mesma.
Ter medo de falar a verdade... e precisa falar a verdade? Porque a necessidade de falar a eles a verdade? Será apenas uma cobrança sua? Está se sentindo culpada por gostar de uma mulher? Será insegurança sua?
Estas, as coisas a considerar antes de tudo.
Quando estiver segura contigo mesma, saberá quando falar e o que falar.
Porque não faz psicoterapia?

5817 respostas

7 MAI 2020

Olá g.a! Grato por participar. A sexualidade não é uma descoberta, é uma construção pessoal, individual. Você é uma pessoa inteira, integrada a uma sociedade que supõe as coisas de forma muito padronizada, simples e estereotipada. Você está, sem poder ponderar, caindo nessa armadilha. Sua consciência te faz querer agradar a gregos e troianos. Será necessário você resgatar sua profunda originalidade para realmente temperar o caminho de trocas, com o predomínio da sua essência. Isso exige que você passe, com persistência, abertura e a aprofundamento, por tratamento técnico-científico, com psicólogo profundo. Quando uso a palavra exige, quero representar que, se tua escolha é resgatar a tua melhor essência, esse é um caminho necessário. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte evitada, vale toda uma vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.