Sinto que vou enlouquecer

Feita por >Mariana · 11 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá me chamo Mariana, tenho 27 anos e estudo biologia. Namoro alguém a 5 anos, morávamos na casa dos meus sogros, vivíamos em casa jogando no computador, nunca nos faltou nada, mas eu sempre cobrava o esforço e a mudança de vida, pois dependemos dos pais dele e eu queria voltar a vida de antes onde eu trabalhava e tinha as minhas coisas, o problema é que em um momento ele me convenceu de que não devíamos sair daquela cidade pacata pq nada nos faltava e podíamos estudar até conseguir algo bom, e com isso a vida foi passando, eu estava feliz mas aí que tudo começou... Eu fui viajar pra casa da minha vó e fiquei uns 5 dias lá, quando voltei nos falamos normalmente e no dia seguinte ele acordou dizendo que temos vontades e sonhos diferentes, que eu quero uma coisa e ele quer outra que provavelmente vms seguir caminhos diferentes, inclusive o sexo que ele gosta de coisas mais quentes como objetos e coisas bem fortes, já eu sou muito delicada e florzinha enfim, e eu fiquei escutando ele falando e perguntei : mas oq que aconteceu do nada como assim ? E ele me perguntou: já olhou pra alguém e deixou de gostar dessa pessoa tipo de 100% a 0% ? E eu disse que não.. daí ele disse esquece o que eu falei.. eu tentei insistir na conversa e ele perguntou de novo: o que vc faria se encontrasse o áudio de um ex seu e mexesse muito com você ? E eu disse que ficaria triste pq essa pessoa de antes não existe mais... E ele disse esquece o que eu falei.. Enfim eu fiquei com um nó na garganta, fiquei de luto, não sei explicar mas parecia que perdi um parente, eu chorei escondido e até pensei no que fazer mas daí passou uma semana e ele intacto lá no Pc dele, eu fui até ele e falei que estava indo embora que eu queria terminar ... Ele começou a chorar dizendo que me amava, só que de todos os anos nos nunca passamos por isso e isso foi tão horrível, a gente mal saia pra algum lugar por conta do dinheiro, e eu já estava até mais calma e ele não quis aceitar o termino, eu saí de casa e fui morar com minha mae pois consegui um emprego como gerente em uma loja, senti vontade de me mudar pra uma cidade linda no sul, conheci um amigo muito gentil e ele me trata super bem, no dia do meu niver ele me mandou um presente e no natal tbm e o meu noivo nem mandou mensagem ou ligou, depois de um tempo ele apareceu lá em casa pedindo pra a gente conversar que ele se arrependeu do que falou que se pudesse voltar atrás não teria feito aquilo, que eu sou o amor da vida dele e que ele está se esforçando pela gente que conseguiu um trabalho e vai ganhar mais e vai poder cuidar de mim, me pediu perdão por nunca ter me pedido em casamento e que não quer ir pro Sul morar longe por conta desse trabalho, eu perdoei ele porque ainda gosto muito dele, mas fico na dúvida sera que se eu voltar a morar com ele e ajudar ele no trabalho novo vou ser feliz ? Será que se eu contar pra esse meu amigo que voltei com meu noivo ele não vai mais falar comigo ? :( Eu não sei o que fazer, só queria sumir... Esse meu noivo pediu pra mim pedir demissão e voltar pra casa que a gente vai ter uma vida melhor, mas eu pretendo guardar dinheiro antes e guardar porque não confio mais em ninguém, eu acreditava mas a qualquer momento acho que vou perder tudo de novo então não confio. Só queria uma solução não sei o que fazer.

A melhor resposta 13 MAR 2023

Oi Mariana
A resposta do que busca está nas perguntas:
Quem é voce?
Qual o seu objetivo de vida?
O que voce quer nesta vida?
Voce não nasceu para ser esposa, para casar, para ter filhos... embora possa ser tudo isso.
Voce nasceu para se realizar, para viver a tua liberdade de ser voce mesma, executar, alcançar o teu objetivo de vida... através de um trabalho que voce escolhe, que te dá alegria, prazer e dinheiro.
Voce já tem experiência (5 anos) do que ele propõe.
Como voce avalia? O que voce está buscando?
Dê-se conta das tuas carências e dependências e resolva-as.
E não será ele e nem a vida que ele oferece que vai preencher o que te falta.
Mas... a escolha é sua e as consequências dessas escolhas também.

Abraços

5817 respostas

14 MAR 2023

Olá Mariana, espero que esteja tudo bem com você.

Na dúvida, não faça nada. São as certeza e as nossas compreensões bem delineadas que devem nos guiar. Quando não houver mais dúvida, então alguma certeza surgirá, e quando a certeza surgir, então você saberá para onde seguir. Um relacionamento afetivo tem muito mais chances de dar certo quando ambos estão fortalecidos eu seus próprios caminhos, em suas próprias estruturas. Se não existe isso, vocês ficam a mercê das circunstâncias, e nunca terão realmente a chance de conduzir a vida de vocês para onde desejam. Agora você está com um emprego, trabalhando, deveria pensar também em seu desenvolvimento profissional, em seus estudos, em se capacitar e buscar qualificação. Isso é crescimento pessoal, isso é desenvolvimento. Será que a fase de namoro e jogo de PC te elevou para outro patamar em sua vida? Te fez crescer? Te fez chegar mais perto de seus sonhos? Talvez esse seja o momento onde você realmente está tendo a oportunidade de olhar mais para si, e para seu desenvolvimento. Talvez esse seja seu momento, não de seu noivo, nem seu amigo, apenas seu. O melhor investimento que podemos fazer, é quando investimos em nosso próprios potencial, em nosso próprio desenvolvimento, e aperfeiçoamento, é quando investimos, enfim, em nós mesmos. Se sentir necessidade, um Psicólogo pode te dar mais oportunidade de compreender seus sentimentos, te auxiliando a tomar as melhores decisões. Se houver oportunidade, busque um profissional com quem possa conversar. Acredito que será muito bom para você neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 MAR 2023

Olá Mariana! Você falou em enlouquecer, mas o verbo certo será amadurecer. Você está baseando, segundo o que escreveu, suas conclusões, em dados inadequados. Vamos a alguns deles: namorar e morar na caso dos pais do namorado, é algo que intensifica coisas antes da hora, que gera aproximação imprópria para as etapas de conhecimento gradativo e, mais importante, leva na maior parte das vezes, a descuidar da turma de colegas e conhecidos, dos temas de turma própria e diversa da turma do namorada, dentre outras implicações. Não confiar em ninguém é radicalismo. Confiar cegamente é ingenuidade. Amigo é construção de longos anos. Não confunda colegas, conhecidos com amigos. Amigo jamais afasta ou modifica-se por causa de noivo, mudança de cidade ou outra razão. Amigo é sólido, confiável, flexível, sensato, ponderador.
Vamos a alguns dados muito específicos do amadurecer. Se não fizermos isso ficaremos em longos e inúmeros sinais da imaturidade.
Antes de namorar é preciso conhecer e construir turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é preciso, priorizar sobre namoro, estudos consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho comprometida. Para dar terreno fértil e saudável para namoro, é preciso acesso a cultura, arte, esportes coletivos de contato, grupos de teatro, serviços, estudos e outros. Depois dessas coisas, as etapas envolvidas com o processo de namorar envolve: conhecer pessoas, vivenciar repetições de situações juntas com observações, pesquisas, análises. Talvez paquerar, observar testar, verificar, começar namoro, conhecer mais de perto, olhar de outros pontos de vista. Namoro tem duas características muito esclarecedoras. Antes de namorar com outra pessoa é preciso namorar consigo mesma; isto é, ter metas e objetivos autônomos, maiores do que a submissão ao namoro. Segundo dado importante: namoro é experiência, muita mais de conhecimento e de amadurecimento. Se fosse para garantir casamento, filhos, deveres de genitores, sociedade material, todos namorariam uma única pessoa e não teriam oportunidade de amadurecer entendimento de vida a dois e ponderações de escolhas.
Amadureça! Se precisar explicarei mais profundamente.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8634 respostas

12 MAR 2023

Olá Mariana, entendo que você esteja passando por um momento difícil e cheia de dúvidas. Vou tentar ajudá-la a pensar em algumas coisas que podem te ajudar a tomar uma decisão.

Primeiramente, é importante que você se pergunte o que você realmente quer para a sua vida. Pense no que é importante para você, quais são seus sonhos, suas metas e seus desejos. Tente não pensar no que seu noivo quer ou no que outras pessoas querem para você. Afinal, essa é a sua vida e você é a pessoa mais importante nela.

Pense também no que você está disposta a abrir mão para estar com seu noivo novamente. Você está disposta a deixar a cidade que você gostaria de morar? Está disposta a deixar o emprego que conseguiu? Está disposta a abrir mão das coisas que você deseja para a sua vida? Pense nessas questões antes de tomar uma decisão.

Além disso, é importante que você reflita sobre a relação que você tem com seu noivo. Vocês estão juntos há bastante tempo, mas será que vocês são realmente compatíveis? Vocês têm os mesmos sonhos, os mesmos desejos? Vocês se respeitam e se apoiam mutuamente? Pense nessas questões antes de decidir se quer voltar a morar com ele.

Sobre o seu amigo, é importante que você seja sincera com ele. Se você decidir voltar com seu noivo, é justo que você conte a ele. Se ele realmente é um bom amigo, ele vai entender a sua decisão e respeitar a sua escolha.

Como psicólogo, sugiro que você busque realizar sessões de psicoterapia para te ajudar a lidar com todas essas emoções e tomar uma decisão mais consciente e equilibrada. E lembre-se, a decisão final é sua e você deve escolher o que é melhor para você e para a sua vida.

A disposição.
Filipe Araújo | (filipearaujopsi)

Filipe Araújo Psicólogo em Recife