Sinto que sempre vou decepcionar meus pais

Feita por >Sky · 17 dez 2021 Orientação sexual

Eles sempre pensam mais de mim do que eu realmente sou, não no sentido de cobrança, eles só tem uma alta expectativa porque desde criança sempre fui o inteligente e certinho, sempre falam que eu sou o orgulho deles, eu acho que eles só falam porque me amam mesmo, se me soubessem como eu sou de verdade se desapontariam por eu ser trans e que não importa o que eu faça, eu não vou ter nenhum valor
Penso que é melhor eu fingir ser cis e ser como eles querem mesmo

A melhor resposta 18 DEZ 2021

Olá!!
Você pode ser você mesmo, ser feliz, viver a sua maneira. Entendo como se sente em relação a isso e imagino que não seja nada fácil, mas se privar de voar talvez não seja interessante para sua felicidade. É preciso entender a fundo sua relação com seus pais para dizer sobre algo tão serio, mas viver uma vida baseada nas expectativas do outro pode ser tão frustante a ponto de nós adoecer. Não se cobre tanto! Entenda suas limitações, se ame, se cuide e aos poucos vá conquistando sua própria liberdade de ser e se pertencer!! ✨

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

20 DEZ 2021

Creio que voce esteja sendo preconceituoso, julgando eles assim e se julgando.
Viva a vida que voce quer viver, da maneira que você é e não julgue....
Para realizar a si mesmo, precisamos decepcionar outras pessoas, assim como para fazer omelete precisamos quebrar os ovos.
Por enquanto, voce está partindo e sofrendo a partir do julgamento... deixe as coisas acontecerem...
Se tiver que decepcionar, decepcione, mas realize a ti mesmo.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para te auto conduzir e escolher e decidir a vida e forma como voce quer viver.
Voce está cheio de medos e criando expectativas... em vez disso, viva!

5817 respostas

18 DEZ 2021

Olá Sky! Grato por escrever. Será pseudônimo coincidente ou a mesma pessoa de tempos passados? Nenhum de nós, é definitivamente; sempre estamos em construção. Vamos enriquecendo a vida, integrando dias, horas, experiências, aprendizados. Na verdade quem está sentindo é você, portanto a pessoa a rigor, que você sente decepcionando é a si mesmo. Acontece que, mesmo que queiramos nunca seremos perfeitos. Isso acontece com você, comigo, com seus pais. Quando olhamos para dentro de nós, buscando nossas incoerências, temos a dimensão do quanto há de equívocos em nós e, por comparação, nos outros.
Certamente você precisa trabalhar melhor essa sensação de culpa, e busca por atender expectativas que você está interpretando como se fossem dos seus pais. Não são deles. As deles são de cada um deles, de forma muito particular.
O diálogo é bom companheiro. Os pais, com suas incoerências e coerências, com suas superações e limitações, querem o bem dos seus filhos. Cuidado: Tente ver o máximo que puder a projeção das consequências de tuas ações.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada científica com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos ( atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

18 DEZ 2021

Ola, Sky
Imagino e tamanho dos conflitos geracionais que se passam por ai, não? As gerações mais antigas talvez não estejam tão adeptas às novas possibilidades de sexualidade e gênero que vêm sido debatidas com maior frequência, por isso (e por uma série de demais preconceitos) a população lgbtqia+ possui incidência alta de conflitos familiares.
Para isso, o apoio e o suporte de um profissional vai te ajudar em várias situações, desde te ajudar a aceitar melhor esse lado que, por influência da rejeição de terceiros, podemos começar a desgostar ou acha-lo ruim, até a chamar os pais ou outras pessoas para a sessão e explicar que não se trata de nada ruim, nenhuma "doença ou anomalia", mas sim a tua condição e forma de viver.
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha