Sou gay e meus pais não me aceitam, tudo mudou

Feita por >Samuel Oliveira · 3 ago 2023 Abordagem psicológica

Bom dia, vou fazer um relato breve sobre o meu caso:

- Eu tenho 18 anos, ainda moro com os meus pais e isso não é de pouco tempo, desde os meus 15 anos sou assumido para minha mãe e desde esse tempo não tenho uma vida normal como outras pessoas, nessa época desenvolvi vários transtornos de ansiedade como Toc, ansiedade alta e depressão, hoje em dia estou tendo crises de ansiedade e provavelmente crise do pânico também, eu não posso sair de casa para conversar e arrumar novos amigos, só saio de casa para ir na escola e raramente na igreja, vivo o tempo todo trancado em casa e isso tudo também se agravou quando minha mãe descobriu que eu sou gay com as mensagens do meu celular com uma pessoa com os meus 15 anos de idade, foi um momento que eu realmente falei que sou gay e desde esse dia tudo mudou até hoje, na escola tenho poucos amigos de sala, converso mais com 2 amigos meus, não tenho emprego e estou a procura de um, mais até isso minha mãe fala que ainda não está no tempo de trabalhar fora pq tenho que me "libertar" desses pensamentos "negativos", me curar do toc para ver se posso ser independente, até a relação com as pessoas da minha casa mudou, quase não interajo e até coisas que eu gosto de fazer sou impedido pq vou envergonhar a familia toda pelo que ela diz, me sinto excluído, como se ninguém se importasse comigo por simplesmente ser eu, e toda vez que falo esse assunto com minha mãe ela fica alterada e diz q n tenho motivos para ficar reclamando, já que tenho onde morar e comer, e se ela descobrir que eu tô namorando algum menino ela vai chamar meu pai (que mora em outro bairro/ eles são separados) para me bater e quebrar meu celular, e o pior de tudo que estou gostando de um menino, eu converso com ele pelo celular, mas sempre oculto os apps de mensagens, e cresci numa família cristã, então é impossível minha mãe aceitar minha orientação sexual, estou com muitos problemas físicos também como olheiras, insônia, sempre estar cansado e fico muito triste em pensar se vou continuar essa vida repetitiva sem poder viver minha própria vida sem ser controlado. Eu estou muito confuso e realmente não sei o que fazer, porque eu também amo muito eles, apesar de deixa-los super decepcionados comigo e fico muito mal sem saber o que fazer.

A melhor resposta 4 AGO 2023

Olá Samuel, percebo que você está em sofrimento e com dificuldade no relacionamento familiar devido a orientação sexual e também ao estilo de vida que sua mae impõe. Nesse momento seria altamente recomendado você iniciar uma terapia para te fortalecer a encontrar os caminhos que você quer seguir.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá Samuel! Obrigado por escrever. A partir do conteúdo que você descreveu podemos entender que você está frágil, imaturo. Todas as pessoas, literalmente todas as pessoas, precisam sair de casa, praticar esportes coletivos de contato, estudar seriamente, trabalho seriamente, vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, participar de grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários dentre outros.
Todas as tuas explicações a partir de denominações associadas a doenças, é forma de explicar para si mesmo, a ausência de esforço e persistência para vivenciar trocas sociais ao vivo e em cores com pessoas reais. Trocando busca de emprego por busca trabalho, inicialmente, sem escolher, geralmente rapidamente se consegue um. Isso ajuda muito as pessoas a temperarem razoável socialização e sentimento de pertença e utilidade.
Será muito importante que você conte com a ajuda científica de um psicólogo com a maior brevidade possível.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

4 AGO 2023

Boa noite, Samuel,
Lamento pelo seu sofrimento.

Você trouxe muitas coisas que são importantes de se lidar, como a ansiedade, o TOC, quadros depressivos e esse conflito familiar que se dá pela questão sexualidade x religião.

Sei que você ama seus pais e eles a você, mas, neste momento, a questão é você em primeiro lugar.
Jamais se envergonhe de quem você é.

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo