Sinto cheiro de lugares que nunca fui e pessoas que nunca vi.

Feita por >belly · 30 jul 2024 Abordagem psicológica

Desde criança eu percebi que em momentos específicos da minha vida eu sinto cheiro de pessoas e lugares que nunca fui ou vi, quando eu sinto cheiro de algum tipo de aroma, na mesma hora eu penso que aquele cheiro é de um local, país, específico, ou até mesmo pessoas famosas que nunca vi. Já senti cheiro de um país específico, de famosos que eu gosto, eu me recordo que desde dos meus 14 eu tenho isso, e agora recentemente um tempo atrás começou a acontecer diariamente, eu estava andando na rua e veio um aroma de perfume e no mesmo instante me veio a cabeça que aquele cheiro era de um famoso específico, não é sempre que isso ocorre só de vez em nunca, o que poderia ser isso?

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá. Somente por meio do seu relato não seria possível dizer com precisão o que acontece- é necessária uma investigação mais aprofundada conduzida por um profissional. De qualquer modo, o olfato é um sentido que se conecta com os outros (como visão) e há inclusive situacoes comuns em que cheiros remetem a cores e a sons. No seu caso, imagino que você tenha o olfato bastante desenvolvido desde criança e que a partir disso tenha criado esta conexão mental dos aromas que sente com imagens que cria de lugares e pessoas. A sua percepção da realidade parece ser bastante atravessada pelo olfato e talvez por causa disso você tem esta habilidade de conectar cheiros com outras imagens mentais. É apenas uma hipótese, que teria que ser confirmada com uma avaliação. Fico à disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

1 AGO 2024

Belly
Você tem este sentido muito apurado, não estranhe e não se assuste. É um dom, um talento, um recurso e pode ajudar-te tanto para a tua realização pessoal, profissional e de convivência.
Precisa conhecer a ti mesma, precisa entender o que é isso e desedenvover e usar isso em teu benefício.
Faça Psicoterapia... não é nenhum problema, é um dote, uma sensibilidade apurada.
Aprimore isso

Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Olá Belly, como está?
Então, seu relato me remete a uma condição neurológica chamada Sinestesia.
É a forma como o seu cérebro interpreta os sinais externos percebidos pelo seu sistema sensorial. No seu caso, o olfato relacionado ao odor de perfumes. Há pessoas que conseguem “ver” sons, “sentir” cores e por aí vai.
A sinestesia é involuntária e sua causa ainda desconhecida.
É muito importante dizer que não é uma doença e nem um transtorno mental.
Se ela não afeta o seu dia-a-dia não há com que se preocupar. Mas, se prejudicar a sua rotina é interessante buscar auxílio psicológico ou neuropsicológico.
Qualquer dúvida estou à disposição.

Cecília Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde, Belly! Obrigado por se colocar. Certamente o cheiro de lugar ou pessoa que nunca vi, não há como relacionar, como comprovar. Há na verdade, em você, esse direcionamento de organização de raciocínio que realiza teu desejo idealizador, mais não comprovado ou comprovável, dessa pessoa ou lugar.
Será importante que um de nós, psicólogos, possamos te conhecer mais plenamente e te ajudar a entender porque formula esse tipo de convicção.
Atenciosamente,