Tenho 22 anos, nunca namorei ninguém, isso me preocupa

Feita por >Dafhyne · 4 jul 2022 Desenvolvimento pessoal

Parece que todos que estão em volta de mim, já tiveram um relacionamento e eu não. Sou extremamente tímida, me acho feia, sem graça, ninguém nunca se interessou por mim e parece que vai continuar assim, quando gosto de alguém eu nem tento pois tenho certeza que eu não terei nem uma chance e também por ser muito tímida.
Sinto que devo mudar de aparência sou um pouco assima do peso não que eu ache isso um problema nas outras pessoas, "mais em mim é" vivo me esforço para mudar por um tempo e acabo voltando ao mesmo lugar, sinto que nada que eu faça possa me tornar uma pessoa legal e interessante. Não sei o que fazer na minha vida me sinto perdida.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Dafhyne,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

Mas fico aqui pensando: Se nem mesma você acredita ou se vê como merecedora ou capaz o suficiente, como as outras pessoas a verão? o que será que está transmitindo às pessoas que chegam a seu redor? Quão acessível você se torna com isso?
O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Estou aqui para te dizer que há SIM muitas maneiras de fortalecer sua autoestima, fortalecer seu autoconceito, aquilo que você pensa, sente e faz por você e, com isso, desenvolver mais saúde e funcionalidade na sua relação consigo mesma e com os outros. Caso continue tendo as mesmas ações e pensamentos, continuará com os mesmos resultados (esses estão te satisfazendo?). Já se começar a inserir novos pensamentos e ações à sua realidade, fatalmente, os resultados serão diferentes.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

11 JUL 2022

Olá Dafhyne!
Por seu pequeno relato parece que você sofre de baixa autoestima.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, capaz de explorar o que motivou tal depreciação ao longo do tempo, melhorar as questões de timidez e fortalecer sua autoestima favorecendo relacionamentos afetivos e sociais.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 JUL 2022

Olá, Dafhyne
Não é nenhum problema não ter um relacionamento aos 22 ou em qualquer outra idade. Desde que isso seja uma escolha. O que não me parece que tem sido, mas sim uma certa limitação.
Me parece que há uma questão de autoestima presente por aí que te impede de se abrir a esses vínculos. Só podemos "resolver" essa questão diante de um processo de autoconhecimento, assim será possível acolher nossa angústia, valorizando aquilo que gostamos em nós e melhorando aquilo que ainda não gostamos tanto (mas sendo justo, sem olhar tudo como algo ruim).
Te incentivo a buscar um processo de terapia, assim esse autoconhecimento é construído de uma forma saudável, num espaço seguro e ético, que pode re trazer muitos ganhos, mesmo além dos que citei aqui.
Qualquer coisa fico a disposição
Boa sorte no teu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

7 JUL 2022

Olá Dafhyne.
A Autoestima baixa pode ser uma distorção da própria imagem, em que a pessoa não percebe suas qualidades, habilidades ou pontos positivos, pois se compara apenas com aqueles que são superiores as suas percepções pessoais, porém se focar nas suas virtudes poderá perceber que estas superam suas dificuldades.
Uma pessoa só consegue aprender se entrar em ação. Se quer ter um namorado é necessário que tenha ação neste sentido, se quer se libertar a timidez precisa começar a fazer coisas que te levem a ser menos tímida. Comece devagar, um passo de cada vez, treine em casa sozinha, por exemplo, como conversar com um pretendente, como conversar com uma pessoa, leia sobre o assunto, busque informações, perceba que tem muitas pessoas com dificuldades como as suas, você não está sozinha.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JUL 2022

Dafhyne vc precisa de terapia para melhorar sua auto estima.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

bom dia, Dafhyne. Por que estar em relacionamento é importante para você? O que você procura em alguém? Você mencionou que nem tenta um vínculo com outra pessoa, pois acredita que não terá chance. Como você pode ter certeza de algo que não vivenciou? Me parece que você está tentando fugir e talvez não seja isso que você realmente deseja, afinal. É importante entender como a sua aparência afeta a forma como você se vê e como o outro te enxerga. Será que outras pessoas já falaram algo desagradável sobre você e como você absorve isso?

Luana Santana Camargo Psicólogo em Palmas

3 respostas

5 JUL 2022

Bom dia, Dafhyne,
A resposta à sua questão está aí, na sua auto cobrança que acaba com sua auto estima.
Primeiramente, é preciso se sentir bem com você para que os outros queiram estar por perto. Vestir-se de inseguranças e medos pode acabar por afastar as pessoas, ou nos piores casos, atrair o tipo errado de relacionamento.
A idade não é um problema, e sim a forma como você se vê e se ajusta aos seus sentimentos.
A psicoterapia pode ajudá-la a lidar com estas questões.
Caso tenha interesse de conversar melhor, estou à disposição.
E lembre-se: "feio é alguém que desistiu de si mesmo."

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

5 JUL 2022

Bom dia Dafhyne;
Certamente, procurar "melhorar aparência" para se namorar alguém, é algo muito perigoso, pois você já tem histórico de baixa autoestima e timidez; estar com alguém por aparência não é algo que vá fazer bem para ti.
Recomendo psicoterapia para te ajudar nessas questões internas primeiro.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

5 JUL 2022

Olá Dafhyne! Que bom que você escreveu. A grande maioria das pessoas, com perfis assemelhados ao que você descreveu apresentam esse tipo de percepção. Falta um passo, um passinho, para viver autoconfiança. Estar tímido com o devido tempero, é algo bastante positivo e vantajoso; sentir-se feia e sem graça, é algo que não se exporta. Em outras palavras: nos achamos feios, mas vem os outros que provam que nos acham atraentes e bonitos. É só prestar atenção nas coisas e não fugir das trocas. A maior parte das coisas se resolve com treino, treino gradativo, treino estratégico. Por exemplo: grupo de esportes coletivo de contato, grupo de teatro, grupo de dança, excursões, colegas de trabalho sério, companheiros de estudos consistentes. Essas coisas conectadas com rotina de vida consistente e saudável, ajudam muito, nesses casos, para que se caminhe para a evolução. Cada ser humano é único, rico raro, cheio de possibilidades e potencialidades. Também costumamos nos sentir inseguros diante dos desconhecidos. Mas todos somos carentes de companhia, e uma vez conhecidos, nos tornamos companhia valiosa.
Caminhada científica de autoconhecimento e autovalorização com um psicólogo, poderá enriquecer muito esse processo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.