Será que se encerrou o meu ciclo de pessoa comprometida com alguém?

Feita por >Eduardo Marques · 19 jun 2024 Abordagem psicológica

Preciso de ajuda para entender o que pode estar acontecendo comigo e com meu casamento.
Um breve resumo: tenho 39 anos, estou neste relacionamento (casamento) há cinco anos.
Faz três anos que compramos uma linda casa e morando juntos.
Nos conhecemos em um curso no trabalho. Embora na época eu tivesse uma namorada, me apaixonei e decidi terminar o relacionamento da época para ficar com ela (minha atual esposa).
Retrocedendo um pouco:
Aos meus 20 anos de idade tive minha primeira namorada. Ficamos por 7 anos juntos. Após o término praticamente emendei outro namoro que (também) durou 7 anos.
Ou seja, aos meus 34 anos de idade terminei este segundo namoro ao conhecer a minha atual esposa e decidi ficar com ela, conforme disse anteriormente. Portanto, desde os meus 20 anos de idade encontro-me comprometido e me relacionando com alguém. Lembrando, tenho 39 anos.
Diferentemente de mim, minha esposa teve muitos relacionamentos curtos, gostava muito de tomar umas cervejinhas, e morava sozinha desde os 17 anos de idade.
Nesses nossos anos juntos, pouquíssimas brigas, sem problemas financeiros, mas alguns desentendimentos referente ao consumo de bebidas por parte dela. Apesar disso, ela sempre diz que se adaptou a minha forma de viver: mais caseiro, menos sociável e sem frequentar muitas baladas.
Como dito, somos colegas de instituição, mas não trabalhamos no mesmo setor. Apenas no mesmo prédio. Ainda assim, isso significa que acordamos juntos, tomamos café da manhã juntos, vamos no mesmo carro para o trabalho, por vezes almoçamos juntos (nos outros dias levamos marmita e cada um almoça em seu departamento), saímos do trabalho e vamos para a academia juntos, voltamos para casa juntos, dormimos juntos, final de semana juntos, mercado juntos, e assim por diante. Ou seja, quase 24 horas por dias juntos. A semana inteira.
Bom, eis a questão e meu conflito mental que me trás aqui:
Estou me sentindo sufocado por essa rotina chamada casamento. Me sinto como se tivesse grudado em um gêmeo siamês.
Tenho cada vez mais me perguntando se estou feliz como casado. Nos meus relacionamentos anteriores, me perguntava se queria mesmo estar lá, namorando.
Fico “sonhando acordado” em ser sozinho.
As vezes me pego desejando morar sozinho, sair para um parque sozinho, cuidar da casa do meu jeito e no meu tempo, sem a necessidade de precisar entrar em consenso com alguém para qualquer coisa na vida.
Me imagino, até mesmo, indo viajar sozinho.
Vejo pessoas sozinhas no parque, no cinema, ou se exercitando e aquilo me desperta o pensamento de que eu desejava estar ali: “livre” daquela forma, apreciando apenas a minha companhia.
Me parece tão agradável pensar em poder ir a eventos sociais com a sensação de ir e vir a hora que desejar e, ao voltar para a casa, dormir sozinho.
Será que acabou a minha tolerância de estar com alguém ou isso é normal, porém precisa de ajustes?
Por que mesmo com todos esses pensamentos, me dói a ideia de deixá-la para ir viver minha vida? Será falta de coragem?
Perdão pelo textão, mas detalhes ajudam no entendimento.
Agradeço a atenção.

A melhor resposta 20 JUN 2024

Olá! Espero poder te ajudar, fico feliz que tenha encontrado um lugar pra tal confidencia.
Não posso te dizer com exatidão se isso é falta de coragem ou se acabou sua tolerância. Mas posso dizer que até onde você detalhou, é normal sim. Não acho que "ajustes" seria a palavra certa mas sim "reflexões", pois essas repostas somente você pode se dar, já que dirão sobre você, seu futuro e suas vontades. Acredito que você esteja vivendo um processo de luto por uma vida que não teve, imaginando que sua vida de solteiro "morreu" e se perguntando como seria ela.
Já que não posso te dar respostas certeiras, quero te trazer algumas perguntas para exercitar a reflexão e autoconhecimento: qual tipo de resposta você deseja encontrar? essa "falta de coragem" seria de tomar uma decisão que quer ou de doer um possível término? se caso sua relação acabe, você deseja viver sua vida "sozinho" para sempre? você acredita que "ajustes" iriam mudar seus pensamentos e desejos? sua relação é aberta o suficiente para você conversar sobre esses sentimentos?
Espero que você encontre suas respostas interiores. Lembre-se que você não esta sozinho, é sempre bom contar com apoio e conversar com amigos, familiares ou profissionais, acredito que o autoconhecimento possa te trazer alguma luz.
Fique bem! Abraços.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

23 respostas

21 JUN 2024

Eduardo Marques
Estar casado e bem casado não significa estarem sempre juntos.
Casamento é conexão de almas antes dos corpos.
Você é uma realidade e precisa se realizar.
Ela é outra realidade e precisa se realizar
Voces dois juntos é uma terceira realidade...
Como podem conviver juntos e cada um se realizar, um auxiliando o outro?
Estar casado não é sacrificar a sua individualidade, nem a dela.
Está faltando diálogo entre voces, está faltando expressar sentimentos...
Ela sabe tudo isso que colocou aqui?
Se não sabe, por que não sabe?
Por que não possibilita fazerem terapia de casal?
Abraços

6356 respostas

21 JUN 2024

Relacionamento é decisão. E não só alegria, desejo de fazer tudo que dá na telha, felicidade plena. Temos que ceder em muitas coisas. Veja como foi sua infância, relações dos seus pais. De repente, é medo de algo aí, e aí você quer fugir porque é mais fácil e cômodo.
Se quiser agendar horário para entender e como sair disso, entre em contato.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

21 JUN 2024

Oi Eduardo, boa noite.

Não me estranha você ter pensamentos voltados a ficar sozinho, pelo que eu entendi do seu relato você não tem um tempo só seu. Antes de você ser um homem casado, você é um indivíduo. O casamento é parte da sua vida, e sim geralmente é uma parte bastante presente, porém o casamento não é o todo da vida de uma pessoa, existem outras necessidades além das amorosas. É saudável para as pessoas ficarem sozinhas um pouco, fazer algumas atividades sem a presença do conjugue, destinar um pouco de tempo para os amigos, ou seja, cuidar de si. E esses hábitos refletem na saúde do casamento também.

Espero ter te ajudado de alguma forma. E se você sentir que algumas coisas não são tão simples de fazer para você, buscar um psicólogo pode te ajudar a pular alguns obstáculos emocionais que estão a seu caminho e entender como se sente sobre si e sobre o casamento.

Bom fim de semana.

Marcel Cardoso Psicólogo em Santo André

7 respostas

20 JUN 2024

Olá Eduardo, espero que esteja bem!
Vejo que essa sensação de sufocamento pode ser decorrente de diversos aspectos. Antes mesmo de você decidir romper esse relacionamento, gostaria de sugerir que você faça atividades sozinho como as que você citou. Continue refletindo sobre aquilo que quer pra sua vida e não se sinta culpado em priorizar sua felicidade, afinal você é o único responsável por ela.

Ana Cláudia Silva Nogueira Psicólogo em Varginha

3 respostas

20 JUN 2024

Bom dia, Eduardo! Obrigado por se colocar. Isso é comum, somente precisa de ajustes. As pessoas plantam o que colhem. Vocês plantaram vinculação muito intensa, sufocante, que dificulta a liberdade, a expressão da essência individual de cada um. Pelo que você relatou, a partir dos vinte anos você namoro sete anos, a partir dos vinte e sete anos, namorou mais sete. Imediatamente você se envolveu com ela. Pelo relatado, provavelmente você não foi namorado de si mesmo, não viveu de forma mais razoável, turmas de coletas e conhecidos éticos e saudáveis, não viveu grupos de esportes coletivos de contato, tempo de olhar para dentro de si, turmas de viagens, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, de forma significativa.
A essência do "eu" de cada um de vocês, pelo que descreveu, não está podendo se expressar.
Precisam de ajuste.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

20 JUN 2024

Olá Eduardo, tudo bem?
Desde os 20 anos você emenda um relacionamento no outro, e pelo que você conta, no seu atual casamento, vocês vivem uma rotina inteira juntos, desde a hora que acordam até o momento de dormir. Seu sentimento de necessidade da liberdade não é um sentimento incomum, pelo contrário, você buscar pela sua individualidade é muito importante e saudável, mas isso não significa necessariamente que você não ame a sua esposa.
Você já tentou iniciar alguns hobbies sem a sua esposa? Você fala sobre observar as pessoas indo a parques e a lugares sozinhas, mas você já tentou fazer alguma dessas coisas?
Lembre que para manter um relacionamento duradouro é necessário haver uma comunicação clara e objetiva, minha sugestão é que você fale com sua esposa sobre a sua necessidade e comece alguns hobbies sozinho.
Espero ter ajudado e espero que fique bem!
Caso queira se aprofundar no assunto, estarei a disposição.

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo