Tenho desejo sexuais sendo comprometida.

Feita por >Tayná Oliveira · 18 fev 2022 Terapia sexual

Olá, gostaria de entender isso em mim, eu namoro, amo meu namorado e não tenho nenhum problema sexual em nosso namoro, estou com ele a um ano mas eu tenho a vontade de ser desejada por outras pessoas, eu flerto as vezes com alguém que me interesso de forma não muito nítida e gosto quando sou correspondida. Tenho também desejos quando conheço pessoas de meu interesse e começar a meio que acompanhar elas numa fantasia sexual minha, queria entender isso um pouco antes de passar por um psicólogo, nunca trairia meu namorado por que amo e o respeito assim como gosto de ser respeitada e amada, mas esses desejos e essas atitudes de flertar (me distancio de homens por isso, para evitar a falta de respeito com meu namorado) eu gostaria que parasse pois me sinto culpada com isso.

A melhor resposta 27 FEV 2022

Olá Tayná, espero que esteja tudo bem com você.

Nós podemos desejar muitas coisas ao longo de nossas vidas, sendo esses desejos de origem sexual, profissional, afetiva, social, financeira, etc. Mesmo estando em um relacionamento, seja ela namoro ou casamento, o nosso desejo vai estar presente, explicitamente ou implicitamente. Acredito que conhecer nossos desejos é como conhecer a nós mesmos. Quando entendemos e compreendemos nossos desejos, podemos lidar melhor com eles e consequentemente com nós mesmos. Você está buscando, pelo seu relato, entender e conhecer seus desejos, ou seja, você está em busca de autoconhecimento, de mergulhar um pouco dentro de si própria para se conhecer. Esse é o caminho para você entender e lidar melhor com eles, e quem sabe até abandoná-los por completo, se você identificar que eles não passam de algum tipo de armadilha de seu próprio ego. Mas, o que importa é realmente você olhar para esses desejos e compreendê-los, verdadeiramente. Esse tipo de busca pode ser bem trabalhada em um processo de psicoterapia com um Psicólogo, e vai te trazer autoconhecimento. Minha indicação é que você possa buscar um profissional para iniciar seu processo, em direção a esse entendimento que necessita. Ao final, você poderá encontrar respostas que te deixem mais seguras consigo própria e com sua escolhas e atitudes na vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 FEV 2022

Oi Tayná Oliveira,
Parabéns por sentir desejos, mesmo sendo comprometida. Isto mostra que é vida enquanto o ser comprometida é uma condição criada pelo sistema de valores. Não tem nada de errado com isso.
Somos essencialmente energia, emoções e sentimentos enquanto que os pensamentos são desenvolvidos pela racionalidade e são carregados pelos valores admitidos.
Em novel de energia, nem tudo o que sente é seu e voce pode estar manifestando e sentindo coisas, desejos, vontades que não são suas, podem ser expressão de outras pessoas com as quais convive. Você é espontânea e verdadeira consigo mesma mas pode estar convivendo com pessoas muito trancadas, que abafam seus sentimentos seja por vergonha, culpa ou por se sentir inadequada. A energia bloqueada nelas talvez esteja sendo canalizada em ti.
Verifica isso no seu convívio; desenvolva um diálogo com o seu namorado sobre desejos, fantasias, vontades como forma de compartilhar, conhecer ele e ao mesmo tempo aliviar a tensão que sente dentro de ti.
Para uma maior compreensão, domínio e cura destas emoções, melhor fazer Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

19 FEV 2022

Olá Tayná! Grato por escrever. Sua pergunta é bastante interessante. Não nascemos com desejos direcionados a uma única pessoa, nem poderia ser assim. Temos desejos por corpos. Namoro acaba, casamento acaba, namorado vai embora, morre, marido também. O que acontece é que temos o encontro entre as normas culturais e uma parte das características emocionais do seres humanos. As pessoas sentem ciúmes e sentem posse; as pessoas precisam certa estabilidade e regularidade.
O desejo, na intimidade, permeia a cabeça das pessoas por novas pessoas, mesmo estando comprometidas umas com as outras. A questão de quebrar com isso, envolve valores internos, envolve rompimento com normas de organzação social/econômica da sociedade. O preço de dar vasão a isso, em nossa cultura, é muito alto, tanto perante a sociedade, quanto perante ao incucado na conscência. Cuidado.
Será enriquecedor você poder aprofundar reflexão com ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8634 respostas

19 FEV 2022

B noite Tayna. Vc tem desejos além do seu relacionamento, vc deve refletir sobre seu relacionamento o que deve valer a pena insistir.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro