Será que meu noivo está com depressão?

Feita por >Isabela · 12 mai 2021 Depressão

Namoro há seis anos, já sou noiva. Nossa casa já está quase pronta. De uns quinze dias pra cá a mãe do meu noivo foi internada com covid, e desde então ele começou a dizer que não tem certeza se quer ficar comigo, nao sabe se quer mais casar. Diz que está sem perspectiva de futuro, que por ele daria um tempo no namoro, falou pra sermos só amigos por enquanto, diz que gosta de mim, mas que não quer me perder. Tem me falado que está se sentindo deprimido, angustiado. Não sei o que fazer, não sei se devo dar apoio, ou se dou tempo pra ele. Ele tem mudado o comportamento, tipo rotinas, antes era mais reservado, agora fez mais amizades, enfim está diferente.

A melhor resposta 18 MAI 2021

Isabela... e voce como está?
Está aguardando teu noivo te faça feliz?
Termine voce mesma este relacionamento... ambos precisam se encontrar, ambos precisam se desenvolver, ... voces não se conhecem, não sabem quem são, precisam curar suas feridas internas, precisa se apaixonar por si mesma, precisa dar um significado para a sua vida, uma razão de viver.
E não tenha medo de ficar sozinha porque não é o casamento que vai te fazer feliz. Se és feliz contigo mesma, com a tua profissão, com a vida que vive, aí sim pode casar com uma pessoa também feliz e juntos poderem viver a vida de casados, felizes.

5817 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 MAI 2021

Boa tarde Isabela!

Pelo seu breve relato parece que seu noivo está inseguro sobre seus planos de vida e, consequentemente, sobre a relação de vocês. Ele parece ter sido sincero com você sobre isso, e muitos homens não conseguem esse tipo de franqueza com sua parceira. Talvez seja o momento de ambos reavaliarem as condutas de cada um dentro da relação, para assim prosseguirem para o passo seguinte. Embora você esteja falando de questões dele, é importante também entender como estão suas questões sobre seu futuro com seu noivo. Uma psicoterapia seria interessante para você no sentido de ela proporcionar um maior conhecimento sobre si próprio e sobre suas emoções.
Quanto a sua pergunta inicial, sobre se seu noivo estaria com depressão, o comportamento dele de fazer novas amizades, de se mostrar socialmente mais ativo, vai no sentido contrário da depressão, ou seja, isso não é um indicativo de que ele esteja com depressão.
Espero ter te ajudado Isabela, e desejo que fique bem!
Um abraço

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 MAI 2021

Olá Iabela! Grato por escrever. As informações que constam do texto, no entanto, não são suficientes para uma reflexão mais amadurecida. Aspectos como idade, história do namoro, planos, rotina de vida, personalidade, precisam ser bem ponderados para contribuir de fato, para vocês.
Pelo seu relato, tanto você quanto ele, precisam reajustar o tempo para que possam rever se estão confiantes nos planos.
Certamente será muito enriquecedor e esclarecedor você poder contar com uma pesquisa cientificamente conduzida por um psicólogo, para amadurecer decisões e formas de lidar com os caminhos que as decisões exigirão.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índice gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.