Ansiedade dá para ser confundida com depressão?

Feita por >Suellen · 15 jun 2015 Ansiedade

Ansiedade dá para ser confundida com depressão? Pessoas com ansiedade têm pensamentos depressivos? Tem como uma pessoa ter depressão e ansiedade?

A melhor resposta 16 JUN 2015

Boa noite Suellen;
Decerto, a depressão e a ansiedade não são a mesma coisa, porém, para algumas pessoas isso pode se confundir. Existem diversos estudos em que se observa que o diagnóstico da depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e um quadro de ansiedade pode se desenvolver para a depressão em 24% dos casos.
Por isso é importante em qualquer um dos dois casos, procurar um profissional de imediato para que o quadro não se agrave.
A ansiedade pode se tornar patológica quando passa a atrapalhar a sua vida, trazendo situações que fogem do controle, trazendo prejuízo ao bem estar e ao seu desempenho. Alguns sintomas da ansiedade são medos exagerados, sensação de que algo ruim está para acontecer, não para de pensar somente nos problemas, pavor, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, descontrole dos pensamentos, dentre muitos outros.
Já a depressão é um distúrbio emocional que pode ser caracterizado por uma tristeza profunda, evidência de baixa autoestima, apatia, pessimismo, insônia, medos exagerados, dificuldade de concentração, raciocínio lento, ansiedade, dentre outros.
Então, observando os sintomas, podemos observar que entre a depressão e a ansiedade existem alguns sintomas similares. Por isso é importante que para se diagnosticar qualquer uma das duas, deve-se procurar um profissional especializado.

Espero ter contribuído.
Muita Paz!

Alice Morbeck Psicólogo em Salvador

5 respostas

21 JUL 2015

Olá Suelen!

Ansiedade e Depressão possuem sintomas distintos, porém o que ocorre é que nunca temos um quadro "puro", ou seja, dificilmente um paciente terá somente depressão ou somente ansiedade etc... Na maioria das vezes, as patologias aparecem juntas ou como conseqüência uma da outra....
Como um colega já citou, podemos apresentar um quadro depressivo com sintomas ansiosos e também uma ansiedade com sintomas depressivos, é ai então que elas podem ser confundidas.
Espero ter ajudado.

Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

29 JUN 2015

Olá,
As duas patologias diferem nos sintomas e significados, embora possa confundir por ter uma ligação entre elas em alguns casos.
Indico procurar um psicólogo para uma avaliação detalhada.

27 JUN 2015

Olá Suellen, a ansiedade é uma resposta emocional do medo, a forma real ou imaginária de como avaliamos as ameaças à nossa volta. O medo é uma resposta inata para a nossa auto preservação, portanto se nos "livrarmos" do medo certamente estamos fadados à não sobreviver. Precisamos da ansiedade para estarmos atentos e poder atender à nossas necessidades. Portanto a ansiedade só será um problema quando ela passar a te atrapalhar em sua dinâmica de vida e te levar a algum tipo de sofrimento. A depressão já é um estado no qual o emocional se encontra desequilibrado, impossibilitando o seu rendimento e desenvolvimento em suas habilidades habituais, ocorrendo ai as vezes o abandono de si mesma. A ansiedade estará presente na depressão, mais nem sempre a depressão estará presente na ansiedade. Oriento a você, que se no momento, estiver passando por algum desses dois distúrbios e/ou os dois, a procurar um profissional psicólogo para uma avaliação mais precisa e assim receber as devidas orientações e intervenções a fim de poder aprender e desenvolver estratégias de enfrentamento para poder se fortalecer.
Espero ter contribuído, um grande abraço!!!

Liane Doria Psicólogo em Aracaju

8 respostas

26 JUN 2015

Sim. Em muitos casos, essas duas síndromes tendem a ocorrer juntas. Como se fosse uma retroalimentação, uma contribuindo e alimentando os sintomas da outra. Apenas um profissional especializado poderá fazer o diagnostico correto.

19 JUN 2015

Sim, sim e sim! Ansiedade e depressão andam bem juntas e é possível a pessoa apresentar sintomas de ambas e ter apenas um dos diagnósticos ou apresentar os sintomas completos e ter os dois diagnósticos. Resumindo, você pode ter ansiedade com alguns sintomas depressivos, mas também pode ter depressão com alguns sintomas ansiosos ou pode ter ambas com todos os sintomas. Quem vou poder te ajudar a diagnosticar com precisão o seu problema é um profissional Psicólogo ou Psiquiatra.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 JUN 2015

Olá Suelem. Bom dia,
Ansiedade e depressão são doenças distintas que apresentam sintomas diferentes e peculiares. Entretanto a pessoa com sintomas de ansiedade pode apresentar ao mesmo tempo sintomas de depressão e vice versa. O Cid 10 apresenta também o diagnóstico classificado como Transtorno Ansioso Depressivo, o que explica e justifica que uma pessoa pode apresentar os sintomas juntos. Para um diagnóstico preciso será necessário consultar um médico psiquiatra e caso seja constatado algum diagnóstico busque também fazer psicoterapia com um psicólogo.
Espero ter contribuído e respondido sua questão com clareza. Fique bem!

Gisele Domingos Rocha Psicólogo em Belo Horizonte

6 respostas

18 JUN 2015

Em geral, a ansiedade e a depressão andam de mãos dadas. É preciso procurar ajuda e a psicoterapia pode ajudar a conviver melhor com os agentes desencadeantes da ansiedade, pode colaborar num enfrentamento aos quadros de depressão.

Atenciosamente,
Maria Márcia Verona

16 JUN 2015

Suellen, o conjunto de sintomas da ansiedade e da depressão são diferentes, mas para a pessoa que sente pode parecer confuso em certos momentos. A melhor maneira de vc esclarecer isto é fazendo uma avaliação psicológica com um profissional capacitado. Se ele achar necessário, ele encaminhará para um psiquiatra.
Para além do rótulo de um diagnóstico, a psicoterapia pode te ajudar a se conhecer melhor, compreender melhor seus sentimentos e emoções, melhorando seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. Isto vai ampliar seu bem estar e otimizar sua qualidade de vida.
Nestes casos, não há tempo a perder! A vida é curta! Boa sorte!
Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

16 JUN 2015

Bom dia, Suellen,
Os sintomas da depressão e da ansiedade são diferentes, portanto, deve-se fazer a avaliação do caso. Pode ser que a pessoa que está num quadro ansioso tenha pensamentos depressivos como sentimento de angústia. Alguns estudos indicam que depressão e ansiedade são duas entidades clínicas separadas por apresentarem sintomas distintos.
Att.,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

16 JUN 2015

Olá, Suellen,
A ansiedade pode ser entendida, em linhas gerais, como sensação de nervosismo que toma o indivíduo podendo ser desencadeada por fatores externos (vestibular, trabalhos a apresentar na escola, deparar-se com a pessoa amada etc.) e internos (psiquismo).Desse modo, o interessante ao tratar dessas questões seria levar em conta esses dois constituintes do sujeito (eventos internos e externos). Sintomas como medo, ataques de pânico em situações que outras pessoas encaram normalmente e o sentimento de ameaça constante podem ser típicos do distúrbio de ansiedade.
Na depressão, apesar de apresentar sintomas parecidos com a ansiedade, eles tomam caminhos pouco diferentes. Podemos citar a mudança de humor, esta pode ser identificada nas duas condições, porém na depressão é acompanhada por tristezas prolongadas, falta de ânimo e esperança em relação a tudo na sua vida. Elas podem vir juntas, porém não quer dizer que uma pessoa com depressão terá obrigatoriamente situações de ansiedade excessiva. Devemos ressaltar que o ser humano vivem experiências de vida de formas diversificadas, por isso cada caso deve ser devidamente analisado em suas particularidades.
Espero ter esclarecido.
Abraços, Welton André psicólogo, CRP 03/10520

Welton André Nascimento Psicólogo em Petrolina

2 respostas

16 JUN 2015

São sensações opostas, porém podem ser definidas como um transtorno. Quando oscilam estas sensações, podemos estar nos referindo a um transtorno bipolar. Porém requer uma avaliação mais detalhada dos sintomas e sua nosologia.

16 JUN 2015

Olá, Suelen!
Não se prenda a diagnósticos ou prognósticos. Cada ser humano é único e singular na sua forma de lidar consigo e com o mundo.
Buscar uma compreensão não dos "porquês", mas sim do "para que" e do "como" será muito mais enriquecedor. Ficar presa em causalidade e culpabilidade tira o foco da pessoa e dá muito mais atenção a doença. O DSM V (manual americano de transtornos) transtornaliza tudo e fica impossível qualquer pessoa não se enquadrar em um transtorno ou doença. Pessoas ligadas a própria elaboração do manual concordam que o ser humano precisa muito mais que um diagnóstico. Um processo psicoterapêutico pode lhe ajudar na busca de uma compreensão dessas suas questões, ampliar sua consciência, mobilizar energia para uma mudança, se permitindo a vivenciar novas experiências e possibilidades da vida ciente de suas escolhas e responsabilidades. A vida implica em movimento. Perceba o quanto pode ser sabotador e mutilador se restringir a um diagnóstico.
Espero ter lhe ajudado.
Saudações
Dielson Rocha

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

16 JUN 2015

Olá Suelen. Sim, ansiedade e depressão podem coexistir, caracterizando o transtorno misto ansioso e depressivo. A ansiedade leva a um processo de stress intenso, que resulta num corpo e numa mente desgastados, que acaba deteriorando os processos cerebrais de transmissão de sensações, alterando percepções e a dinâmica dos neurotransmissores, essenciais ao equilíbrio químico do cérebro, na forma como se percebem as diversas situações, características estas da depressão. Uma pessoa dentro de um processo depressivo em muitos momentos se torna, em geral, irritadiça, impaciente, tem pensamentos pessimistas, destrutivos e com isso sua ansiedade se eleva, em busca de soluções ou nem isso, apenas espera numa angústia intensa os acontecimentos ruins desenrolarem.
O ideal é que se procure um psiquiatra e um psicólogo, para que a terapia medicamentosa dada pelo médico estabilize o quadro emocional e as técnicas usadas pelo psicólogo aí sim encontrem uma mente pronta para se reequilibrar e superar as adversidades e entrando forte na vida, para superar a depressão ou outras limitações.

16 JUN 2015

Boa noite, Suellen!
É possível sim ter ansiedade com picos de depressão, é necessário uma avaliação mais completa para saber que nível está essa ansiedade.

16 JUN 2015

Sim, as duas podem ser confundidas; a depressão tem origem orgânica, mas a ansiedade necessariamente não pode estar ligada à depressão. Necessária uma investigação com psicoterapia e psiquiatria com uma anamnese investigativa aos dados históricos de vida e atual do paciente para investigar. Abraços.

16 JUN 2015

Olá Suellen, como já foi dito são transtornos diferentes Ansiedade e Depressão. Cada um é composto por uma sintomatologia específica. Apesar de que, além de existir comorbidades entre os dois, existe também uma depressão ansiogenica. Onde seria apresentado sintomas de ambos. Vale ressaltar, que para um diagnóstico preciso, faz-se necessário uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento psicológico, visando a remissão desses sintomas.
Abraços.

Andréa Magalhães Psicólogo em Salvador

4 respostas

16 JUN 2015

Suellen:
As pessoas são complexas em pensamentos, emoções e comportamentos. Uma pessoa com problemas psicológicos apresenta uma grande variedade de questões envolvidas.É necessário estudar cada caso e identificar qual o diagnóstico que descreve a maioria dos sintomas apresentados.Neste diagnóstico todas as informações do cliente são importantes, assim como as observações feitas pelo psicólogo. Então, se a pessoa mostra sintomas variados entre um ou outro transtorno, a sensibilidade e percepção do profissional fará a diferença na hora de identificar o transtorno e estabelecer o melhor plano de tratamento.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

16 JUN 2015

Boa noite
Raramente as pessoas possuem apenas uma patologia.
Portanto pode sim alguém ter ansiedade com comorbidade(mais de uma patologia) de depressão. Ambos transtornos possuem sintomas diferentes,e possuem graus de gravidade. Por isso procure um psicólogo para fazer uma avaliação detalhada com você. Att. Bárbara Zanela

Psicóloga Bárbara Zanela Psicólogo em Rio Grande

2 respostas

16 JUN 2015

Mesmo sendo expressões emocionais diferentes, existem problemas em que há a comorbidade de um transtorno de ansiedade e um transtorno de humor. Ainda há os casos em que um transtorno de ansiedade primário pode provocar um quadro de alteração de humor e vice-versa.

Cognus Psicologia Psicólogo em Natal

4 respostas

16 JUN 2015

Oi Suellen.
Como já disseram as colegas, depressão e ansiedade são coisas diferentes, mas uma única pessoa, pode sim ter estas duas queixas, pois muitas vezes, uma acaba puxando a outra.
Na depressão, a pessoa tem uma visão negativa de si mesma, do mundo e do futuro.
Na ansiedade, a pessoa sente-se vulnerável, exagerando as dificuldades e problemas, menosprezando sua capacidade de enfrentamento.Por isto fica ansiosa, com medo do futuro.
Assim, uma pessoa muito ansiosa, pode ter tantos pensamentos negativos que a deixam ansiosa, que acabam a levando a ter pensamentos que geram tristeza, que podem levar à depressão. E então, ela pode ser ansiosa e depressiva. Espero ter conseguido explicar. Qualquer coisa, volte a nos escrever. Mas aconselho buscar auxílio de um(a) psicólogo(a)

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

16 JUN 2015

Boa noite Suellen. Ansiedade e depressão diferem em sintomas. Uma pessoa ansiosa tem estilo de vida corrido e pensamentos sempre imediatistas. A depressiva esta sempre pensando no que fez ou poderia ter feito na vida. Ansiedade pode virar um transtorno. Observe e reflita. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 JUN 2015

Ola. Concordo com o colega. Depressão não se confunde com ansiedade. Mas sim, uma pessoa pode ser acometida pelos dois sofrimentos. E é muito doloroso pois os pensamentos depressivos ficam se repetindo como uma obsessão. Você ou a pessoa em questão poderia se beneficiar muito de uma psicoterapia.

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

16 JUN 2015

Ansiedade e Depressão tem sintomas diferentes. Mas uma pessoa pode sim ter ansiedade e depressão. Procure um Psicólogo e ele te explicará melhor dependendo do seu caso. Abraços.

Ellen Martins Peiter Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

16 JUN 2015

Oi Suellen! Ansiedade e depressão não podem ser confundidas, são coisas diferentes mas podem caminhar em conjunto dentro de um estado mais crítico de stress por exemplo.
A depressão e a ansiedade acabam não deixando você seguir em frente, mas ambas podem ser controladas e com resultados mais rápidos do que imagina. Procure um bom profissional de Psicologia. Se ele perceber que há necessidade de algum apoio medicamentoso, com certeza te encaminhará para um Psiquiatra e vice versa.
Acredite em você e siga em frente sempre!

Psicóloga Roseana Romualdo Psicólogo em São Paulo