Depois de separação dos pais, o filho pode ter depressão e muita ansiedade?

Feita por >jennifer costa · 16 out 2017 Psicologia infantil

Boa noite , Pós separação dos Pais o filho pode se isolar , ter muita ansiedade ou depressão pode ser pela situação ou outro fator ?

A melhor resposta 17 OUT 2017

Oi Jenifer,

O divórcio é um momento de ruptura e de muitos conflitos, mesmo que seja de comum acordo entre os ex companheiros.
As crianças podem reagir das mais diferentes formas, inclusive com sintomas depressivos e ansiosos.
Se o seu filho está passando por isso, procure um psicólogo infantil para auxiliá-lo nesse momento e também orientar vocês.

Estou à disposição,
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

30 MAR 2018

Sim, principalmente se tiver alienação parental, ou seja se um dos pais ficar falando mal do outro. A criança deve ser assistida sempre nesses casos

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

18 OUT 2017

Oi Jennifer,
A separação dos pais é um momento muito difícil para os filhos, é vivenciado como perda da situação atual diante das várias mudanças que ocorreram. Algumas crianças responderão sim com sinais de ansiedade e depressão, por isso oriento que busque ajuda psicológica para seu filho. Lá ele terá um espaço para "digerir" emocionalmente essa situação e você também será melhor orientada.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

18 OUT 2017

Jennifer boa noite!

Você não disse a sua idade, porem, respondendo a sua pergunta, a separação pode ser sim uma brecha para a pessoa no caso os filhos sofrerem com ansiedade, isso precisa ser tratado para não vir a virar uma depressão. A criança precisa achar outras formas para liberar essa ansiedade e conseguir lidar com a situação, qualquer coisa que goste de fazer para não ficar bitolada e ter consequências mais sérias com isso.

Estou à disposição.

Att;
Psicóloga Claudiana

Claudiana Martins Psicólogo em Mogi Guaçu

14 respostas

17 OUT 2017

Boa noite Jennifer,

A separação pode ser um fato desencadente para ansiedade e depressão dos filhos, se não trabalhada de forma saudável. Sempre digo que a separação é dos pais , mas crianças não irão separar-Se de nenhum deles. Isto precisa ser explicado a eles com calma e clareza para que seja bem compreendido e não haja nenhum trauma. Se você está observando que seu filho está em sofrimento, busque conversar com.ele sobre o tema. Um psicólogo infantil ou familiar poderá auxiliar nesta conversa e no melhor esclarecimento dos fatos ao seu filho, para que está ruptura possa ser ressignificada.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

17 OUT 2017

Boa tarde, Jenifer!
Diversas situações podem causar reações diversas nas crianças. Se o isolamento começou especificamente após a separação, tende a ser pelo menos um dos motivos para isso.
Necessária uma avaliação junto à criança e os pais para compreensão maior de todos os fatores que possam estar influenciando no comportamento.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Anônimo-247176 Psicólogo em Juiz de Fora

16 respostas

17 OUT 2017

Jennifer a separação pode afetar sim os filhos, porém quando só a conversa, o apoio da familia não está se resolvendo , seria ideal buscar a ajuda de um profissional para lhe ajudar a atravessar essa etapa.

Abraços
Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

17 OUT 2017

Boa noite Jennifer, quando os pais respeitam as crianças e as deixam de fora dessa briga, a criança sofre mas é suportável. O problema é quando os pais usam os filhos como moeda de troca e a criança se vê como se tivesse que fazer escolhas. Situações de grandes conflitos entre os adultos deixam as crianças muito ansiosas e depressivas. Se possível, busque um psicólogo para que a criança passe por esse processo sem grandes traumas. Boa sorte!

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

17 OUT 2017

Boa noite.
Mudanças de várias naturezas podem provocar ansiedade e outros sentimentos tanto em adultos quanto crianças. A psicoterapia infantil pode auxiliar dando suporte emocional nesse processo, sugiro procurar uma profissional em sua cidade.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

17 OUT 2017

Olá Jennifer
A familia é a base estrutural da criança, ao ver os pais se separa essa base fica abalada...e dependendo de como ocorreu pode abalar, desestruturar emocionante a criança. .

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

17 OUT 2017

Pode sim ter um comprometimento, faz necessário uma avaliação de um profissional ( Psicóloga).

Luciana Carla Cabral Psicólogo em Recife

2 respostas

17 OUT 2017

Boa noite Jennifer,

A separação pode sim causar danos aos filhos se não trabalhada adequadamente. Digo sempre que a separação tem que ser apenas do casamento dos país, mas nunca do relacionamento com os filhos, é isso precisa ser deixado claro a eles, que muitas vezes não entendem a situação e podem apresentar sintomas como os que descreveu. Procure ajuda de um terapeuta infantil ou familiar que auxiliará a diminuir a angústia do seu filho.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

16 OUT 2017

Jennifer, boa tarde! Após a separação dos pais e dependendo de como essa separação foi falada para os filhos, eles podem ter uma série de dificuldades incluindo ansiedade e depressão. Muitas vezes, a ruptura da família não é explicada ou mesmo conversada com os filhos, o que pode tornar mais doloroso esse processo. Recomendo à procura por atendimento psicológico, estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro