Minha família contribui para minha ansiedade e depressão, e agora?

Feita por >Amanda · 19 ago 2019 Ansiedade

Há um ano descobri que tinha ansiedade, tive um surto após algumas discussões com meu primo, hoje não nos falamos e a parte da família do meu pai me odeia, ninguém conversa comigo, me olham de cara feia e ficam rindo de mim pelos cantos.
Desde que me juntei com meu marido comecei a ter muitos problemas de saúde e tudo indica ansiedade, não como e acabo vomitando até o que não tem dentro de mim , enjoos, tonturas, dor de cabeça, até achei ser gastrite. Meu marido é o único que entende meus problemas enquanto cada dia vejo minha família me desprezando, porém eu não fiz nada pra ninguém, eu queria sumir no mundo, não tenho amigos, meus familiares me odeiam, nunca me visitaram, nunca ligaram pra mim nem se importam comigo e fingem sempre estar tudo bem. Eu fico cada vez pior por não ter ninguém em volta pra conversar e confiar. Meus pais não me ouvem e ficam do lado da família. Ninguém vê o estado que estou . O que devo fazer ? Não quero continuar a tomar remédios, eu não fiz nada pra ninguém e estou sempre a sofrer.

A melhor resposta 20 AGO 2019

Olá Amanda! Obrigado por participar. Há várias coisas em seu relato que podem ser situadas com aprimoramentos. Vejamos: ansiedade não é algo que se tem ou não; a questão é se está em nível adequado ou não. Pode estar acima ou abaixo. Outro dado: quando entendemos que as pessoas tem o poder de nos causar ansiedade, estamos abrindo mão da nossa autonomia. Ainda há outros aspectos que chamam a atenção, dentre eles o enjoo, dor de cabeça, que indicam desconforto com algo que você está sentindo. Você diz, "eles me odeiam". Ao dizer e sentir isso, você possivelmente vive um estado interno de grande desconforto. Como podemos ter certeza que as pessoas nos odeiam? Mesmo que tenhamos a certeza, porque entender como legítima essa carga negativa de sentimento? Será muito importante você procurar um psicólogo, para te ajudar a ponderar essas coisas com a medida e direção corretas. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

21 AGO 2019

Boa tarde,no seu relato você diz "tomar remédios", mas, não fala se faz terapia, se sim, sugiro que converse com a terapeuta sobre essas questões, agora se não está fazendo terapia procure realizar, pois irá ajudá-la a entender suas emoções e sentimentos nesse momento delicado da sua vida.

Amada pare para pensar um pouco, reflita, talvez se você mudasse seu comportamento em relação a todos familiares eles poderiam mudar com você, o que acha? Se é tão importante a convivência com eles, então reavaliar as relações com seus pais, seus primos, com todo a família faria diferença para você?

Talvez você esteja no momento tão fragilizada, sofrendo que não veja que precisa de um tempo para colocar em ordem seus pensamentos, emoções para perceber que tem outras opções para que seus familiares te respeitem e aceite você como é, mas precisa também mudar e, fazer amigos e ser amada pela sua família depende de você não só do "outro". Pense a respeito.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 AGO 2019

Olá, percebo que passas por um momento de profunda angústia, insegurança e conflitos mas suas relações. Acredito que precise de fato refletir.sobre suas escolhas, as pessoas que estão ao teu redor e também sobre como você tem encarado a vida e agido frente a ela e as situações do cotidiano. Quando nos sentimos afastados das pessoas é normal termos sentimentos de abandono, de solidão e até mesmo de.inadequação. Busque ajuda, precisas te fortalecer e depois refazer e também construir novos vínculos de amizade. É possível no processo de terapia que você se descubra, adote novos comportamentos e se sinta mais preparada para estabelecer relações sociais de maneira acertiva e saudável, sem que te sintas prejudicada ou excluída. Procure uma.terapia,lhe ajudará reavaliar tuas ações, escolhas e buscar um equilíbrio. Fico a disposição.
Abraços
Patrícia.

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul