Será que ele está de luto ainda?

Feita por >Nanda_22 · 15 jul 2021 Luto

Estou namorando um rapaz faz um mês. Há seis meses ele perdeu a mãe e perdeu o avo, ambos num intervalo de três semanas. A mãe morreu de infarto fulminante e também tinha depressão. Acontece que nosso relacionamento não está bom. Ele me maltrata, me da patadas, tenho que tomar extremo cuidado com o que digo porque ele simplesmente se revolta e fica com raiva. Está muito difícil de lidar com ele. Sou uma pessoa tranquila é fácil de lidar, mas ele não. Ele vem se transformando a cada dia. Já pedi a ele calma, paciência e ameacei terminar. Ele é muito grosso, impaciente e explosivo. Ele diz que perdeu a mãe e o avô, que quando acontecer isso comigo vou entender. Eu compreendo, mas não quero pagar por isso. Não tenho culpa de nada. Está difícil de lidar. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 19 JUL 2021

Olá, Nanda.
De fato, o luto é um processo muito delicado que envolve tempo e se expressa de uma maneira muito particular para cada um.
Como o namoro é recente, é provável que tenha criado expectativas, e talvez, neste momento, ele não consiga corresponder.
Por mais que esteja interessada e queira ser parceira dele neste momento, vale a pena se perguntar se o momento é ideal para investir na relação, tendo em vista que ocupar um lugar de acolhimento, e só acolhimento, pode gerar em você ressentimentos, caso suas expectativas seja de uma reciprocidade deste cuidado.
O que te encantou nele? O que deseja numa relação amorosa? Geralmente, na sua vida, você costuma ser uma pessoa que cuida das pessoas ? Como foram suas outras experiências amorosas?
Entender o padrão que costuma seguir em sua vida pode te ajudar a reconhecer seus desejos atuais e a decidir os próximos passos.
Ter uma companhia e apoio neste momento é super importante para ele, mas é importante que você esteja consciente nas suas expectativas para não se frustrar.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

5 AGO 2021

Olá Nanda! Não tem um tempo determinado para confirmar esse luto, cada um sente de uma forma diferente e cada um precisa de um tempo diferente para superar a perda, mas como já tem 6 meses seria indicado que ele procurasse ajuda para ele.
Antes dessas perdas o relacionamento estava bom? Independente do que aconteceu não justifica ele te tratar dessa forma, te maltratando. Você não tem culpa pela perda dele e não tem que pagar por isso, converse isso com ele, fale o quanto se sente desrespeitada pela forma que ele está te tratando. E se ele não mudar pode escolher ficar com ele te tratando assim ou terminar o relacionamento. Avalie o que é importante para você.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

22 JUL 2021

Nanda, talvez seja necessário vc entender um pouco o lado dele, e esperar.
É natural q ele sinta raiva, revolta... O luto está recente e cada um tem seu tempo de superar.
Procure ajuda profissional.
Se precisar Sou mônica psicóloga.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JUL 2021

Olá Nanda.
Você está correta, não tem culpa e não tem que pagar por isso, portanto não tem que receber patadas. Não se trata de ter cuidado com o que diz, mas com sua postura diante desta situação, ser firme e determinada para não aceitar menos que o respeito a sua pessoa.
O fato dele estar ou não de .luto não é motivo para que você seja destratada por ele, e você pode deixar isso claro para ele. Um relacionamento é sadio quando existe respeito e admiração, independente das circunstâncias, e pode haver momentos de tensão, mas isso não pode ser constante.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 JUL 2021

Olá Nanda!
Perder alguém, em alguns casos, significa ficar permanentemente preso à irritação, a uma raiva que não passa. É difícil entender por que o pior aconteceu com uma pessoa tão especial
A raiva é uma etapa comum no processo do luto. No entanto, há pessoas que ficam encalhadas nessa fase, que colapsam emocionalmente e ficam presas devido à perda que sofreram.
Não é fácil lidar com todo esse emaranhado confuso de sentimentos, no qual a irritação e a incompreensão pelo que aconteceu mudam nossa personalidade.

Adalberto Silva (CRP-03/23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 JUL 2021

Olá Nanda!
Perder alguém, em alguns casos, significa ficar permanentemente preso à irritação, a uma raiva que não passa. É difícil entender por que o pior aconteceu com uma pessoa tão especial
A raiva é uma etapa comum no processo do luto. No entanto, há pessoas que ficam encalhadas nessa fase, que colapsam emocionalmente e ficam presas devido à perda que sofreram.
Não é fácil lidar com todo esse emaranhado confuso de sentimentos, no qual a irritação e a incompreensão pelo que aconteceu mudam nossa personalidade.

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

16 JUL 2021

A superação do luto ocorre gradativamente; vamos recuperando a energia, e o nosso Eu vai voltando a se organizar e se fortalecer” cada pessoa tem o seu tempo, as vezes 6 meses até mesmo um ano varia de pessoa pra pessoa. Quem passa por ele pode enfrentar momentos de raiva, depressão e vazio. No entanto, superar essas dificuldades é possível. Se a pessoa, em um momento como esse, não procurar ajuda especializada, o problema pode evoluir para um quadro mais grave de depressão e dores físicas crônicas.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

16 JUL 2021

Nanda, Talvez essa frase " ... quando acontecer isso comigo vou entender' seja um pedido de ajuda que vc nao possa dar conta. Sugere para ele buscar um apoio psicológico para suportar melhor as perdas. Voce precisa se posicionar perante a situação e não deixar ser conduzida pelas emoções dele. Quando voce se posicionar , o ajudará a tomar decisões quanto as atitudes dele. Ele prórpio percebe que está com raiva, não aceitação e tantas outras questões e você, talvez não consiga ajudar, sozinha.

Meiry Perpetua Soares Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Salvador

3 respostas

16 JUL 2021

Bom dia Nanda.
Sim, é possível que ele ainda esteja enlutado.
Acredito que ele precise de acompanhamento psicológico, do contrário pode deprimir pelo duplo luto, mãe e avô.
Quanto à você repense se vale a pena, pelo relato, não podes fazer muito se ele não quiser ser ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

16 JUL 2021

Olá Nanda! Grato por escrever. Quanto ao estar de luto ainda, é bastante provável, pois luto simples apresente um parâmetro aproximado de seis meses, luto duplo, pode implicar mais, além de que cada pessoa é única. De outro lado, luto não apresenta conexão com grosseria, maltratos aos vivos ou raiva. Namoro é experiência para se conhecer melhor, é tal qual uma escada com muitos degraus. A cada degrau se vê um pouco mais da paisagem. Com que vai alongando na visão, decide-se se continua a caminhada juntos ou não. Por essas razões, namoro é experiência que na maior parte das vezes, deve terminar. Conhecer, observar, pesquisar, paquerar, antecedem o namoro, namorar antece ficar noivo, conhecer melhor famílias, planos, formas de lidar com frustrações, vícios, dinheiro, companheirismo; noivado antecede sociedade financeira do casamento, antecede hipótese de maternidade, paternidade, às vezes mudança de trabalho, local de morada. Podere!
Estaremos à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais ( em tempos de pandemia real, de falsos religiosos, falsos políticos e até, alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações das instituiçoes científicas, como as Universidades Públicas, Instituto Butantan e Organização Mundial da Saúde)
Atenciosamente:
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

16 JUL 2021

Nanda seu namorado ainda está vivendo o luto e o trauma das perdas repentinas, mas ele precisa de ajuda para saber lidar com a realidade e com o luto. Entender o que se passa com ele é importante, mas se submeter vai gerar um imenso desgaste na relação, podendo até coisas mais sérias acontecerem, já que ele está se tornando mais tenso a cada dia. Analise: antes de tudo isso acontecer ele agia assim? Ou ele começou a ter essas reações após as perdas?
Desejo que tudo fique bem entre vocês e que ele sendo ajudado saiba separar a sua relação com ele do que aconteceu.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

16 JUL 2021

Oi, Nanda.

O luto é um processo delicado. Não há tempo, nem fórmula para saber o quanto ele vai durar ou como que ele vai se apresentar. Cada um sente ao seu jeito, lida como pode, com seus recursos disponíveis. E nesse sentido as formas de sentir são diversas e, talvez, essa agressividade, essa raiva tenha a ver com isso, com o que teu namorado tem sentido. No entanto, é importante tu olhar também para o que faz bem para ti, pensar se tu está se sentindo confortável com essa situação, e questionar até que ponto tu quer caminhar com ele nessa configuração do relacionamento. Talvez seja importante vocês conversarem sobre como tu tem sentido ele, a forma que ele parece estar lidando, e te mostrar como quem entende o que ele tá passando, mas que também tá sendo difícil para ti lidar com as emoções dele e que elas têm afetado a forma de vocês se relacionarem.

Me coloco à disposição para caso queira conversar com alguém sobre sentimentos que tu tem sentido. Abraço.

Anônimo-389903 Psicólogo em Porto Alegre