Será que ainda tem volta?

Feita por >Mariane Santos · 22 fev 2021 Terapia de casal

Namorei com um moço durante 3 anos e 4 meses. Ele sempre foi muito atencioso,muito dedicado ao namoro, fazia de tudo por mim e trocou a vida de farra para ficar comigo.
No começo eu o tratei muito mal, fechava o portão em sua cara, ele ia me buscar no serviço e eu preferia vir embora de moto táxi, qualquer discussão eu ficava dias sem conversar. Eu não aceitava que fizesse academia ou bebesse álcool (antes mesmo da gente se conhecer ele sempre fez). Com quase 3 anos de namoro, após uma discussão ele saiu para beber com os amigos do serviço (sem eu saber) e acabou se envolvendo com uma outra menina naquela noite (ele fala que realmente ia ficar com a menina,mas se arrependeu e foi embora pra casa e resolveu me contar a história). Depois disso eu nunca mais consegui ficar em paz com meus pensamentos,pois eu não conseguia acreditar nele. Não conseguia deixar aquele assunto pra trás, sempre que eu ia no local de trabalho da menina eu me sentia um lixo como se todos estivessem olhando pra mim com ar de deboche e eu voltava e descontava nele, toda discussão eu tacava na cara dele que a culpa por eu não conseguir mais viver em paz era dele. Mas, mesmo com meus conflitos internos eu não queria terminar com ele, vivemos mais 1 ano assim , eu tacando na cara dele , privando de tudo , perguntando até em que rua ele passava e ele tentando relevar.

Agora, com 3 anos e 4 meses ele disse que cansou , que ele sabia do que ele tinha feito e o quanto isso influenciava na minha vida, mas que eu não conseguia deixar o namoro seguir e que ele estava se sentindo muito sufocado.

Ele terminou, me bloqueou de tudo e eu percebi meu erro de realmente exagerar e fui atrás, mandei mensagem, liguei, pedi perdão e me coloquei a disposição para mudar.

Depois de 5 dias de separados,ele me mandou uma mensagem dizendo que me amava e que apesar de tudo ele deveria me dar uma chance de mudar, pois durante todo o nosso namoro eu dei chances a ele (em relação a essa menina, em relação as grosserias dele, etc)... Nós voltamos, mas eu sentia que o abraço e beijo dele não eram mais os mesmos, sempre questionava e ele dizia que era pq estava tudo muito recente e ele estava com medo de de entregar novamente e o namoro voltar como tudo era antes.

Depois de uma semana que voltamos, ele decidiu que não conseguia mais tentar a reconciliação, que ele está muito confuso com os sentimentos,não consegue mais ver nos como namorados e que não sabe se me ama ainda como antes.

Obs: quando aconteceu o episódio da menina não deu nem 3 dias e eu já tinha voltado com ele, mesmo sofrendo e mesmo com um turbilhão de sentimentos e desconfiança em mim. Ele bloqueou essa menina em todas redes sociais,mas uma das últimas brigas foi pq ele desbloqueou ela do Facebook, percebeu que precisaria aguardar 48hrs para bloquear novamente e resolveu excluir o Facebook. Perguntei o porquê da exclusão e ele só falava que não queria mais Facebook, eu consegui a senha e entrei e vi a menina desbloqueada. Ele negou, dizia que não era ele, que ele não tinha contato com outra além de mim, e depois de tanto eu insistir ele assumiu que foi ele quem desbloqueou , mas que não teve nenhum motivo específico e que era pra saber se eu realmente amava ele.

Enfim, após tudo isso, penso: será que erramos desde esse episódio da outra, de não darmos tempos para colocar os sentimentos de volta? Será que dessa última vez que terminamos, as mensagens e ligações o fizeram se sentir pressionado a voltar?
Ele está bloqueado de todas as redes sociais, mas estou completamente perdida. Não sei o que fazer.... Não sei se deixo um tempo ele colocar os sentimentos no lugar,ou se ele já não gosta mais de mim.. o que devo fazer?

A melhor resposta 23 FEV 2021

Olá Mariane! Grato por escrever. Seu texto sugere que vocês precisam amadurecer. Facebook e demais redes sociais, são pequeniníssimos detalhes na história da humanidade e na essência das pessoas. Namorar precisa ser antecedido de autoconfiança, de amor próprio, para que se namore o outro, sem deixar a si mesma. Separações e voltas rápidas não dão tempo de as pessoas se reconstruírem.
Tua identidade precisa estar forte, consolidada para que você possa negociar a troca com a outra pessoa, sem abandonar a essência de si mesma, muito menos, ficar refém de tempo ou acaso.
Será enriquecedor você delimitar a tua identidade, a tua essência, para resgatar a segurança, o valor e a importância que tem, de forma a poder administrar de forma inteira a condução da relação consigo mesma e com o outro. Isso poderá vir através da caminhada científica com um psicólogo, desde que você venha com mente aberta, persistência e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

23 FEV 2021

Olá, busque ajuda, parece estar confusa em relação as suas atitudes e sentimentos, se entender melhor vai te ajudar a melhorar suas relações.

Estou a disposição, Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

22 FEV 2021

Oi Mariane,
É muito difícil uma relação sobreviver com tantas cobranças e proibições. O relacionamento é construído por confiança e respeito. Dizer o que o outro pode ou não fazer, deixa a relação abusiva. Cada um precisa da sua individualidade e isso deve ser respeitado.
Determinar quem o companheiro deve ter ou não de amigos na rede social, conseguir senha sem a permissão, não é sadio.
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar sua autoestima, sua confiança.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo