Será que é coisa da minha cabeça?

Feita por >Valéria Pereira · 20 fev 2022 Terapia de casal

Olá tenho 38 anos e três filhos e estou casada a 22 anos., em 2019 meu marido,passou mal foi para hospital,e ficou alguns dias no hospital.E nesse período o celular dele ficou comigo,tive que explicar a situação para alguns amigos do trabalho dele,e notei que ele tinha apagado muita coisa principalmente de uma amiga que nunca tinha ouvido falar o nome ,e só tinha visto foto na internet.O contato dela não tinha nenhuma mensagem tudo apagado,perguntei o porque.E ele disse que não sabia o porquê tinha feito.briguei, chorei muito, até que ele pediu para a amiga mandar as mensagens,e ela mandou algumas,no momento não encontrei nada que parecece traição,e teve um momento que ele disse que apagou porque ela mandava figurinha de beijos, mas só que nas conversas que vi ,ele elogiava muito ela dizendo que era uma amiga especial,maravilhosa ,eles ficavam madrugada inteira conversando.Porque ele chegava do trabalho de madrugada,e eles participavam dos esportes da empresa,e nesse momento eu estava dormindo.Antes de descobrir isso, nós estávamos com muito problemas financeiros ,mesmo ele ganhando muito bem ,e eu também trabalhava,mas não ganhava muito bem.Descobri que ele estava com uma dívida gigante no banco, que estava devendo para amigos.Foi uma bomba pra mim, Porque sempre reparava que ele estava preocupado com algo .Mas ele não gosta de conversar muito.principalmente comigo, sempre demostrou que os amigos sempre foram importante pra ele.Depois de descobrir tudo isso,resolvi tentar continuar com o casamento.Passado algum tempo,ele estava angustiado,e me contou, que estáva pegando dinheiro com agiota,foi terrível de mais quando descobri isso,eu não queria acreditar,ele ganhava um salário muito alto e mesmo assim as contas ficavam atrasadas, faltava as coisas em casa, Graças a Deus que o pouco que ganhava como cozinheira dava pra pagar algumas contas,e trazia comida pra casa.Eu briguei,chorei,surtei,pedi explicação pra tudo isto,e ele diziam que não sabia porque tinha feito.Quando brigo com meu marido,ele fica mudo calado, não diz nada. E eu me sinto terrível com isso,me senti traída de todas as formas,eu sinto que ele prioriza qualquer pessoa, menos eu.Agora no atual momento, estamos os dois desempregado,e resolvemos montar um negócio em casa.So que ele está atendendo cliente no celular dele particular ao invés do telefone da empresa. Briguei com ele sobre isso,mas ele fica calado se faz de vítima, dizendo que eu não confio mas nele.E no fundo tenho muito medo de ser enganada de novo, mesmo não achando provas de traição.So que as coisas que ele disse pra tal amiga,eram palavras que eu queria ter ouvido.Ja pedi, pra ele não me esconder nada.Toda vez sou eu que brigo, que vou tirar satisfação para nosso casamento não acabar,mas acho humilhante isso.Eu falo pra ele, que a gente precisa conversar, precisa dizer o que sente.Mas ele fica calado,e quando fala algo,se coloca no lugar de vítima,diz que ele não é um bom marido, que a culpa e toda dele.Mas não sinto sinceridade nele,tenho pavor do celular dele,tenho medo de olhar mesmo sabendo a senha.Sera que estou histérica,e coisa da minha cabeça,sou ciumenta?Meu marido sempre trata as pessoas com muito carinho,faz de tudo,e sinto que comigo é diferente.Que eu tenho que sempre brigar e me humilhar pra conseguir algo.Eu sempre estou brigando,sou a chata da casa.assim que minha família me veja,eu me sinto muito insegura.

A melhor resposta 21 FEV 2022

Oi Valéria Pereira,
Tuas suspeitas tem fundamento sim e não pode continuar vivendo nesta angústia.
Não sei a situação da tua união com ele, se com comunhão universal de bens ou não, mas deve esclarecer isso para atua paz.
O mínimo que se exige num casamento é o diálogo sincero, a verdade das coisas...
Se ele não se comunica com voce, não pode chamá-lo de marido, pode ser apenas um interesseiro, alguém que está aí para te explorar. Por isso, voce não pode permitir isso. Até agora voce permitiu... até quando vai ficar assim?
Ele é apenas um esperto que está apostando as fichas na tua aceitação e silêncio.
Clareie isso com ele, e combinem como voces prosseguem juntos.
Isso é muito sério porque ele pode estar gerando débitos que depois vão ficar para voce pagar, estando juntos ou separados.

5817 respostas

27 FEV 2022

Olá Valéria, espero que esteja tudo bem com você.

Imagino que tudo isso pelo que você tem passado deve ter te deixado emocionalmente muito abalada, e comprometeu a qualidade de sua relação com sue marido. Muitas vezes em seu relato você usou a palavra "brigar". É preciso entender que, por mais que nós tenhamos no sentido mal diante de uma situação, devemos procurar uma maneira mais eficaz de comunicação, e que traga aquilo que desejamos para nós, ainda mais porque as brigas não estão surtindo os efeitos que você esperava. Para isso, é preciso recuperar o controle sobre nós mesmos, alinhando nossos objetivos e vontades, ao nosso diálogo com nosso parceiro, para que juntos vocês possam conseguir aquilo que desejam. Os pontos que te incomodaram e que te deixaram abalada devem ser pontuados de maneira muito assertiva e clara para seu marido, com sugestões de como ele poderia melhorar. A relação fica mais complexa a partir do momento que vocês viram sócios, pois terão que trabalhar juntos. Para isso funcionar de maneira saudável, é importante vocês terem claro qual a função de cada um no trabalho a ser realizado, bem como quais são os procedimentos estabelecidos da empresa, para que não haja dúvida de como agir. Se existe um telefone da empresa, então deve ser de comum acordo que ambos utilizem esse número para tratar de assuntos relacionados a empresa, e não o número pessoal, por exemplo. É importante também você começar a olhar mais para si, sem ficar buscando alguma situação que possa pesar contra seu marido. Quando mudamos o foco de nós mesmo e começamos a procurar problemas em nossos parceiros, por exemplo, entramos em estados de ansiedade que podem nos desestabilizar por completo. Procure focar em suas coisas, em seu trabalho, em seu desenvolvimento, em seu lazer, em seu hobby, em seus estudos, sempre caminhando com suas coisas, independente de seu marido. Isso vai trazer mais tranquilidade para você, e se se houver alguma coisa que te incomode em seu marido, procure conversar com ele imediatamente, colocando, de maneira assertiva, o que pode ser melhorado sobre aquele ponto que te incomoda. É interessante você buscar um Psicólogo para que você possa ter uma escuta profissional sobre as coisas que te incomodam dentro de seu casamento e de seu trabalho, pois desta forma você poderá ter um espaço seguro com um profissional para refletir quais são as melhores formas de agir para evitar sofrimento e desentendimentos na relação de vocês, e para buscar um melhor desenvolvimento pessoal para sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 FEV 2022

Ola Valéria!
Confiança é uma linha que quando rompida difícil consertar. Se vc tem a senha para de sofrer e olha o celular. Talvez vc se sinta culpada depois mas vai ajudar a refazer a linha. Com amigos e estranhos é fácil ser gentil. Difícil é refazer essa linha de Confiança. Procure fazer algo para você. Sua confiança está muito abalada e a terapia pode te ajudar nisso.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

21 FEV 2022

Olá Valéria! Que bom que você escreveu. Quando as pessoas estão frágeis, vulneráveis, elas veem as coisas de forma diferente, movidas por suas forças emocionais. Não há pessoas perfeitas, sem erros; nem eu, nem você, nem seu marido. Celular é sempre problemático, pois gera contextos incompletos das coisas. A melhor coisa que uma pessoa sensata pode fazer, é evitar o celular de pessoas que gosta.
Provavelmente, pelo relatado, prevalecem distorções emocionais da tua fragilidade atual.
Não cobramos ou vigiamos a fidelidade de outra pessoa. Valorizamos a nós, assim o outro, para não perder alguém que vale a pena, cuida-se para ser fiel. Fidelidade apresenta vários níveis e aspectos, mas também observações injustas quanto a essa característica, são frequentes por parte de quem está inseguro.
Será útil você aprofundar reflexão com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.