Será que agi certo em terminar o relacionamento?

Feita por >Mary · 4 jun 2024 Abordagem psicológica

Namorei a distância por 9 anos com viagens anuais dele para minha cidade e da minha cidade para a dele. Nesse ano ele queria se mudar definitivamente para minha cidade para morarmos juntos. O relacionamento sempre teve alguns momentos de conturbação onde eu perdoava coisas pesadas. Ele tinha um temperamento muito reativo, era difícil prever com o que ela podia se exasperar. Quando falei sobre minhas dúvidas com uma psicóloga, ela mencionou transtorno narcisista, personalidade boderline e por precaução eu terminei porque estava muito adoecida com muitas crises de ansiedade e a possibilidade de dar esse passo de ir morar junto estava me deixando com muita crise de ansiedade. Hoje terminamos faz 6 meses e ainda falo com ele por mensagem vez ou outra. Eu excluí minhas redes sociais mas mantenho um perfil fake, e vi que ele ainda usa foto nossa no perfil das redes dele. Acho que ele ainda tem esperança de que voltamos. Me pergunto se tomei a decisão certa de terminar por precaução já que ao longo de 9 anos de relacionamento a distancia sem pra tivemos brigas desgastantes mts vezes por motivos banais. Não sou de briga, sou pacifica, calma, mas ele gosta de dr's longas e extenuantes. Gostaria da opinião de um especialista.

A melhor resposta 5 JUN 2024

Olá! Infelizmente não posso te trazer uma resposta sobre o certo e o errado, porém gostaria de te ajudar a refletir sobre tudo isso. Entendo a preocupação que sua psicóloga teve e também entendo suas decisões, lembre-se que você fez o possível e só respondeu de acordo com o seu corpo e mente, remoer sobre decisões passadas nunca é uma boa escolha, pois você fez o que podia fazer e não podemos mudar isso.
Mas o que você gostaria de fazer? Como você se sente atualmente sem o relacionamento? Você tem esperança de que algum dia esse relacionamento volte? Essa duvida surgiu pensando nele ou pensando em você?
Acredito que nossas respostas estejam dentro de nós mesmos, então espero que essas questões sejam de alguma ajuda para que você consiga refletir e encontrar as respostas que deseja.
Você também pode conversar com profissionais, amigos ou familiares, pois não somente em uma psicoterapia mas também durante uma conversa, o autoconhecimento pode surgir!
Espero que encontre suas respostas ou que pelo menos consiga seguir sem sofrimentos. Abraço!

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

18 respostas

6 JUN 2024

Olá, o mais Difícil você fez, que é se afastar. Agora é hora de voltar o olhar pra você, parar de olhar o que ele está fazendo e buscar o que você pode fazer pra melhorar a sua vida e ter uma qualidade vida física e mental. Uma coisa você pode ter certeza, nada vale a sua saúde mental. Foque na sua vida e no seu crescimento. Fico à disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

5 JUN 2024

Bom dia, Mary! Obrigado por escrever. Por detrás de um namoro com distância por nove anos, muitas coisas estão escondidas. Por detrás de coisas pesadas perdoadas, estão muitas possibilidade interpretativas e conclusivas.
Certamente você fez certo, mais demorou muito tempo namorando com distância. Você precisa de vivência de perto, direta, com grupos de colegas e conhecidos, com pessoas, com esportes, com formas de enriquecer o entendimento da natureza humana, da cultura, para que possa com harmonia, vivenciar interações plenas (de perto, ao vivo, em cores).
Será bom entender porque viveu essa história.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

5 JUN 2024

Olá Mary, espero que esteja tudo bem com você.

O mais importante de tudo isso é que você tomou uma decisão, e a partir dela, novas vivências podem surgir, com novas experiências, crescimento e reflexões pessoais, como essa que você nos oferece aqui nesse espaço. O mais difícil é quando ficamos estagnados diante de uma situação que está nos machucando e incomodando de alguma forma. Quando agimos, estamos conduzindo nossa escolhas para um lugar diferente, e estando em um lugar diferente temos a oportunidade de ampliar nosso repertório comportamental e emocional, nos tornando mais maduros e seguros, diante das escolhas futuras pelas quais vamos passar. O momento agora é de experimentar esse novo lugar em que você se encontra, e como essas novas vivências e reflexões podem contribuir para seu crescimento pessoal, em todos os sentidos. Com o tempo você vai obter respostas para sua pergunta inicial, e é esse o processo. Um profissional de Psicologia pode acrescentar novas perspectivas e novos olhares sobre essa decisão que tomou, te oferecendo novos ângulos para ver a questão, e isso é muito rico para seu processo. Se sentir necessidade de ampliar essa questão e adquirir mais autoconhecimento, é indicado você buscar um profissional de sua escolha, e realizar um processo de psicoterapia, isso pode te auxiliar ainda mais.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

5 JUN 2024

Olá Mary!

Obrigada por compartilhar sua história. Entendo que você passou por um período muito difícil e tomou uma decisão importante baseada em suas necessidades e seu bem-estar.

Pelo que você descreveu, seu relacionamento teve muitos desafios e gerou um alto nível de estresse e ansiedade. Manter um relacionamento à distância por tantos anos já é um grande esforço, e quando isso é combinado com comportamentos imprevisíveis e reações intensas, pode ser ainda mais desgastante.

A decisão de terminar um relacionamento, especialmente um de longa duração, é sempre complexa e dolorosa. No entanto, o fato de você ter sentido necessidade de terminar para preservar sua saúde mental é um sinal claro de que você estava priorizando seu bem-estar. É compreensível que ainda haja dúvidas e incertezas sobre a decisão tomada, especialmente quando há um histórico tão longo e momentos bons que ainda podem existir em sua memória.

Você mencionou que ainda tem contato com ele e que ele mantém fotos de vocês juntos em suas redes sociais. Isso pode manter uma sensação de vínculo e dificultar o processo de seguir em frente. Pode ser útil avaliar se esse contato está ajudando ou prejudicando seu processo de recuperação e cura. Às vezes, um período sem contato pode proporcionar a clareza necessária para refletir sobre o relacionamento de forma mais objetiva e menos emocional.

Além disso, as características que você mencionou sobre o comportamento dele, como a reatividade e a dificuldade de comunicação, podem ser indicativas de problemas de regulação emocional, que podem ou não estar associados a transtornos específicos. Independentemente do diagnóstico, o mais importante é como esses comportamentos impactaram você e sua saúde mental.

Se você ainda se sente insegura sobre sua decisão, pode ser útil continuar o acompanhamento com um(a) psicólogo(a). Esse apoio profissional pode ajudar a explorar mais profundamente suas emoções, esclarecer suas dúvidas e encontrar formas saudáveis de seguir em frente.

Lembre-se de que seu bem-estar é a prioridade e que qualquer decisão tomada em prol de sua saúde mental é válida e merece ser respeitada.

Estou aqui para apoiar no que for necessário.

Abraços

Nathalia Almeida Barreto Psicólogo em Barueri

2 respostas

5 JUN 2024

Mary, muitas vezes baseamos nossos relacionamentos em nossas expectativas e quanto mais tempo passa do pós término temos a tendência de nos questionar quanto a nossa decisão. No entanto, sua fala é muito concreta em relação a tudo o que você passou, inclusive problemas físicos e mentais. Tem uma frase que diz: aquilo que me deixa dúvida já é um não, porque o sim ele é sempre muito claro.
Sinto muito por você ter passado por isso, mas pense que essa experiência foi um processo, agora quanto mais contatos, mais dúvidas você continuará tendo. Então perrmita-se viver novas experiências.
Espero ter ajudado.
Um abraço

Juscellie Cardoso Psicólogo em Itamogi

4 respostas

5 JUN 2024

Mary, sinto muito que tenha passado por tudo isso, por tantos anos e ainda ter dúvidas e questionar-se se fez bem em se livrar de algo que lhe fazia mal, que custava sua saúde mental. Nada que custe sua saúde mental ou física, nada que lhe cause dano vale a pena. É um alívio saber que encontrou orientação, forças e teve coragem de fazer o que precisava ser feito, contato zero e excluir o fake serão essenciais pra você seguir em frente e tratar das dores emocionais geradas nessa relação.

Ellen Bispo Psicólogo em Brasília