Terminamos o namoro, mas vivo me perguntando se fizemos certo

Feita por >Inseguro · 28 dez 2016 Separação

Estava em um relacionamento de 3 anos e 8 meses, sendo que não me sentia confortável em alguns aspectos da relação. Ela é uma pessoa linda, não só por fora, mas principalmente por dentro, fazia tudo pela nossa relação, eu percebia que me amava cegamente, eu também a amo. Ela é mais velha, tem 29 anos e eu tenho 23, e isso foi parte do motivo de terminarmos, pois falávamos em casamento, mas eu nunca me senti seguro e maduro o suficiente pra isso, sempre que o assunto vinha a tona eu me sentia deslocado e despreparado, mas eu estava disposto a arriscar pelo amor que sentia por ela. Tínhamos outros problemas menores, me importo muito com o que os outros pensam, e ela não, isso me incomodava muito, pois as vezes tinha vergonha de sair com ela e meus amigos ou família, pelo jeito que se vestia, ou o jeito que se sentava ou até das coisas que ela falava, dos sonho dela de se casar etc. Comecei então a pensar em terminar, mas ao mesmo tempo não queria pq a amava muito e ainda amo. Nós terminamos por meio da razão e não pelo sentimento, pq ainda nos amávamos, mas estávamos brigando muito e eu não me sentia maduro o suficiente para casar, além de não ter certeza se ela é a pessoa certa, pois foi minha primeira namorada.

Atualmente estamos separados a um mês, mas todos os dias eu me questiono se fizemos a coisa certa, pois usando a cabeça parece que sim, mas o coração diz o contrário, por conta dessa dúvida eu não consigo seguir em frente ou voltar o relacionamento.

A melhor resposta 29 DEZ 2016

Olá. Pelo seu relato, essa decisão lhe trouxe a responsabilidade por optar em fazer a escolha pelo término. Fazer escolhas na vida requer renúncia a algo, mas ao mesmo tempo abre a possibilidade para o novo. Essa sua fase de angústia pode lhe mostrar e levar a refletir sobre a sua insegurança diante vários aspectos de sua vida que podem ser melhor analisados em um processo psicoterapêutico.
Att,
Vanessa Almeida
Psicóloga clínica e hospitalar

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

29 DEZ 2016

Olá, conforme seu relato, podemos observar a insegurança na decisão em que você tomou e nas suas atitudes com sua ex namorada e amigos. Também podemos observar a auto estima baixa em seu relato. Diversos aspectos da sua vida podem ser melhor analisados e trabalhados em um processo psicoterapêutico.

Silmara Antonio Psicólogo em Curitiba

23 respostas

29 DEZ 2016

Bom dia inseguro. Você precisa ter certeza do que realmente sente por ela. Sugiro que procure um psicólogo para trabalhar essa insegurança e também a entender porque a opinião dos outros o afetam tanto. Depois de se conhecer melhor e ainda quiser voltar vocês podem conversar e cada um falar o que espera do outro na relação. É muito importante um diálogo aberto e falar o que incomoda para que juntos possam encontrar um equilíbrio. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava