Separação com filha de 4 anos. É saudável manter passeios e momentos em família?

Feita por >Eveliae · 21 jul 2023 Psicologia infantil

Ola, estou em processo de separação do meu marido. Nossa familia passou por muita coisa nos últimos tempos, muitos problemas financeiros, insegurança , tivemos que retirá-la da escolinha por falta de dinheiro, nos mudamos, e agora que iríamos recomeçar nossa vida, meu marido pediu a separação. Estou tentando ser forte pela minha filha que tem apenas 4 anos e meio.

Estamos no início do processo, é recente mas definitivo, ele já está se mudando pra outro local, casa do pai, avô que minha filha ama muito.

Gostaria de saber se é saudável que a gente mantenha momentos em família, ir na pracinha juntos, eventualmente uma viagem, eventos, ou ainda ter um dia da família para jantarmos juntos e ele passar a noite em casa....

Estamos dispostos pois há muito respeito entre nossa relação e queremos fazer tudo da maneira menos traumática pra nossa filha.

Minha dúvida é se a guarda compartilha junto com alguns momentos assim não seja mais confuso pra ela, ou se pode passar mais segurança nesse momento tão delicado.

Ela é muito apegada aos dois. Chora quando o pai vem buscar, me pede pra eu ir junto. E as vezes chora quando ele traz e precisa ir embora....

Como lidar da forma melhor para o bem estar e segurança da criança tão pequena ainda que já passou por vários processos em um curto espaço de tempo?

Também gostaria de saber qual a forma mais assertiva de comunicar que ela terá duas casas a partir de agora?

Obrigada!

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Eviliae! Obrigado por escrever. Parabéns pela preocupação e atitude de lidar com as coisas de forma amigável. Sendo profundamente verdadeiro que há respeito entre vocês, esforço por cooperar pelo bem estar seu, do pai dela, e dela, a sensatez e o diálogo farão vocês se esforçarem para viver o melhor com ela. É importante observar que para você, embora possa te parecer estranho, a pessoa mais importante é você mesma. Somente assim poderá ofertar harmonia e bom senso para lidar com a convivência com sua filha. Certamente o pai precisa estar bem com ele mesmo, para também vivenciar sabedoria e discernimento, para conviverem, na nova situação, como pessoas que se encontram de forma realizadora e harmônica.
Os eventos juntos, desde que com harmonia e bem estar, são muito indicados.
Criança nessa idade, geralmente vivencia aproximação focal marcante com a figura do pai.
Será enriquecedor sabermos os detalhes das últimas coisas dos últimos tempos. Quais serão esses vários processos em curto período de tempo?
Será interessante você contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8652 respostas

23 JUL 2023

Por uma razão ou outra, voces decidiram separar-se e pelo visto, os dois estão tranquilos quanto à decisão tomada.
A tranquilidade dos pais, gera tranquilidade na filha; o drama criado pelos pais criará drama na filha.
A filha é reflexo do estado de ânimo dos pais, principalmente de voce, mãe.
Sabe que até os 4,5/5 anos a filha se identifica com a mãe, ela se reconhece em voce. Por isso pede para que voce vá junto. Sem voce, ela não existe; por isso chora.
Voces pais, precisam estar claros, seguros e resolvidos do que estão fazendo. Se é para o bem dos dois, ok mas sem dramas, sem mágoas, sem culpados. Com certeza é para a harmonia e paz de ambos.
É desnecessário o drama de "duas casas"... é a casa da mãe e a casa do pai. O pai precisa morar naquela casa e a mãe nesta outra, para o bem dos dois; e a filha vai na casa do pai se ela quiser ir e pai precisa compreender isso.
Quanto à convivência juntos, eventos da família é sempre boa e positiva, principalmente se voces mantiverem o respeito e a amizade.
A separação não desfaz o que voces construíram: a família, voce, teu marido e a filha.
Ok durou até determinado momento, depois se dividiram, mas o que construiram, construido está.
Abraços

5820 respostas

22 JUL 2023

Eviliae, boa noite - a filha de vocês tem 4 anos, é importante entender que a criança nessa fase da vida é eucentrica, ou seja, ela acha que tudo acontece por culpa dela ou por algo que ela tenha feito de errado, então a punição é a saída de um de vocês do convívio que ela estava habituada.

É importante um acompanhamento psicológico com um profissional para conduzir junto com vocês esse momento delicado.

Que bom que vocês, apesar de estarem se separando, têm uma relação de respeito pelo bem da sua filha. O mais importante nessa situação é ser honesta e honesto com ela quando ela perguntar. E lembrar que vocÊ vai seguir sua vida e ele também em algum momento vai seguir a vida dele, ela precisar sentir-se segura quanto ao afeto de vocês por ela indenpendente de estarem juntos ou não. Não acredito que criar na cabeça dela a fantasia que está tudo bem vá ajudá-la, porque chegará um momento que vocês talvez não consigam sustentar essa situação.

A forma mais assertiva é procurar um profissional que possa atendê-la e a partir das suas orientações vocês dois, respeitosamente vão construindo esse momento. Não precisa correr, respeite também os seus limites. Ela precisa dos dois com a cabeça no lugar, com paciência, respeito e amor vocês vão conseguir passar segurança a ela.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante