É saudável para o casal quando o marido faz muitos favores para a ex?

Feita por >Kate · 1 fev 2023 Terapia de casal

Eles nao tem filhos juntos. E constantemente ela precisa da ajuda dele, eu entendi em alguns momentos, porque a familia dela nao mora na cidade, e estavam se separando, ela sem emprego, mas agora está tudo certo, ela esta de casa nova, aluguel pago ate Março, trabalhando, mas parece que ela sempre arranja algo para poder falar com ele, desde bom dia, boa tarde, boa noite. Conversei com ele que nao gostava do fato dos dois ficarem trocando msg todo dia, embora seja so um bom dia e boa noite, ele parou de responder essas investidas dela, e ontem a noite, mandou uma msg falando q estaria em casa hoje, e se ele poderia ir na casa dela montar os armários para ela. Qual a dificuldade de pedir para que um amigo dela fizesse isso. Eu confio nele mas não confio nela, tenho a impressão de que ela quer ficar na vida dele a todo custo, pra alguma hora fazer algo pra atrapalhar a vida da gente.

A melhor resposta 3 FEV 2023

Olá Kate,

Obrigada por nos escrever. O que é normal ou não dentro de um relacionamento deve ser estabelecido entre o casal. Vocês precisam conversar sobre quais os sentimentos envolvidos em negar essa ajuda. Alguns pontos para reflexão:
- A ex mulher tem amigos na cidade que poderiam ajudá-la? Quais as evidências de que esses amigos poderiam ajudá-la? Vocês teriam como acionar tais amigos para executarem essas tarefas e ir paulatinamente as descentralizando de seu marido?
- A ex se mudou para a cidade por causa do seu atual marido? Se sim, ele se sente culpado?
- Qual o tipo de relacionamento vocês desejam manter daqui para frente? Isso está claro para todos?

Momentos de mudança são complicados, mas poderiam ser mais leves com a ajuda de um psicólogo. Conte conosco se precisar melhorar a comunicação, relacionamento e bem estar.

Um abraço!

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

10 FEV 2023

Oi, Kate. Tudo na relação vem de combinados, mas isso aí , já está passando dos limites. É preciso cortar! Converse, fale dos seus incômodos e ajude ele (caso seja o caso) a saber dizer não, a ir se saindo aos poucos porque tem gente que abusa e tem o outro que se deixa ser abusado também. E, se possível, faça terapia para poder também arcar com certas coisas que talvez não conseguirá sozinha. Traga ele também. Lute pelo seu relacionamento, não deixe brechas. Estou à disposição!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 FEV 2023

Depende da intenção, se ficaram amigos é sinal que se desvencilharam como homem e mulher. aconselho você ir com ele, se isto faz você se sentir menos incomodada, mas , tenha paciência, com o tempo tudo vira apenas lembranças

Carlos Onofre Façanha Dantas Psicólogo em Ceará

9 respostas

2 FEV 2023

Parece-me que este ciclo não está fechado... eles se separaram, mas não fecharam o ciclo...
Claro que ele pode fazer favores, mas te incluido sempre.
Ela é amiga tua? Ela demonstrou interesse em ser sua amiga?
Deveria ir junto com o marido para auxiliar na montagem do armário...
Deve sim questionar o teu marido... não é mais função dele.

Abraços

5817 respostas

2 FEV 2023

Olá Kate, é muito importante você expor o que sente. Pelo seu relato o
Seu marido se dispôs a não reponde-la, mas ela continua a mandar mensagens. Cabe vocês conversarem para ver quais serão os limites que irão estabelecer com esse ex relacionamento. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

2 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 FEV 2023

Olá Kate! Num relacionamento vai ser muito importante o diálogo. Conversem com seu marido e exponha para ele o que não gosta. Ele vai precisar dar limites para a ex-esposa.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

2 FEV 2023

Olá Kate! Obrigado por escrever. É sempre bom conhecer mais detalhadamente, mais profundamente as coisas, para que na mesma proporção de profundidade, se possa construir respostas. Teu texto, caso reflita as partes mais importantes da história, envolve uma proximidade constante e não usual. Há pessoas que são especialmente amadurecidas, vivendo seus rompimentos de papeis de forma sensata, que conseguem lidar com outras formas de interação. Essas pessoas são minoria. Pode ser que seja o caso de seu marido e da ex-mulher dele. Se não for, vocês precisarão refletir mais profundamente.
Estarei a disposição para análises mais profundas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.