Sentimento de incapacidade

Feita por >bia marques · 7 out 2017 Psicologia clínica

bem, eu me sinto muito inútil (as vezes choro pensando mil coisas relacionados a isso) tenho 22 anos e não estudo, ja conclui meus estudos, eu so trabalho no momento, mas o que me falta é força de vontade de estudar, minha meta é passar em um concurso, porém, nao estudo nao procuro fazer por onde, sempre com um pensamento la no fundo que nao vou conseguir que nao vou passar que sou burra que vou estudar errado e nao conseguir atingir meus objetivos.. queria uma ajuda em o que fazer apara mudar esses meus pensamentos.. as vezes nao quero nem sair de casa, mas... tenho que trabalha !!!!

A melhor resposta 9 OUT 2017

Bia,

Um processo terapêutico ajudaria muito a você reconstruir sua autoestima, desenvolver autoconfiança e motivação para alcançar seus objetivos. Você precisa cuidar da sua saúde mental para seguir de maneira funcional e equilibrada a sua vida. Você merece um futuro brilhante, mas a primeira pessoa que precisa acreditar nisso é você. Você é muito jovem, pra se permitir viver nesse ciclo vicioso de pensamentos derrotistas e negativos que não te fazem bem.
Busque ajuda!
Boa sorte!
Um grande beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

10 OUT 2017

Olá Bia Marques!
eu costumo dizer que preguiça e desmotivação não são normais, afinal somos seres em movimento, quando estamos em equilibro, é normal a vontade, a energia de fazer, ou seja, correr, trabalhar estudar , criar.
Bia, é importante entendermos de uma vez por todas que somos bio, psico, social e espirituais, assim o se algo esta errado em algum aspecto na sua vida é fato que ocorrera o desiquilíbrio em todos os outros níveis. por exemplo sentir-se cansada/ desanimada o tempo todo (pode ter muitas causas), como por exemplo, vários estudos sobre a deficiência da vitamina D correlacionados a fadiga excessiva, cansaço e ate mesmo a depressão.
Quando você diz que se sente inútil, é preciso observar oque você diz pra você mesma, é impossível ter auto estima falando mal de si mesma. que tal dizer coisas positivas para si mesma diate do espelho? e mesmo que não acredite, finja, faça caras e bocas ria de si mesma, e continue falando coisas positivas para você mesma. não acredite nos seus pensamentos ruminantes, torne- se consciente dos seus pensamentos e escolha oque vai pensar e pense.
Bia, busque ajuda interdisciplinar, um medico que faça modulação hormonal ou que pelo menos veja como estão suas taxas, Afinal se bioquimicamente não estiver bem , não terá vontade de aplicar as técnicas na sua vida.
Att. Dra. Claudia Calil

Dra. Claudia Calil Psicólogo em Vitória

8 respostas

9 OUT 2017

Seu relato sugere que você se beneficiaria muito de um acompanhamento psicológico. Com relação a mudança da qualidade dos pensamentos, a linha psicoterapeutica nomeada de Terapia cognitivo comportamental - TCC pode ser a mais indicada. Busque um profissional.

Lais Araújo Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

9 OUT 2017

Olá Bia!
Pelo seu pequeno relato, os pensamentos inquietos e pessimistas que possui podem estar vinculados com questões de baixa autoestima e/ou de ansiedade.
É importante que inicie a psicoterapia para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional sinta-se mais segura em suas decisões e rotina, favorecendo seu bem estar, rotina e sucesso.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 OUT 2017

bia um cursinho seria muito positivo e motivador para vc ok? no entanto sugiro tb uma ajuda psicologica com um bom psicologo, ok? precisa melhorar sua autoestima....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

8 OUT 2017

Olá, Bia.
Para muita gente é difícil estudar sozinha, já pensou em fazer um cursinho? Ou um professor particular? Isso pode te ajudar a focar no estudo.
Quanto a sua crença de que não vai conseguir, se continuar pensando assim, vai ser bem difícil conseguir mesmo.
Procurar um psicólogo será bem interessante, para você ter autoconhecimento e assim melhorar a sua auto-estima.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

8 OUT 2017

Bia, tdo ok. Você menina é muito nova para sentir assim, lembra que podemos fazer o que queremos basta ter forças de vontade, o tempo a gente da um jeito. Sempre qdo estiver sentindo para baixo, se olhe no espelho e diz: Eu quero. Eu posso. Eu consigo. Sou capaz. e se precisar de alguém para bater um papo estou aq. psicologa maria jose p. Silotti

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

8 OUT 2017

Olá Bibi!
Dá para notar claramente a sua baixa autoestima...
Seria positivo você rever toda essa falta de estímulo com a ajuda de um profissional para então poder trilhar em caminhos que te levem a um conhecimento de si mesma.
Abraços.
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro