Incapacidade de chorar é um problema?

Feita por >Marcos · 14 fev 2017 Psicologia clínica

Sou uma pessoa antipática a qualquer coisa, de alegrias a tragédias, sinto uma dificuldade de expressar o que eu sinto e só sou capaz de chorar quando estou a beira de um ataque de nervos de tanto stress acumulado (acontece quando tenho uma discussão com minha mãe e irmã). Gostaria de ser uma pessoa mais sensível, dizem que chorar faz bem, manda o stress embora, não sei se isso é verdade, mas eu só choro depois de acumular várias situações de stress (o que acontece raramente) e chorar é tipo um descarrego de tudo isso que vem sendo acumulado há meses. Além disso eu sinto uma tristeza por dentro, como se fosse uma coisa não espremida, que tivesse apodrecendo dentro de mim, e minha cabeça acha que chorar me faria bem nesses dias, quando esse sentimento toma conta de mim... enfim, a incapacidade de chorar em momentos que não sejam apenas de stress é um problema que pode ser resolvido? Espero que me entendam. Abraço.

A melhor resposta 15 FEV 2017

Olá Marcos,

A questão não seria do ato de chorar em si, mas de poder expressar mais livremente o que se sente. O Choro vem em situações de tristeza, mais comumente, mas poder expressar outras emoções apropriadamente importante igualmente para não "acumular o estresse", como você colocou.
É possível sim trabalhar maneiras para melhorar a expressão corporal através de estar mais consciente do que você está sentindo.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

21 FEV 2017

Marcos na verdade vc tem q avaliar o que te bloqueia tanto por qual razão é tão difícil acessar teus sentimentos pois se vc não descobrir esse bloqueio sofrerá muito e vai ficar cada vez mais acumulado como colocas em tua mensagem!!! Boa sorte

Andréa Moog Klein Psicólogo em Novo Hamburgo

27 respostas

21 FEV 2017

Boa Noite! Sugiro uma avaliação psicológica, pois durante a psicoterapia vais ter um feedback positivo! Fico à disposição.

Psicóloga Rosinês Andrade Psicólogo em Porto Alegre

5 respostas

16 FEV 2017

Olá Marcos,
vc expressou muito bem o que sente. quando diz que a tristeza é algo interno "não espremida" e que só com o choro pode tirar este suco venenoso de vc.Chorar é a gota d´água. é o alívio imediato pra quem guarda tanta coisa amarga. Mas vc pode encontrar outros métodos que não precise acumular tantos pontos sem choro.
se vc escreve uma dúvida num site de psicólogos e fala tão claramente de seu incômodo, parece que já tem o caminho do que fazer, não?!?
Há algum analista bom perto de vc? um que aguente sua antipatia, como vc diz? e esteja disposto a extrair de vc tudo o que te faz mal?
Boa busca pra vc!!!!
abraço.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

16 FEV 2017

Olá Marcos!
O choro pode ser sim um recurso de alívio e é um processo natural de nosso organismo, mas independente de chorar ou não, o mais importante é que você consiga entrar em contato com suas emoções sem deixá-las acumuladas dentro de você.
A psicoterapia poderá te proporcionar um espaço para que você alivie tudo que fica se acumulando com o estresse de meses, como também, faça você entrar em contato com seus sentimentos e emoções evitando assim o mal estar contínuo e descarga intensa de emoções quando ocorrem estas brigas.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 FEV 2017

Oi Marcos,
É importante que você entenda que não é o ato de chorar em si que importa, e sim a questão de sentir ou não.
Sugiro que busque um profissional para que o mesmo possa te ajuda em seu processo de autoconhecimento, de identificar quais pensamentos estão por trás dessas situações específicas, dentre outras coisas.
Estou à disposição.
Kelly.

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

15 FEV 2017

Ola Marcos, percebo pela sua narrativa que é preciso entender as causas ou fatores que estão por trás destes sintomas de alteração de humor, baixo autoestima, falta de tolerância e empatia com as pessoas, falta de motivação, angústia e desequilíbrio emocional relatado por você que está ocasionando uma demanda de sofrimento psicológico? Tudo isso poderá ser trabalhado em um acompanhamento psicológico em sua cidade.
A Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 FEV 2017

Marcos,
Com certeza a questão não é chorar ou não, e sim, através de um processo psicoterapêutico, avaliar quais as razões que desequilibram o seu emocional, de forma tal que compromete as suas expressões mais naturais, trazendo consequências em seus aspectos fisiológicos e neurológicos, portanto desequilibrando-o.
Sugiro que procure um(a) Psicólogo(a) e que este(a) solicite os exames psicométricos, que irão auxiliar de forma significativa e assertiva nas intervenções necessárias para o estabelecimento ou restabelecimento do seu equilíbrio emocional, ou seja, das suas expressões primárias.
Abcs.

Jose Carlos Fonseca Imperial
Psicólogo.

Clínica de Psicologia Sermais Psicólogo em Itabuna